Causas da Acne hormonal e como tratar

Article Read Duration 4 min. de leitura

A acne é uma condição de origem hormonal que ocorre em alturas específicas da vida:

● A produção de testosterona aumenta durante a puberdade, em ambos os sexos.

● Isto dá origem a um desequilíbrio hormonal que desencadeia um aumento da produção sebácea na pele, provocando o entupimento dos poros, um crescimento bacteriano excessivo e, em última análise, a acne.

● De igual forma, as mulheres sofrem flutuações nos níveis hormonais:

○ Durante o período menstrual;

○ Na altura da interrupção da utilização da pílula anticoncecional;

○ Durante a gravidez;

○ Durante a peri-menopausa e menopausa.

A acne hormonal pode ser gerida mediante tratamentos tópicos direcionados para o efeito. No caso das mulheres, uma das opções é tratar diretamente a acne hormonal através da ingestão oral da pílula contracetiva (PCO), estabilizando desta forma as hormonas e resultando numa pele limpa.

As hormonas desempenham um papel fundamental no aparecimento da acne

O óleo na superfície da pele é conhecido como sebo. A produção sebácea é controlada por hormonas designadas androgénios, tais como a testosterona (sim, as mulheres também a têm!) e outras hormonas associadas. Quando estas hormonas estão presentes em maior grau que outras no teu corpo, tais como o estrogénio e a progesterona, a pele produz mais sebo.

Os poros ficam obstruídos com o excesso de sebo e células mortas, oferecendo o ambiente ideal para a proliferação de um tipo de bactérias que vivem na nossa pele: P. acnes. Isto desencadeia uma resposta imunitária na pele que envolve a inflamação e os famosos pontos vermelhos, que já deves conhecer demasiado bem.

Sabe mais sobre peles oleosas e acne.

Os desequilíbrios hormonais ocorrem em várias fases da vida:

ACNE DURANTE A ADOLESCÊNCIA

A acne é mais comum nos adolescentes. Os níveis de testosterona aumentam durante a puberdade, tanto nos rapazes como nas raparigas. Nos rapazes, a sua função é o desenvolvimento de características masculinas como o pelo corporal e o pelo facial, bem como a massa muscular e óssea. As raparigas possuem níveis de testosterona muito inferiores, que irão estimular o crescimento dos pelos púbicos e axilares. Potencia também o aumento da sua massa muscular e óssea. No entanto, a testosterona estimula também a produção de sebo nos folículos.

ROTINA FACIAL PARA ADOLESCENTES COM ACNE HORMONAL

Uma rotina facial para pele oleosa com tendência acneica cuidadosamente planeada pode fazer toda a diferença para quem lida com acne hormonal, nomeadamente na fase da adolescência. Uma rotina de cuidado para a pele é muitas vezes negligenciada, apesar de poder ser algo tão simples:

1. Começar com uma limpeza suave, utilizando um sabonete facial não comedogénico, é crucial. Desta forma, estás a contribuir para a limpeza profunda dos poros, removendo o excesso de oleosidade sem secar a pele.

2. Após a limpeza, é importante aplicar um tónico suave, que contenha ingredientes como o ácido salicílico, conhecido por desobstruir os poros e reduzir a inflamação.

3. De seguida, um creme hidratante não comedogénico é essencial para manter a pele bem hidratada sem aumentar a produção de sebo. O EFFACLAR DUO+M é um cuidado corretivo que, para além das suas propriedades de hidratação 24h, tem uma ação tripla anti-imperfeições para pele oleosa e com tendência acneica. Clinicamente comprovado em todos os fotótipos, garante resultados visíveis após 8 horas. A sua fórmula corrige pontos negros, manchas e marcas pós acne.

É importante salientar que o tratamento da acne hormonal requer muitas das vezes uma abordagem profissional. Dependendo da gravidade das lesões, existem diversas opções que o teu médico/dermatologista te poderá aconselhar. Acne hormonal pode ser um desafio, mas também é tratável.

A PROPENSÃO PARA A ACNE É MAIOR NOS DIAS QUE ANTECEDEM A MENSTRUAÇÃO

Para muitas mulheres, as erupções de acne antes e durante a menstruação são habituais. Um estudo conclui: "É provável que as flutuações mensais das hormonas ao longo do ciclo menstrual desempenhem um papel essencial nas crises de acne. Até 85 por cento das mulheres adultas afirmam que as crises de acne se agravam nos dias anteriores à menstruação." 1

Assim, se a tua pele tiver uma maior propensão para a acne dias antes da menstruação, certamente não és a única: a 85% das mulheres adultas surgem borbulhas antes do início da menstruação, conhecida como acne hormonal.

POR QUE MOTIVO APARECEM ERUPÇÕES CUTÂNEAS IMEDIATAMENTE ANTES DA MENSTRUAÇÃO?

Na semana que antecede a mestruação, a pele produz mais sebo que o normal. Isto deve-se ao facto de que as hormonas sofrem flutuações ao longo do ciclo menstrual.

1. Durante a primeira parte do seu ciclo menstrual, o estrogénio é a hormona dominante.

2. A meio do ciclo, os níveis de estrogénio começam a diminuir e os de progesterona a predominar.

3. Os níveis de testosterona permanecem bastante constantes ao longo do ciclo; como tal, quando o estrogénio diminui, a ação da testosterona é relativamente mais forte. Recordamos que é a testosterona que regula a produção do sebo.

4. Níveis mais altos de progesterona podem causar um ligeiro inchaço da pele, fazendo com que os poros fechem. Este efeito de retração aliado à quantidade extra de sebo produzida por níveis de testosterona relativamente superiores pode fazer com que as células epidérmicas mortas fiquem aprisionadas no interior dos folículos do pelo.

