TUDO SOBRE A ACNE
E A PELE OLEOSA

Article Read Duration 5 min. de leitura

Como funciona a acne:

• As hormonas levam ao aumento da produção de sebo, tornando assim a pele oleosa.
• Essas hormonas levam ainda ao aumento da produção de obstrução dos poros das células cutâneas.
• Os poros ficam obstruídos com uma mistura de células e sebo.
• Os poros bloqueados tornam-se no local de proliferação para as bactérias da acne (P. acnes), provocando uma inflamação.
• Tal resulta em diversos tipos de borbulhas, desde espinhas vermelhas a pústulas e quistos profundos e dolorosos.
• Se a acne persistir, consulte o seu farmacêutico. Se o problema se alastrar, consulte um médico que lhe poderá prescrever antibióticos para a acne, ou até tratamentos mais fortes.

O QUE CAUSA A
ACNE?

Sempre quis saber o que causa a pele oleosa e as borbulhas? A grande maioria da acne deve-se às alterações hormonais que ocorrem na puberdade, bem como noutras alturas de alterações hormonais, como antes da menstruação ou durante a gravidez para as mulheres. No entanto, também pode aparecer com outros fatores, tais como o stress, o cansaço, produtos de cuidados de pele inadequados e certos tratamentos médicos, como os corticosteróides. A acne também é genética: se os seus pais tiveram, é provável que também venha a ter.

COMO FUNCIONA
A ACNE HORMONAL?

A acne hormonal deve-se a um desequilíbrio de um tipo de hormona designada andrógena. Essas hormonas tornam a pele muito mais oleosa. Uma certa quantidade de sebo (óleo) é benéfica para a pele, protegendo-a com uma camada impermeável. No entanto, na puberdade, as alterações hormonais levam a um excesso de secreção, tornando a pele muito mais oleosa. Essas mesmas hormonas levam a uma produção excessiva das células corneanas (células à superfície da pele) na abertura do poro, fazendo com fique obstruído. Tal é conhecido por comedão.

Saiba mais sobre os diversos tipos de borbulhas mais abaixo neste artigo.

PELE OLEOSA E A BACTÉRIA
QUE CAUSA A ACNE

Devido ao poro obstruído, ou comedão, o sebo deixa de poder fluir como o faria normalmente. Por conseguinte, nas peles oleosas, o sebo torna-se numa fonte de alimento para a bactéria que causa a acne, a P. acnes. As bactérias da acne são "anaeróbicas", ou seja, o ambiente privado de oxigénio do poro obstruído faz com que se sintam em casa. O resultado? O poro obstruído acaba por infetar. As manchas da acne, tais como pápulas levantadas (saliências vermelhas) ou pústulas (saliências vermelhas com uma ponta branca) aparecem, ou até mesmo quistos profundos em caso de acne severa.

TIPOS
DE ACNE

A acne divide-se em dois tipos básicos:
Retencional e inflamatória

A acne retencional consiste em poros obstruídos ou comedões. Estes dividem-se em dois tipos:

  • Comedões abertos, conhecidos como pontos negros, em que a mistura pegajosa das células e sebo escurece em contacto com o ar
  • Comedões fechados, em que a mistura é fechada sob a superfície, formando o que é conhecido como ponto branco. A acne inflamatória consiste em lesões vermelhas elevadas, frequentemente com um centro branco (pode designá-las por espinhas ou borbulhas).

Na acne da adolescência, diversos tipos de imperfeições ocorrem simultaneamente, estando associadas à pele oleosa.

ACNE
SEVERA

Acne nodular e cística

Na acne severa, as lesões inflamatórias formam a acne nodular ou cística (nódulos cheios de pus sob a pele). É possível que este tipo de acne deixe marcas permanentes, devendo ser tratada por um dermatologista.

ACNE
COM VERMELHIDÃO

Em resposta ao crescimento e multiplicação da bactéria P. acnes, as substâncias designadas mediadores inflamatórios ou citocinas são liberadas para a pele. Trata-se de moléculas mensageiras que levam à dilatação dos vasos sanguíneos, formando assim marcas de acne vermelhas. Se a sua acne está associada com vermelhidão generalizada, nomeadamente no nariz e bochechas, pode ter acne rosácea. Consulte um dermatologista para obter um diagnóstico conclusivo.

PONTOS NEGROS
E MARCAS NA PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA

Já alguma vez reparou que a acne pode deixar para trás pontos negros depois das imperfeições terem cicatrizado? Devido à inflamação causada pela bactéria que está na origem de imperfeições severas, se for exposta ao sol (mesmo no inverno!), a pele pode desenvolver o que designamos por hiperpigmentação pós-inflamatória. Este termo remete para marcas castanhas onde se encontravam os pontos. É por isso que é importante utilizar um cuidado para a pele específico, bem como um protetor solar se tiver pele oleosa com tendência acneica. Uma opção clinicamente comprovada é EFFACLAR Duo(+) SPF30, que combina ingredientes de eliminação da acne com um protetor solar muito leve e não oleoso.

