OS FACTOS SOBRE
OS ALIMENTOS QUE CAUSAM ACNE

Article Read Duration 3 min. de leitura

A acne resulta de alterações hormonais. O consumo de chocolate, batatas fritas e cerveja pode não ser saudável, mas também não é a causa da acne. Por outro lado, o consumo de lacticínios e produtos com elevado índice glicémico (como o açúcar e a farinha refinada) têm um papel no desencadeamento de surtos de acne. Está na hora de desvendar a verdade e os mitos sobre os alimentos e a acne…

OS LACTICÍNIOS PODEM
CAUSAR ACNE?

Sim, existem provas de que o leite e o queijo podem causar surtos

Diversos estudos reportam resultados diferentes, mas existem algumas provas de que um maior consumo de lacticínios pode desencadear a acne. Os médicos não sabem exatamente porquê, mas a hipótese de trabalho é que as hormonas presentes nos lacticínios podem ser culpadas. Tente consumir menos leite, queijo, iogurtes e natas (sem levar as coisas ao extremo) e veja como a sua pele reage. E lembre-se, os batidos whey protein são como leite super concentrado! Evite-os se os surtos são para si um problema.

O CHOCOLATE DESENVOLVE
BORBULHAS?

Não, existem poucas provas de que o chocolate causa acne

Somos todos diferentes. Por isso, se achar que o chocolate provoca-lhe uma erupção, evite o consumo, se puder. No entanto, não existe nenhuma prova concreta de que o chocolate tem qualquer efeito sobre a acne. Além disso, o chocolate negro está repleto de antioxidantes benéficos para a pele!

OS DOCES E OS BOLOS PODEM
DESENCADEAR UM SURTO?

Sim, o açúcar pode agravar a acne

Estudos recentes concluíram que alimentos de elevado índice glicémico - os que fazem disparar os níveis de açúcar no sangue - podem agravar a acne. Sabemos que é mais fácil dizê-lo do que fazê-lo, mas para manter a sua pele feliz, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas com farinha refinada. Se apenas consumir alimentos com elevado teor de fibras, como cereais integrais e legumes, a sua pele irá agradecer-lhe.

BEBER ÁGUA
IRÁ ELIMINAR A MINHA ACNE?

Não, mas beber água é bom para a saúde, em geral

Uma hidratação adequada é essencial para uma boa saúde geral, não sendo a pele uma exceção. No entanto, só a ingestão frequente de água não é suficiente para manter os poros limpos ou eliminar rapidamente as suas espinhas (como se pudesse ser assim tão simples!).

OS ÓLEOS DE PEIXE SÃO BONS
PARA A MINHA TEZ?

Sim, os peixes gordos podem ajudar a manter a acne sob controlo

Os peixes gordos são ricos em ácidos gordos ómega 3 que ajudam a lutar contra inflamações nos sistemas do corpo, incluindo no nosso maior órgão, a pele. Deverá tentar consumir uma porção de salmão ou de atum várias vezes na semana para ajudar a manter a acne sob controlo. Se não gostar de peixe, as nozes também são uma excelente fonte de ómega 3.

OS SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS E MINERAIS PODEM
CURAR A ACNE?

Não, nenhum suplemento alimentar consegue lutar contra a acne

As principais causas da acne são essencialmente hormonais e não estão relacionadas com carências em vitaminas ou minerais. Contudo, uma alimentação equilibrada com muitos legumes e frutas irá ajudar a fornecer à pele os nutrientes essenciais de que precisa para cicatrizar borbulhas. Um "arco-íris no seu prato" é uma boa regra de ouro, já que os legumes e frutas coloridas estão repletas de antioxidantes naturais que ajudam a manter a inflamação da pele sob controlo.

OS ALIMENTOS GORDUROSOS
CAUSAM ACNE?

Não, mas em prol da sua saúde, não consuma pizzas e batatas fritas

Um mito comum da acne é que a gordura no seu prato se traduz em mais óleo nos poros, mas não existe uma ligação direta entre os dois. No entanto, uma direta rica em gordura saturada pode promover a micro-inflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele. Em suma, o consumo de bacon e batatas fritas não causa acne, mas a sua moderação é aconselhada para a saúde em geral.

O ÁLCOOL PODE
CAUSAR BORBULHAS?

Não, mas um consumo excessivo de álcool não é bom para a pele

Não existe nenhuma prova concreta de que o álcool tenha qualquer influência sobre a acne. Contudo, sabemos que agrava a vermelhidão facial com dilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, o álcool também desidrata. Por isso, beba sempre com moderação.

Saiba mais pele com acne ou pele oleosa.

VERDADEIRO
OU FALSO

Sample

OS ALIMENTOS GORDUROSOS
SÃO SINÓNIMO DE PELE OLEOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora exista um mito comum sobre a acne que diz que a gordura no prato é sinónimo de mais oleosidade nos poros, não existe uma relação direta entre ambos. No entanto, uma dieta rica em gordura insaturada pode estimular a microinflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele.  Em suma, o consumo de bacon e batatas fritas não causa acne, mas a sua moderação é aconselhada para a saúde em geral.
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

O CHOCOLATE FAZ MAL
À PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Não existe nenhuma prova concreta de que o chocolate tem qualquer efeito na acne, a verdade é que somos todos diferentes e a acne pode causar erupções cutâneas só em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate negro contém vários antioxidantes que são benéficos para a pele!
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

ESPREMER BORBULHAS
DE POUCO SERVE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora pareça uma solução rápida, espremer uma borbulha só irá agravar a condição da pele com tendência acneica, uma vez que pode danificar o folículo capilar infetado e aumentar a inflamação. Pode até introduzir uma nova infeção através das unhas. Por isso, espremer borbulhas é um hábito prejudicial que deve ser evitado!
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

O AÇÚCAR PODE
AGRAVAR A ACNE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes demonstraram que os alimentos com elevado índice glicémico – os que provocam o aumento do açúcar no sangue – podem agravar a acne.  Falar é fácil mas, para manter a pele feliz, evite o consumo de doces, bebidas açucaradas e alimentos à base de farinha branca e, em vez disso, mantenha-se fiel aos alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais e as leguminosas.
Saiba mais

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.