5. Por fim, na semana anterior à menstruação, os níveis de progesterona também diminuem, permitindo que os poros se abram e que as bactérias se infiltrem, criando o ambiente perfeito para as borbulhas típicas da menstruação, resultando em acne hormonal.

A GRAVIDEZ PODE DESENCADEAR ERUPÇÕES CUTÂNEAS

A gravidez é outro período de grandes flutuações hormonais. No primeiro trimestre, a acne pode tornar-se mais visível. No entanto, a pele costuma tornar-se mais limpa à medida que a gravidez avança. Isto pode estar relacionado com a alteração nos níveis de estrogénio e progesterona durante a gravidez.

A MENOPAUSA É OUTRA ALTURA COM RISCO ACRESCIDO DE ACNE HORMONAL

Na peri-menopausa e na menopausa, os níveis de estrogénio no corpo começam a diminuir. Alguns investigadores constataram que as mulheres que sofrem de acne hormonal na altura da menopausa têm geralmente níveis normais de androgénios, mas níveis diminuídos de estrogénio. Estas alterações nas relações entre as diferentes hormonas podem fazer com que haja estimulação da produção sebácea, desencadeando erupções cutâneas.

1Emerging Issues in Adult Female Acne (Zeichner et al., 2017)

COMO TRATAR A ACNE HORMONAL

A PÍLULA CONTRACETIVA ORAL É UMA FORMA EFICAZ DE CONTROLAR AS ERUPÇÕES CUTÂNEAS

Regra geral, a maior parte dos casos de acne hormonal é desencadeado por hormonas. Embora seja possível tomar medidas no sentido de minimizar desequilíbrios hormonais desnecessários – tais como hábitos alimentares saudáveis ou técnicas de redução do stress – não é possível evitá-los totalmente nos momentos mais críticos como a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa.

O hábito diário de limpeza e cuidados com a pele propensa à acne com produtos eficazes, combinado com a utilização dos produtos de maquilhagem apropriados, certamente desempenharão um papel fundamental na prevenção da acne. Existem ainda muitos produtos de cuidados da pele tópicos que podem ser muito úteis.
Não obstante, se a tua acne for persistente, em particular nos dias que antecedem a menstruação, talvez seja altura de procurares re-equilibrar as hormonas com recurso à medicação.

A medicação que combate o efeito dos androgénios na pele é conhecida como terapêutica de privação dos androgénios. Um tipo de hormonoterapia que efetivamente funciona no controlo da acne que é nada mais que “a pílula.” Os contracetivos orais combinados contêm estrogénio e progesterona e têm uma ação antagonista dos androgénios no corpo. Além das suas funções contracetivas, a pílula funciona também na diminuição da produção de sebo, reduzindo desta forma os poros obstruídos e a acne.

Nem todas as mulheres podem, ou querem, tomar a pílula. Existem fatores de risco que constituem contraindicações para a utilização da pílula: historial de coágulos sanguíneos, tensão arterial alta, excesso de peso considerável ou tabagismo. Felizmente, existem muitos outros tratamentos disponíveis e o teu médico de família poderá aconselhar-te devidamente acerca das várias possibilidades. Se, pelo contrário, a pílula se adequar a ti, é uma opção válida não só como método contracetivo como também para o controlo das erupções cutâneas.

VERDADEIRO
OU FALSO

verdadeiro ou falso la roche posay

O CHOCOLATE FAZ MAL
À PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Não existe nenhuma prova concreta de que o chocolate tem qualquer efeito na acne, mesmo se somos todos diferentes e que a acne pode causar erupções cutâneas em certas pessoas. Na verdade, o chocolate negro contém vários antioxidantes que são benéficos para a pele!
Saiba mais
Sample

OS ALIMENTOS GORDUROSOS
SÃO SINÓNIMO DE PELE OLEOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Embora exista um mito comum sobre a acne que diz que a gordura no prato é sinónimo de mais oleosidade nos poros, não existe uma relação direta entre ambos. No entanto, uma dieta rica em gordura insaturada pode estimular a microinflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele.  Em suma, o bacon e as batatas fritas não causarão acne, mas a moderação é o melhor remédio para a saúde no geral.
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

O AÇÚCAR PODE
AGRAVAR A ACNE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes demonstraram que os alimentos com elevado índice glicémico – os que provocam o aumento do açúcar no sangue – podem agravar a acne.  Falar é fácil mas, para manter a pele feliz, evite doces, bebidas açucaradas e alimentos à base de farinha branca e, em vez disso, mantenha-se fiel aos alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais e as leguminosas.
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

ESPREMER BORBULHAS
DE POUCO SERVE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta errada

Embora pareça uma solução rápida, espremer uma borbulha só irá agravar a condição da pele com tendência acneica, uma vez que pode danificar o folículo capilar infetado e aumentar a inflamação. Pode até introduzir uma nova infeção através das unhas. Por isso, espremer borbulhas é um hábito prejudicial que deve ser evitado!
Saiba mais

TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA ISSO

EFFACLAR é uma gama completa de soluções anti-imperfeições que visa eficazmente todas as etapas do ciclo de vida das imperfeições, garantindo simultaneamente uma tolerância perfeita. 

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.

VER TODOS OS ARTIGOS
SOBRE A PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA

placeholder TUDO SOBRE A ACNE
E A PELE OLEOSA
descobrir mais
placeholder COMO LIMPAR E CUIDAR DA
PELE OLEOSA COM TENDÊNCIA ACNEICA
descobrir mais
placeholder OS FACTOS SOBRE
OS ALIMENTOS QUE CAUSAM ACNE
descobrir mais