TRATAMENTOS MÉDICOS PARA A ACNE:
UM DERMATOLOGISTA PARTILHA O SEU CONHECIMENTO

Article Read Duration 4 min. de leitura

Dependendo da gravidade da acne, o seu dermatologista poderá prescrever-lhe tratamentos tais como:

 

- Retinoides tópicos (por ex., adapaleno) para a desobstrução dos poros

- Peróxido de bonzoílo tópico para eliminação das bactérias e redução da inflamação

- Antibióticos em comprimidos tais como a doxiciclina

- Isotretinoína (Accutane) em comprimidos para redução da produção sebácea

 

Todos os tratamentos médicos para a acne têm potenciais efeitos secundários. Os tratamentos tópicos podem causar irritação e descamação. Os antibióticos orais podem causar fotossensibilidade. A isotretinoína causa uma secura extrema da pele e dos lábios, bem como fotossensibilidade e inclusive sangramentos do nariz. Continue a ler para saber como gerir cada um dos efeitos secundários.

Infelizmente, nenhum tratamento da acne produz efeitos do dia para a noite. A adesão ao tratamento é a chave para o sucesso.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS DA ACNE
QUE DE FACTO FUNCIONAM?

Existem muitas “curas para a acne” à venda no mercado. Estamos aqui para o orientar.


No que toca a tratamentos para a acne, os médicos têm diversos tratamentos, dermocosméticos e medicamentos com receita médica eficazes, os quais deverão ser adaptados à gravidade da acne em questão. Continue a ler para saber quais as soluções do nosso dermatologista associado, o Dr. Philippe Beaulieu, para a acne ligeira, moderada e grave (quística)bem como os seus efeitos secundários.


Tratamentos para a acne ligeira (alguns pontos negros e borbulhas pequenas que afetam menos de 50% do rosto)

Para a acne ligeira recomenda-se soluções tópicas tais como dermocosméticos de venda livre apropriados tais como um produto à base de peróxido de benzoílo, ou um produto que contenha um retinoide como o adapaleno para ajudar a desobstruir os poros. O peróxido de benzoílo elimina a P., a bactéria responsável pelas borbulhas, reduzindo ainda a vermelhidão e exfoliando as células mortas. Os retinoides são um grupo de derivados da vitamina A com resultados excecionais para minimizar a acne. Ajudam a remover as células à superfície que obstruem os poros.


Efeitos secundários do peróxido de benzoílo e retinoides tópicos

Estes tratamentos podem deixar a pele vermelha, irritada e retraída, com escamação visível da superfície. Pode-se chegar a ter sensações de ardência.


O que fazer acerca dos efeitos secundários dos tratamentos tópicos da acne

Não entre em pânico se tiver escamação, a sua pele irá habituar-se ao tratamento. Não deixará de ser difícil. Mas poderá experimentar trocar para uma fórmula com uma concentração inferior, diluir creme hidratante isento de óleo ou espaçar mais as aplicações.


As soluções para a acne moderada a grave (poros obstruídos, borbulhas e por vezes nódulos que afetam mais do que metade do rosto)

Para os casos da acne moderada a grave combina-se os mesmos tratamentos tópicos com um antibiótico oral tal como a doxiciclina, para eliminar a bactéria que causa as erupções cutâneas. Na maior parte dos casos, isto permite curar as borbulhas.


Efeitos secundários de antibióticos orais tais como a doxiciclina

Os medicamentos orais tais como a doxiciclina tornam a pele muito sensível à luz solar. Isto significa que até mesmo uma exposição leve ao sol poderá deixá-lo com um tom de pele avermelhado e pouco saudável. Outro problema com os antibióticos é que as bactérias podem desenvolver resistência ao longo do tempo, tornando o seu tratamento menos eficaz.


O que fazer acerca dos efeitos secundários dos antibióticos orais para a acne

Certifique-se de que protege a pele adequadamente com um protetor solar alto (FPS 30-50) durante o dia. Utilize produtos como o Effaclar Duo(+) FPS30 que combina ingredientes ativos para a pele com tendência à acne com um filtro solar de elevada proteção. Qualquer que seja a sua escolha, certifique-se de que opta por um produto com fórmulas leves, isentas de óleo e não comedogénicas. O seu médico irá limitar a duração do tratamento com antibiótico para evitar que crie resistência ao mesmo.


