ACNE HORMONAL:
AS CAUSAS DAS ERUPÇÕES DE ACNE E COMO TRATAR
A acne é uma condição de origem hormonal que ocorre em alturas específicas da vida:
• A produção de testosterona aumenta durante a puberdade em ambos os sexos• Isto dá origem a um desequilíbrio hormonal que desencadeia uma produção sebácea aumentada na pele, provocando o entupimento dos poros, um crescimento bacteriano excessivo e, em última análise, a acne
• De igual forma, as mulheres sofrem flutuações nos níveis hormonais:
○ Na altura da menstruação
○ Quando interrompem a utilização da pílula anticoncecional
○ Durante a gravidez
○ Na altura da peri-menopausa e menopausa
A acne hormonal pode ser gerida mediante tratamentos tópicos direcionados. No caso das mulheres, uma das opções é tratar diretamente a acne hormonal através da toma oral da pílula contracetiva (PCO), estabilizando desta forma as hormonas tendo como resultado uma pele limpa.
AS HORMONAS DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL
NO SURGIMENTO DA ACNE
O óleo na superfície da sua pele é conhecido como sebo. A produção sebácea é controlada por hormonas designadas de androgénios, tais como a testosterona (sim, as mulheres também a têm!) e hormonas associadas. Quando estas hormonas estão presentes em maior grau que outras hormonas no seu corpo, tais como o estrogénio e a progesterona, a pele produz mais sebo.
Os poros ficam obstruídos com o excesso de sebo e células mortas, oferecendo o ambiente ideal para a proliferação de um tipo de bactérias que vivem na nossa pele: P. acnes. Isto desencadeia uma resposta imunitária na pele que envolve a inflamação e aqueles pontos vermelhos que já conhece demasiado bem.
Saiba mais sobre peles oleosas e a acne.
Os desequilíbrios hormonais ocorrem em várias fases da vida:
Acne durante a adolescência
A acne é mais comum nos adolescentes. Durante a puberdade, os níveis de testosterona aumentam tanto nos rapazes como nas raparigas. Nos rapazes, a sua função é o desenvolvimento de características masculinas como o pelo corporal e o pelo facial, bem como a massa muscular e óssea. As raparigas possuem níveis de testosterona muito inferiores, que irão estimular o crescimento dos pelos púbicos e axilares. Potencia também o aumento da sua massa muscular e óssea. No entanto, a testosterona estimula também a produção de sebo nos folículos.
A propensão para a acne é maior nos dias que antecedem a menstruação
Para muitas mulheres, as erupções de acne antes e durante a menstruação são habituais. Um estudo conclui: "É provável que, as flutuações mensais das hormonas ao longo do ciclo menstrual desempenhem um papel essencial nas crises de acne. Até 85 por cento das mulheres adultas afirmam que as crises de acne agravam-se nos dias anteriores à menstruação." 1
Assim, se a sua pele tiver maior propensão para a acne antes da menstruação, certamente não é a única: 85% das mulheres adultas ganham borbulhas antes do início da menstruação.
Porque motivo aparecem erupções cutâneas imediatamente antes da menstruação?
Na semana que antecede o período, a pele produz mais sebo que o normal. Isto deve-se ao facto de que as hormonas sofrem flutuações ao longo do ciclo menstrual.
- Durante a primeira parte do seu ciclo menstrual, o estrogénio é a hormona dominante.
- A meio do ciclo, os níveis de estrogénio começam a diminuir e os de progesterona a dominar.
- Os níveis de testosterona permanecem bastante constantes ao longo do ciclo; como tal, quando o estrogénio diminui, a ação da testosterona é relativamente mais forte. Recordamos que é a testosterona que regula a produção do sebo.
- Níveis mais altos de progesterona podem causar um ligeiro inchaço da pele, fazendo com que os poros fechem. Este efeito de retração aliado à quantidade extra de sebo produzida por níveis de testosterona relativamente superiores pode fazer com que as células epidérmicas mortas fiquem aprisionadas no interior dos folículos do pelo.
- Por fim, na semana anterior à menstruação, os níveis de progesterona também diminuem, permitindo que os poros se abram e as bactérias se infiltrem, criando o ambiente perfeito para as borbulhas típicas da menstruação.
A gravidez pode desencadear erupções cutâneas
A gravidez é outro período de grandes flutuações hormonais. No primeiro trimestre, a acne pode tornar-se mais visível. No entanto, a pele costuma ir ficando mais limpa à medida que a gravidez avança. Isto pode estar relacionado com a alteração nos níveis de estrogénio e progesterona durante a gravidez.
A menopausa é outra altura com risco acrescido de acne
Na peri-menopausa e na menopausa, os níveis de estrogénio no corpo começam a diminuir. Investigadores constataram que as mulheres que sofrem de acne na altura da menopausa com frequência têm níveis normais de androgénios, mas níveis diminuídos de estrogénio. Estas alterações nas relações entre as diferentes hormonas podem fazer com que haja estimulação da produção sebácea, desencadeando as erupções cutâneas.
1Emerging Issues in Adult Female Acne (Zeichner et al., 2017)
TRATAMENTOS PARA A
ACNE HORMONAL
A pílula contracetiva oral é uma forma eficaz de controlar as erupções cutâneas
Regra geral, a maior parte dos casos de acne é desencadeado por hormonas. Embora possa tomar medidas no sentido de minimizar desequilíbrios hormonais desnecessários – tais como hábitos alimentares saudáveis ou técnicas de redução do stress – não é possível evitar totalmente momentos mais críticos como a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa.
O hábito diário de limpeza e cuidados com a pele propensa à acne com produtos eficazes, em conjunto com a utilização dos produtos de maquilhagem apropriados [ligação para o ART-SENS023 Maquilhagem para peles sensíveis], certamente desempenharão um papel fundamental na prevenção da acne. Existem ainda muitos produtos de cuidados da pele tópicos que podem ser muito úteis.
Não obstante, se a sua acne for persistente, em particular nos dias que antecedem a menstruação, poderá ser altura de procurar re-equilibrar as hormonas com recurso à medicação.
A medicação que combate o efeito dos androgénios na pele é conhecida como terapêutica de privação dos androgénios. Um tipo de hormonoterapia que efetivamente funciona no controlo da acne é nada mais que “a pílula.” Os contracetivos orais combinados contêm estrogénio e progesterona e têm uma ação antagonista dos androgénios no corpo. Além das suas funções contracetivas, a pílula funciona também na diminuição da produção de sebo, reduzindo desta forma os poros obstruídos e a acne.
Nem todas as mulheres podem, ou querem, tomar a pílula. Existem fatores de risco que constituem contraindicações para a utilização da pílula: historial de coágulos sanguíneos, tensão arterial alta, excesso de peso considerável ou ser fumadora. Felizmente existem muitos outros tratamentos disponíveis e o seu médico de família poderá aconselhá-la devidamente acerca das várias possibilidades. Se, pelo contrário, a pílula se adequar a si, é uma opção válida não só como método contracetivo como também para o controlo das erupções cutâneas.