COMO LIMPAR E CUIDAR DA
PELE OLEOSA COM TENDÊNCIA ACNEICA

Article Read Duration 5 min. de leitura

A maioria de nós irá passar pela experiência de ter a pele oleosa, causada pelo excesso de produção de sebo, em algum momento das nossas vidas. É importante saber cuidar da pele oleosa para evitar pontos negros, pontos brancos e outros sintomas de acne:

• Utilize produtos de limpeza suaves, como águas micelares ou leites de limpeza
• Hidrate a pele com um hidratante sem óleo com ingredientes ativos reguladores do sebo
• Escolha uma maquilhagem não comedogénica à base de água
• Retire sempre cuidadosamente a maquilhagem no final do dia
• Faça uma alimentação saudável e equilibrada, pobre em hidratos de carbono processados, açúcar e laticínios

O QUE É
A PELE OLEOSA?

A pele oleosa, ou seborreia, é um excesso de sebo que normalmente aparece sob a forma de manchas brilhantes nas zonas centrais do rosto, particularmente na testa e no nariz. Os poros estão dilatados e a pele é mais espessa. Nos casos mais graves, é percetível um revestimento oleoso quando se toca na pele. A seborreia também pode ocorrer no couro cabeludo, tornando o cabelo oleoso e pegajoso.

A oleosidade tem como função proteger a sua pele contra a secura. Paradoxalmente, a pele oleosa torna-se frequentemente escamosa na superfície, causando por vezes dermatite seborreica no centro do rosto e/ou no couro cabeludo.

O QUE CAUSA
A PELE OLEOSA?

Pode a pele oleosa originar sintomas de acne?

A pele oleosa é comum, sobretudo no rosto e no couro cabeludo. Esta ocorre quando as glândulas sebáceas da pele fazem horas extraordinárias e produzem demasiado sebo. A boa notícia é que as pessoas com este tipo de pele tendem a ter menos rugas a longo prazo. A má notícia é que este tipo de pele pode criar as condições perfeitas para o aparecimento de pontos negros, pontos brancos e outros sintomas de acne.

CAUSAS MAIS COMUNS
DA PELE OLEOSA


Hormonas

As alterações hormonais podem estimular o aumento da produção de sebo. As hormonas oscilam durante a puberdade, antes da menstruação, durante a gravidez e no momento da menopausa. O stress ou doenças também podem causar desequilíbrios hormonais, resultando em pele oleosa e acne.


Alimentação

O consumo excessivo de gorduras transgénicas, hidratos de carbono processados, açúcar e produtos lácteos pode desencadear a acne. Fazer uma alimentação equilibrada à base de alimentos integrais é benéfico não só para a sua pele, mas também para a sua saúde no geral.


Clima

O tempo quente e húmido pode estimular a produção de sebo, pelo que a sua pele pode ter tendência a ficar mais oleosa durante os meses de verão.


Genética

Muitas pessoas simplesmente nascem com uma tendência para produzir mais sebo. O lado negativo é a pele oleosa. O lado positivo é que a sua pele é mais espessa e menos propensa a rugas!


Lavagem excessiva

Quanto mais esfregar e retirar o sebo natural da sua pele, mais ela o irá produzir para tentar restabelecer o equilíbrio.


Cosméticos

A maquilhagem à base de óleos obstrui os poros, aumenta o efeito de brilho e possivelmente causa acne. Os produtos agressivos podem danificar a pele, provocando o aumento da produção de sebo.


Medicação

Alguns medicamentos sujeitos a receita médica causam desidratação. Para compensar, a sua pele irá produzir mais óleo.

COMO MELHOR CUIDAR
DA PELE OLEOSA

Limpe sempre o rosto de manhã e à noite, mas também antes e depois de praticar exercício físico

O excesso de oleosidade tem tendência para acumular sujidade e bactérias nos poros, por isso, é importante limpar a pele e remover a maquilhagem no final do dia. O sebo também se acumula enquanto dorme, pelo que deve limpar suavemente o rosto de manhã. Por último, embora o desporto seja bom para a pele, as células mortas, as bactérias e a sujidade podem acumular-se enquanto está no ginásio, originando "surtos durante o treino". Retire a maquilhagem antes do exercício físico e limpe o rosto e o corpo depois.


Seja delicado com a sua pele

É tão tentador dar à sua pele oleosa uma esfoliação com sabão à moda antiga. Mas não o faça! Sabia que quanto mais insistir em remover a oleosidade, mais sebo a sua pele irá produzir para a substituir? Por isso, é importante utilizar produtos formulados para pele oleosa e evitar métodos agressivos ou abrasivos. Para um regime eficaz de cuidados antiacne, procure produtos de limpeza suaves que não contenham óleo nem álcool.

Os dermatologistas muitas vezes receitam águas micelares especialmente formuladas para reduzir a produção de sebo, como a Água Micelar EFFACLAR. As espumas de limpeza não estão proibidas, desde que sejam formuladas para remover suavemente o excesso de sebo e as impurezas da pele oleosa e com tendência acneica, tais como o Gel Mousse Purificante EFFACLAR. Após a limpeza, seque o rosto com uma toalha macia e limpa.