ANTIBIÓTICOS
PARA A ACNE

Se tiver sintomas severos de acne, tais como acne nodular ou cística, ou se aparecem cada vez mais espinhas e borbulhas, o seu médico poderá prescrever antibióticos tais como a doxiciclina. Se estiver a tomar este medicamento, certifique-se de usar um SPF já que pode tornar a pele sensível ao sol.

CONSELHOS PARA PELES OLEOSAS
E PELES COM TENDÊNCIA ACNEICA

Se tiver pontos e imperfeições, pergunte ao seu farmacêutico quais são as marcas de dermocosmética especialistas para peles oleosas e com tendência acneica. Em geral, para corrigir as imperfeições, a pele tem de ser tratada com cuidado. Tente seguir estas regras essenciais diariamente e veja as suas espinhas desaparecer!

  • Limpe a pele em profundidade mas delicadamente com um produto especificamente formulado para peles oleosas, tais como a Água Micelar EFFACLAR
  • Utilize um produto de cuidado para a pele diariamente, tal como EFFACLAR Duo(+). A regularidade é a chave para o sucesso
  • Opte por maquilhagem não comodogénica, tal como a maquilhagem TOLERIANE Make-up
  • Proteja a pele do sol que, ao contrário do senso comum, é um falso amigo das imperfeições. O sol pode inicialmente fazer com que a tez pareça mais regular com o ar bronzeado, no entanto, também torna a camada superior da pele mais espessa e aumenta a produção de sebo, criando as condições perfeitas para as imperfeições. Como tal, a proteção solar é importante para controlar as peles com tendência acneica. EFFACLAR Duo(+) SPF30 é um cuidado dermocosmético desenvolvido para a acne que integra um SPF.
  • Não esprema as borbulhas uma vez que só irá agravar a inflamação, podendo deixar marcas que lhe lembrarão das imperfeições passadas

Para além destas medidas, se as suas manchas e imperfeições piorarem, o seu dermatologista ou médico poderá prescrever alguns medicamentos para tratar a sua pele com tendência acneica. Não hesite em falar com ele/ela a esse respeito.

Saiba mais sobre as causas da acne.

Conheça ainda alguns possíveis tratamentos para a acne.

VERDADEIRO
OU FALSO

O CHOCOLATE FAZ MAL
À PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Não existe nenhuma prova concreta de que o chocolate tem qualquer efeito na acne, mesmo se somos todos diferentes e que a acne pode causar erupções cutâneas em certas pessoas. Na verdade, o chocolate negro contém vários antioxidantes que são benéficos para a pele!
Saiba mais

OS ALIMENTOS GORDUROSOS
SÃO SINÓNIMO DE PELE OLEOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Embora exista um mito comum sobre a acne que diz que a gordura no prato é sinónimo de mais oleosidade nos poros, não existe uma relação direta entre ambos. No entanto, uma dieta rica em gordura insaturada pode estimular a microinflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele.  Em suma, o bacon e as batatas fritas não causarão acne, mas a moderação é o melhor remédio para a saúde no geral.
Saiba mais

O AÇÚCAR PODE
AGRAVAR A ACNE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes demonstraram que os alimentos com elevado índice glicémico – os que provocam o aumento do açúcar no sangue – podem agravar a acne.  Falar é fácil mas, para manter a pele feliz, evite doces, bebidas açucaradas e alimentos à base de farinha branca e, em vez disso, mantenha-se fiel aos alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais e as leguminosas.
Saiba mais

ESPREMER BORBULHAS
DE POUCO SERVE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora pareça uma solução rápida, espremer uma borbulha só irá agravar a condição da pele com tendência acneica, uma vez que pode danificar o folículo capilar infetado e aumentar a inflamação. Pode até introduzir uma nova infeção através das unhas. Por isso, espremer borbulhas é um hábito prejudicial que deve ser evitado!
Saiba mais

TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA ISSO

EFFACLAR é uma gama completa de soluções anti-imperfeições que visa eficazmente todas as etapas do ciclo de vida das imperfeições, garantindo simultaneamente uma tolerância perfeita. 

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS QUANTO A ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, voltamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, os nossos produtos contêm unicamente os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELES MUITO
 SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada nas peles mais sensíveis: reativas, alérgicas, propensas ao acne, atópicas, danificadas ou fragilizadas por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment formula protection product head

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos as embalagens mais protetoras associadas apenas aos conservantes necessários, para preservar a tolerância e a eficácia ao longo do tempo.