COMO REMOVER OS PONTOS NEGROS:
AS SOLUÇÕES CONFIÁVEIS E AS ARMADILHAS A EVITAR

Article Read Duration 3 min. de leitura

Os pontos negros ou “comedões abertos” são poros obstruídos que podem parecer pequenas manchas de sujidade mas, na realidade, trata-se de poros obstruídos em que a mistura de sebo e de células escureceu em contacto com o ar. Aparecem com mais frequência no nariz e na parte central do rosto. Para tratar pontos negros:

• procure produtos com ácido salicílico. É o seu salvador anti pontos negros
• Ainda não está satisfeito? Nunca tente extrair pontos negros em casa, uma vez que pode tornar o mais pequeno ponto negro num problema maior!
• Consulte um dermatologista que lhe pode prescrever retinoides ou proceder a uma extração mecânica
• Não utilize exfoliantes intensos e produtos adstringentes, que só irão irritar a sua pele

• Evite os adesivos limpa-poros, especialmente se tem pele sensível

O QUE SÃO OS PONTOS NEGROS?

Pontos negros: um sintoma da acne

É fácil detetar os pontos negros da acne na pele. São escuros e com uma ligeira elevação. Ao contrário de outros pontos, não apresentam inflamação, razão pela qual não são dolorosos ao toque. Embora exista um tipo ligeiro de acne, os pontos negros podem por vezes causar mais stress do que outros pontos devido à sua cor óbvia e natureza geral obstinada! Os pontos negros encontram-se essencialmente na parte central do rosto, mas também podem aparecer nas costas, no peito, no pescoço, nos braços e nos ombros.

O QUE ESTÁ NA ORIGEM DOS PONTOS NEGROS?

Pontos negros da acne, outro nome para os poros obstruídos

Os pontos negros resultam de folículos pilosos encravados. Os folículos contêm pelo e glândulas sebáceas, que produzem sebo para ajudar a manter a pele macia. As células mortas da pele e o sebo recolhem e formam uma ‘oclusão’, que passa a ter uma cor preta por estar em contacto com o ar exterior, que o oxida, à semelhança das frutas cortadas mudam de cor se as deixarmos ao ar.

A formação dos pontos negros difere das restantes imperfeições. Estes em vez de resultarem de uma bactéria, são apenas uma acumulação de sebo. Como tal, os nossos corpos não se preocupam muito com eles uma vez que não representam qualquer ameaça.

É possível que o seu corpo não considere os pontos negros como uma ameaça. No entanto, é normal preocupar-se com essas pequenas marcas pretas na sua pele! Talvez até sinta que afetam a sua confiança e autoestima?  

A boa notícia é que é possível tratar os pontos negros, embora o processo possa ser um pouco mais demorado do que com outras imperfeições. É essencial ser paciente na eradicação dos pontos negros!

COMO LIVRAR-SE DOS PONTOS NEGROS

Tratamento e remoção dos pontos negros

Quando se trata de livrar-se de pontos negros, o ácido salicílico é o seu melhor amigo. Este ácido exfoliante suave irá desobstruir os poros e resolver o problema de acumulação de células mortas, promovendo a renovação saudável das células da pele. O ácido salicílico está presente numa gama de produtos, tais como produtos de limpeza facial, cremes e géis. Lembre-se de realizar sempre movimentos suaves na sua pele para evitar irritações e vermelhidão.

O que evitar para tratar os pontos negros

  • Certos produtos que defendem remover os pontos negros contêm ingredientes como álcool, mentol e eucalipto. Esses ingredientes fortes não irão resolver o seu problema com os pontos negros e até poderão estimular uma produção excessiva de sebo (por outras palavras, a sua pele irá considerar que está a ser atacada e irá lutar produzindo ainda mais sebo!)
  • Embora a sua pele possa parecer “suja,”não a ataque com esfoliantes fortes. Tal irá apenas causar irritação e vermelhidão… e, mais uma vez, a sua pele poderá ficar ainda mais oleosa!
  • Muitas marcas de adesivos limpa-poros defendem desobstruir os pontos negros. Na realidade, apenas removem a parte mais superficial do poro obstruído e podem irritar a pele sensível.

TEM DIFICULDADES PARA LIVRAR-SE DOS PONTOS NEGROS?
PENSE EM CONSULTAR UM DERMATOLOGISTA

Se o seu nariz está cravejado de pontos negros, poderá ser útil consultar um dermatologista que lhe irá prescrever produtos sem receita médica adequados, tais como tratamentos à base de ácido salicílico disponíveis em farmácias como - EFFACLAR Duo +M - ou tratamentos com receita médica, tais como retinoides (adapaleno). Em casos extremos, o seu dermatologista pode proceder a uma extração clínica utilizando ferramentas esterilizadas.

Mas deixe essa parte aos profissionais já que as extrações caseiras podem transformar o mais pequeno ponto negro num problema maior!

Saiba mais sobre as opções de cuidados diários especializados para a acne

VERDADEIRO
OU FALSO

Sample

OS ALIMENTOS GORDUROSOS
SÃO SINÓNIMO DE PELE OLEOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora exista um mito comum sobre a acne que diz que a gordura no prato é sinónimo de mais oleosidade nos poros, não existe uma relação direta entre ambos. No entanto, uma dieta rica em gordura insaturada pode estimular a microinflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele.  Em suma, o consumo de bacon e batatas fritas não causa acne, mas a sua moderação é aconselhada para a saúde em geral.
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

O CHOCOLATE FAZ MAL
À PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Não existe nenhuma prova concreta de que o chocolate tem qualquer efeito na acne, mesmo se somos todos diferentes e que a acne pode causar erupções cutâneas em certas pessoas. Na verdade, o chocolate negro contém vários antioxidantes que são benéficos para a pele!
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

ESPREMER BORBULHAS
DE POUCO SERVE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora pareça uma solução rápida, espremer uma borbulha só irá agravar a condição da pele com tendência acneica, uma vez que pode danificar o folículo capilar infetado e aumentar a inflamação. Pode até introduzir uma nova infeção através das unhas. Por isso, espremer borbulhas é um hábito prejudicial que deve ser evitado!
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

O AÇÚCAR PODE
AGRAVAR A ACNE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes demonstraram que os alimentos com elevado índice glicémico – os que provocam o aumento do açúcar no sangue – podem agravar a acne.  Falar é fácil mas, para manter a pele feliz, evite doces, bebidas açucaradas e alimentos à base de farinha branca e, em vez disso, mantenha-se fiel aos alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais e as leguminosas.
Saiba mais

TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA ISSO

EFFACLAR é uma gama completa de soluções anti-imperfeições que alcança eficazmente todas as etapas do ciclo de vida das imperfeições, garantindo simultaneamente uma tolerância perfeita.

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.