Hidrate (sim!) e matifique a sua pele

Usar um hidratante só vai tornar a minha pele ainda mais oleosa, certo? Errado. A aplicação de um hidratante sem óleo ajudará a proteger e a hidratar a sua pele. Pele hidratada não é o mesmo que pele oleosa. Qual é a diferença? A pele hidratada tem um elevado teor de água, enquanto a pele oleosa está sufocada por óleo ou lípidos. O hidratante certo para pele oleosa e com tendência acneica aumenta o teor de água da pele, o que, na realidade, reduz a quantidade de sebo que a sua pele produz. Por isso, inclua um hidratante de qualidade na sua rotina diária e lembre-se de que o hidratante ideal para pele oleosa deve ter um efeito matificante. Uma boa opção para pele oleosa sensível e propensa a acne é EFFACLAR Mat ou um creme específico para a acne como EFFACLAR Duo (+).


Escolha cosméticos e produtos adequados para os cuidados da sua pele

É importante escolher produtos de limpeza, hidratantes e protetores solares que sejam especialmente formulados para o cuidado da pele oleosa. Procure as palavras "sem óleo" ou "não comedogénico". Isto significa que os produtos não obstruem os poros, causando erupções cutâneas. As mulheres com pele oleosa têm frequentemente problemas com a maquilhagem. Determinados produtos de maquilhagem podem ser agressivos para a pele, levando-a a produzir ainda mais sebo e possivelmente desencadeando a acne. Opte por maquilhagem especificamente criada para pele oleosa e propensa a acne.

Para criar um efeito de tez translúcida e, ao mesmo tempo, cuidar da pele com tendência acneica, experimente o cuidado de cor 2-em-1 EFFACLAR Duo(+) Unifiant. Para um maior poder de cobertura, a Base Líquida Corretora TOLERIANE Teint é uma base de maquilhagem adequada, que é muito leve para a pele oleosa e oferece um efeito matificante ao longo de todo o dia. É fã de bases compactas com acabamento mate? Experimente a Base Compacta em Pó Mineral TOLERIANE, que purifica e matifica sem obstruir os poros. Para disfarçar manchas e imperfeições localizadas, experimente o Pincel Corretor TOLERIANE TEINT.


Faça uma boa alimentação

Surpreendentemente, os alimentos oleosos não causam pele oleosa. Na verdade, comer peixes gordos pode ter um efeito muito benéfico. No entanto, está provado que o consumo excessivo de produtos lácteos e de alimentos com elevado índice glicémico (como a farinha branca ou o açúcar) pode provocar surtos de acne. Para manter a pele saudável, faça uma alimentação equilibrada à base de frutos, legumes e alimentos ricos em fibras.

Saiba tudo sobre acne e pele oleosa e conheça alguns dos possíveis tratamentos.

Este artigo pretende apenas transmitir informação geral. Deve falar com o seu dermatologista ou médico de família para mais informação sobre tratamentos da acne. 

VERDADEIRO
OU FALSO

OS ALIMENTOS OLEOSOS
SÃO SINÓNIMO DE PELE OLEOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora exista um mito comum sobre a acne que diz que a gordura no prato é sinónimo de mais oleosidade nos poros, não existe uma relação direta entre ambos. No entanto, uma dieta rica em gordura insaturada pode estimular a microinflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele.  Em suma, o consumo de bacon e batatas fritas não desencadeia a acne, mas a sua moderação é a melhor política para a saúde em geral.
Saiba mais

O CHOCOLATE FAZ MAL
À PELE PROPENSA A ACNE.

FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Não existem provas sólidas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne. Todos somos diferentes e a acne pode causar erupções cutâneas em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate negro contém vários antioxidantes que são benéficos para a pele!
Saiba mais

ESPREMER BORBULHAS
DE POUCO OU NADA SERVE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora pareça uma solução rápida, espremer uma borbulha só irá agravar a condição da pele com tendência acneica, uma vez que pode danificar o folículo capilar infetado e aumentar a inflamação. Pode até introduzir uma nova infeção através das unhas. Por isso, espremer borbulhas é um hábito prejudicial que deve ser evitado!
Saiba mais

O AÇÚCAR PODE
PIORAR A ACNE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes mostraram que os alimentos com elevado índice glicémico – os que provocam o aumento do açúcar no sangue – podem agravar a acne.  Falar é fácil, mas, para manter a pele feliz, evite doces, bebidas açucaradas e alimentos à base de farinha branca e, em vez disso, mantenha-se fiel aos alimentos ricos em fibras, como cereais integrais e leguminosas.
Saiba mais

MAQUILHAGEM TOLERIANE

100% testada contra alergias, a nossa gama de maquilhagem TOLERIANE para olhos, lábios, rosto e unhas sensíveis previne as reações cutâneas, ao mesmo tempo que proporciona uma alta cobertura e cor.  

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.