O QUE FAZER PARA ELIMINAR AS
CICATRIZES DA ACNE E AS MARCAS VERMELHAS OU CASTANHAS

Article Read Duration 5 min. de leitura

Embora a acne possa deixar cicatrizes inestéticas e marcas vermelhas ou castanhas que podem impactar negativamente a sua auto-estima, há muita coisa que pode fazer para prevenir e as conseguir diminuir:

• Não toque ou esprema borbulhas
• Dispense o sabão e os esfoliantes e opte por águas micelares suaves ou produtos compostos por espuma
• Opte por um produto de cuidado diário indicado para o seu tipo de pele, recomendado por dermatologistas, como a gama EFFACLAR
• Utilize um cuidado hidratante não comedogénico sem óleo e com FPS
• Evite peelings caseiros altamente concentrados em AHA, que podem causar irritações cutâneas
• Consulte um dermatologista, caso pondere fazer um peeling, microdermabrasão ou outros tratamentos em consultório

MARCAS E CICATRIZES PÓS-ACNE:
O QUE SÃO?

A inflamação causada por borbulhas pode deixar marcas vermelhas ou castanhas persistentes na pele

Marcas vermelhas

As borbulhas da acne são um foco de inflamação que pode deixar cicatrizes e marcas escuras. A pele reage aumentando o fluxo sanguíneo na área, transportando glóbulos brancos "guerreiros" para lutar contra imperfeições e reparar danos. Infelizmente, esta reação pode persistir mesmo depois das imperfeições desaparecerem, deixando uma marca vermelha.


Marcas castanhas

Quando o corpo luta contra uma imperfeição, a inflamação pode levar à produção de melanina na pele criando, deste modo, uma marca castanha persistente. Essa marca pode durar meses depois do desaparecimento da borbulha, sendo mais comum em pele mais escura, embora também possa afetar a mais clara. Os médicos designam este processo por hiperpigmentação pós-inflamatória ou HPI.


Cicatrizes da acne

As cicatrizes de borbulhas ocorrem no local de uma imperfeição profunda que tenha inflamado de tal forma que as enzimas terão destruído os elementos constituintes da pele nessa zona, de que são exemplo o colagénio e a elastina. A pele produz tecido cicatricial para reparar o dano. O resultado é um aspeto irregular não muito bonito: Pode designá-lo por erupção, mas os dermatologistas designam-no por cicatrização atrófica.

TRATAMENTOS PARA AS CICATRIZES DA ACNE
E MARCAS VERMELHAS OU CASTANHAS

Produtos e tratamentos que irão ajudar a remover marcas inestéticas

Quando se trata de cicatrizes da acne, a a prevenção é melhor (e mais barata!) do que a cura já que os tratamentos em consultórios, conforme explicamos abaixo, têm um custo significativo.

No entanto, se tiver de tratar cicatrizes da acne, marcas vermelhas e pontos castanhos escuros, eis o nosso guia de especialista para se ver livre das cicatrizes da acne na zona do rosto ou das costas.


Peelings em consultórios, tais como peelings TCA

Uma solução popular para amenizar cicatrizes da acne consiste num peeling à base de TCA (ácido tricloroacético). Qualquer peeling acima de 10% é considerado de grau médico, o que significa que pode pode ser mais profundo do que a epiderme (camada exterior da pele). Um peeling TCA visa potenciar o crescimento de novo colagénio, um tipo de proteína que ajuda a reparar os danos da pele e a melhorar o seu aspeto. Esses peelings estimulam a renovação celular, deixando a pele mais limpa e radiante. E a boa notícia é que ainda podem ser benéficos para cicatrizes ligeiras da acne– embora haja algum tempo de inatividade após o procedimento, enquanto a pele está a recuperar. Existem diversos tipos de peeling disponíveis. Aconselhe-se junto do seu dermatologista. Para cicatrizes mais significativas, descubra mais informações abaixo sobre tratamentos mais invasivos, como o fotorejuvenescimento.


Tratamentos a laser

O seu dermatologista poderá explicar-lhe os tratamentos a laser com mais detalhe, mas podemos avançar que podem ser eficazes nas cicatrizes da acne e marcas vermelhas ou castanhas. Os tratamentos a laser podem ser “ablativos” ou “não ablativos.” Os primeiros consistem em vaporizar a pele sobre e em torno da cicatriz para deixar uma nova área de pele suave. Já os segundos estimulam a produção de colagénio. No entanto, os tratamentos a laser não irão funcionar em todos os tipos de pele. As "cicatrizes de picador de gelo", uma categoria específica de cicatrizes assim conhecidas, são muito mais difíceis de tratar, dado serem geralmente mais profundas do que grandes. Independentemente do tipo de cicatriz, um médico deverá falar exaustivamente das suas expetativas consigo, e certificar-se de que está a par do resultado possível.

 

Outros tratamentos em clínicas


Outras abordagens para tratar cicatrizes da acne incluem a microdermabrasão, que recorre a pequenos cristais para serem usados num "jato" sob a camada superior da pele. Requer um certo tempo de recuperação mas, à medida que a sua pele cicatriza, o aspeto das cicatrizes também deverá melhorar. Todavia, é necessário tomar precauções com os tipos de pele mais escura e sensível.

