ACNE

A acne, ou "acne vulgaris", é uma condição cutânea caraterística da pele oleosa, que faz com que as glândulas sebáceas produzam sebo em excesso. Em consequência, os poros ficam obstruídos com células mortas e sebo. Por vezes, o processo para aqui, resultando no aparecimento de pontos negros e brancos. Nesse caso, é conhecida como "acne retencional" Em casos mais severos, as bactérias multiplicam-se e causam inflamação na pele, resultando em borbulhas superficiais, chamadas pústulas, ou em lesões mais profundas e dolorosas, designadas por nódulos e quistos. Nestes casos, trata-se da "acne inflamatória".

AS SUAS PERGUNTAS
AS NOSSAS RESPOSTAS

1 quote-marks

O que provoca a acne?

Na acne, um desequilíbrio das hormonas androgénios faz com que as glândulas sebáceas produzam muita quantidade de sebo. Essas hormonas levam ainda ao aumento da produção de obstrução dos poros das células cutâneas. Os poros ficam então obstruídos com uma mistura de células e sebo, tornando-se no local de proliferação para as bactérias que causam a acne. Tal resulta em diversos tipos de borbulhas, desde pontos vermelhos a pústulas ou quistos profundos e dolorosos.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Os contracetivos ajudam a combater a acne?

A acne é essencialmente causada por hormonas. Nas mulheres, a acne pode ser tratada com contracetivos orais (pílula), que reequilibram as hormonas e ainda ajudam a manter uma pele "limpa". Consulte o seu médico para saber se este tipo de tratamento se adequa a si, pois não é indicado para todas as pessoas.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como posso eliminar as cicatrizes da acne?

As cicatrizes depois da acne são muito difíceis de tratar. Alguns tratamentos em consultório podem ajudar, tais como a microdermabrasão, os peelings químicos, o laser e o microneedling. Nas pessoas com imperfeições, deve evitar-se a formação de cicatrizes pós acne com medicamentos adequados, tais como antibióticos ou isotretinoína. Não se esqueça de pedir ao seu farmacêutico um cuidado de pele diário profissional, como a gama EFFACLAR.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como posso livrar-me da acne?

A acne ligeira pode ser controlada com as soluções dermocosméticas certas. Limpe delicadamente a pele duas vezes por dia com água micelar ou gel de limpeza em espuma. De seguida, aplique um cuidado diário com ingredientes ativos. Se não for suficiente, consulte o seu dermatologista e considere tratamentos médicos indicados

 

Saiba mais

Gostou desta resposta?

VERDADEIRO
OU FALSO

O CHOCOLATE FAZ MAL
À PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Não existem provas conclusivas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne. No entanto, todas as pessoas são diferentes, e poderão existir casos em que, de facto, contribua para causar erupções cutâneas. O chocolate negro está repleto de anti-oxidantes benéficos para a pele!
Saiba mais

OS ALIMENTOS GORDUROSOS
SÃO SINÓNIMO DE PELE OLEOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Um mito comum da acne é que a gordura no seu prato se traduz em mais óleo nos poros, mas não existe uma ligação direta entre os dois. No entanto, uma direta rica em gordura saturada pode promover a micro-inflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele. Em suma, o consumo de bacon e de batatas fritas não causa a acne, mas a sua moderação é aconselhada para a saúde em geral.
Saiba mais

O AÇÚCAR PODE
AGRAVAR A ACNE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes concluíram que os alimentos de elevado índice glicémico, aqueles que fazem com que existam picos de açúcar no sangue, podem agravar a acne. Sabemos que falar é fácil mas, para manter a sua pele saudável, é importante que evite os doces, os refrigerantes e os produtos feitos à base de farinha branca, optando antes por alimentos ricos em fibra como os cereais integrais e as leguminosas.
Saiba mais

ESPREMER AS BORBULHAS
NÃO É A SOLUÇÃO.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Mesmo que lhe pareça boa ideia, apertar uma borbulha na realidade dificulta a vida da sua pele com tendência acneica, uma vez que pode danificar o folículo do pelo e aumentar a inflamação. Pode até causar uma nova infeção através das unhas. Por isso, espremer borbulhas é um hábito prejudicial que deve ser evitado!
Saiba mais

CAUSAS
DA ACNE

A causa principal da acne é hormonal: Os órgãos genitais produzem hormonas - androgénicas - que enviam as glândulas sebáceas para a eliminação de óleo, produzindo grandes quantidades de sebo obstruído. No entanto, existem vários outros fatores que contribuem para a acne, entre os quais se incluem os raios UV, a poluição, a alimentação e o stress. Sendo a acne uma condição essencialmente dominada pelas hormonas, é mais comum nos adolescentes durante a puberdade. No entanto, também afeta um número crescente de adultos, nomeadamente as mulheres durante o ciclo menstrual.

COMO CUIDAR
DE UMA PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA?

As imperfeições podem ser geridas com medicamentos prescritos através de receita médica. Quando as imperfeições são menos severas, a utilização de produtos dermocosméticos especializados sem receita ou uma combinação dos dois pode ser uma boa ajuda. Se as imperfeições da pele afetam a sua auto-estima, é importante tomar medidas em vez de sofrer em silêncio. Com o aconselhamento médico e uma rotina de cuidados adequada, a sua pele pode progressivamente ficar sem marcas e com um aspeto bonito e fresco duradouro.

Nesta secção, irá aprender acerca das causas e sintomas da pele oleosa e com tendência acneica e sobre como pode cuidar dela com as recomendações certas dos produtos de referência. Deslize para descobrir artigos sobre a pele com tendência acneica nos adolescentes e adultos, para além das nossas dicas profissionais sobre como disfarçá-la com maquilhagem para as imperfeições.

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment formula protection product head

CONSERVAÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais

A tolerância dos nossos produtos é testada na pele mais sensível:

reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou enfraquecida por tratamentos oncológicos.

ESTIMADOS
LEITORES

As informações aqui apresentadas destinam-se unicamente a fins educativos gerais e não devem, em circunstância alguma, substituir o aconselhamento profissional. Deverá sempre dirigir-se a um profissional de saúde qualificado, caso tenha qualquer questão médica.