O tratamento para a acne grave ou quística (todo o rosto é afetado, presença de quistos/nódulos)

Para a acne grave ou quística, prescreve-se um tratamento muito potente designado de isotretinoína (Accutane). Tem como alvo a produção excessiva de óleo enquanto origem do problema e é capaz de curar até mesmo a acne quística. No entanto, esta medicação é forte e pode ter efeitos secundários graves. Deve ser prescrita com a máxima prudência.


Efeitos secundários da isotretinoína (Accutane)

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades! Esta é uma solução de último recurso e os pacientes deverão realizar análises sanguíneas regulares para monitorizar a resposta do corpo ao tratamento. Os efeitos secundários incluem a secura extrema da pele e dos lábios ou das áreas nasais, dando origem a escamação, retração da pele e inclusivamente sangramentos nasais. Em acréscimo, é um medicamento que causa fotossensibilidade, o que significa que a pele torna-se mais vulnerável ao sol.


Como gerir os efeitos secundários da isotretinoína (Accutane)

Se estiver a tomar isotretinoína, deverá manter a pele hidratada com texturas ricas e nutritivas, terminando com um protetor solar com alto fator de proteção (FPS 30-50). Opte por um protetor labial forte tal como o Stick Labial NUTRITIC e um vaporizador de água termal, para suavizar a pele.

A CURA MILAGROSA PARA A ACNE?
A ADESÃO AO TRATAMENTO!

Quais são as soluções de tratamento da acne de ação mais rápida?

Muitos pacientes chegam à clínica à procura de uma cura instantânea para a acne, o que é perfeitamente compreensível. No entanto, em termos realistas, demora semanas, e não horas, a ver-se os resultados, e a consistência é a chave para uma pele livre de imperfeições. Não obstante, apenas 30-50% dos pacientes aderem ao calendário do tratamento: Começam com uma grande motivação, que se vai diluindo quando se apercebem que os resultados não são imediatamente visíveis. E assim a acne leva a melhor.

Quais as soluções tópicas para a acne que são de venda livre?

Recomenda-se que os pacientes aliem medicamentos com receita médica a escolhas de produtos dermocosméticos inteligentes. Opte por loções de limpeza da pele isentas de sabão e com um pH equilibrado e cremes hidratantes isentos de óleo. Relativamente à maquilhagem, procure fórmulas “não comedogénicas”, as quais não obstruem os poros. Existem também os cremes para a pele propensa à acne de especialidade  pode comprá-los na farmácia, com substâncias como o ácido salicílico. Não há dúvida - o tratamento médico bem-sucedido é impulsionado pelos produtos de cuidados da pele certos.

Saiba mais sobre como se livrar das cicatrizes provocadas pela acne.

VERDADEIRO
OU FALSO

Sample

OS ALIMENTOS GORDUROSOS
SÃO SINÓNIMO DE PELE OLEOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora exista um mito comum sobre a acne que diz que a gordura no prato é sinónimo de mais oleosidade nos poros, não existe uma relação direta entre ambos. No entanto, uma dieta rica em gordura insaturada pode estimular a microinflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele.  Em suma, o consumo de bacon e batatas fritas não causa acne, mas a sua moderação é aconselhada para a saúde em geral.
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

O CHOCOLATE FAZ MAL
À PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Não existe nenhuma prova concreta de que o chocolate tem qualquer efeito na acne, mesmo se somos todos diferentes e que a acne pode causar erupções cutâneas em certas pessoas. Na verdade, o chocolate negro contém vários antioxidantes que são benéficos para a pele!
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

ESPREMER BORBULHAS
DE POUCO SERVE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora pareça uma solução rápida, espremer uma borbulha só irá agravar a condição da pele com tendência acneica, uma vez que pode danificar o folículo capilar infetado e aumentar a inflamação. Pode até introduzir uma nova infeção através das unhas. Por isso, espremer borbulhas é um hábito prejudicial que deve ser evitado!
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

O AÇÚCAR PODE
AGRAVAR A ACNE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes demonstraram que os alimentos com elevado índice glicémico – os que provocam o aumento do açúcar no sangue – podem agravar a acne.  Falar é fácil mas, para manter a pele feliz, evite doces, bebidas açucaradas e alimentos à base de farinha branca e, em vez disso, mantenha-se fiel aos alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais e as leguminosas.
Saiba mais

TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA ISSO

EFFACLAR é uma gama completa de soluções anti-imperfeições que visa eficazmente todas as etapas do ciclo de vida das imperfeições, garantindo simultaneamente uma tolerância perfeita. 

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.