 

Peelings caseiros: cuidado


Existem atualmente inúmeros produtos de peeling diferentes no mercado. Embora toda esta propaganda seja tentadora, recomendamos-lhe evitar peelings muito intensos, tais como os concentrados em alfa-hidroxiácido (AHA), uma que vez que podem causar irritações e até agravar as marcas vermelhas e castanhas. Pelo contrário, os peelings “micro-esfoliantes” (descamação) que contêm um ácido suave, como o LHA, irão melhorar a textura da pele, estimular a produção de colagénio e ajudar a atenuar as cicatrizes da acne. Experimente EFFACLAR como loção para uma alternativa mais suave.

O SEGREDO É A PREVENÇÃO

PARA EVITAR CICATRIZES DA ACNE E PONTOS NEGROS

Seguir o regime certo de cuidados para a pele e utilizar cremes e produtos adequados pode fazer uma grande diferença

 

Logo desde o início, é possível levar a cabo várias ações de prevenção de cicatrizes da acne, bem como da formação de pontos negros. E sobretudo: não mexa, não rebente ou esprema! Estas ações só irão agravar a inflamação e espalhar a infeção. Além disso, ainda que seja tentador arrancar essas borbulhas, a realidade é que os cuidados de limpeza fortes ou abrasivos são mais propícios ao aumento da inflamação responsável pelas cicatrizes e marcas vermelhas ou castanhas.

Finalmente, lembre-se de que o sol é um inimigo no que se refere às marcas. Estimula a produção de melanina, responsável pelas marcas castanhas, e pode fazer com que as marcas vermelhas tenham um aspeto ainda mais irritado. Certifique-se de incluir um FPS na sua rotina de cuidados para a acne com um produto como EFFACLAR Duo(+) SPF30. Veja abaixo uma rotina completa para prevenir marcas e cicatrizes da acne.

No que se refere a cuidados diários, certifique-se de seguir um regime eficaz de luta contra a acne e utilizar produtos específicos para tratar pontos negros e borbulhas. La Roche-Posay desenvolveu a gama de produtos EFFACLAR especificamente para cuidar da pele com tendência acneica.

  • Limpe delicadamente a pele duas vezes por dia com a Água Micelar EFFACLAR ou o Gel de Limpeza em Espuma EFFACLAR.
  • Faça uma microesfoliação da pele (eliminar as células mortas) com a Loção Adstringente EFFACLAR com LHA para um efeito mini peeling diário.
  • Não poupe no hidratante - mas aplique um produto livre de óleos. A hidratação é essencial para uma cicatrização ótima. EFFACLAR Duo (+) hidrata a pele, prevenindo e tratando simultaneamente as marcas castanhas e vermelhas da acne.
  • A radiação UV agrava o aspeto das cicatrizes e marcas escuras, por isso, não se esqueça do FPS. Os poros não ficarão obstruídos se escolher um protetor solar matificante e não comedogénico como EFFACLAR Duo (+) SPF 30. Não se esqueça de o aplicar diariamente.

Como sempre, não hesite em consultar um dermatologista se procura um conselho profissional sobre como resolver qualquer problema relacionado com a acne.

VERDADEIRO
OU FALSO

OS ALIMENTOS GORDUROSOS
SÃO SINÓNIMO DE PELE OLEOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Um mito comum da acne é que a gordura no seu prato se traduz em mais óleo nos poros, mas não existe uma ligação direta entre os dois. No entanto, uma direta rica em gordura saturada pode promover a micro-inflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele. Em suma, o consumo de bacon e batatas fritas não causa a acne, mas a sua moderação é aconselhada para a saúde em geral.
Saiba mais

O CHOCOLATE FAZ MAL
À PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Não existem provas concretas de que o chocolate tem qualquer efeito sobre a acne, se todas as pessoas são diferentes, também a acne pode causar erupções cutâneas em apenas algumas pessoas. O chocolate negro está repleto de anti-oxidantes benéficos para a pele!
Saiba mais

ESPREMER BORBULHAS
DE POUCO SERVE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora pareça uma solução rápida, espremer uma borbulha só irá agravar a condição da pele com tendência acneica, sendo capaz de danificar o folículo capilar infetado e aumentar a inflamação. Pode até criar uma nova infeção através das unhas. Por isso, espremer as borbulhas é um hábito prejudicial que deve ser evitado a todo o custo!
Saiba mais

O AÇÚCAR PODE
AGRAVAR A ACNE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes mostraram que os alimentos com elevado índice glicémico – os que provocam o aumento do açúcar no sangue – podem agravar a acne.  Sabemos que é mais fácil dizer do que fazer, mas, para manter uma pele bonita, evite doces, bebidas açucaradas e alimentos à base de farinha branca e, em vez disso, mantenha-se fiel aos alimentos ricos em fibras, como cereais integrais e leguminosas.
Saiba mais

TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA ISSO

EFFACLAR é uma gama completa de soluções anti-imperfeições para todas as etapas do seu ciclo de vida na pele, garantindo, em simultâneo, uma tolerância perfeita.

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM IDEAL

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou fragilizada por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment formula protection product head

CONSERVAÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.

SAIBA MAIS SOBRE
O QUE É A ACNE