Pele oleosa e acne: quais as causas e como evitar 

Ao contrário do que se pensa, a acne não se deve à “pele suja”. Na realidade, nas pessoas com acne, é frequente ver um excesso de zelo na limpeza da pele! Se está à procura da causa principal da acne, a grande culpada é a glândula sebácea que produz um óleo conhecido pelo nome de sebo. Sob a influência das hormonas e inúmeros outros fatores (stress, raios UV, poluição…), essas glândulas produzem óleo em excesso, obstruindo deste modo os poros e levando a erupções.

AS SUAS PERGUNTAS
AS NOSSAS RESPOSTAS

1 quote-marks

Como posso livrar-me das cicatrizes da acne?

As cicatrizes depois da acne são difíceis de tratar. Alguns tratamentos em consultório podem ajudar, tais como a microdermabrasão, os peelings químicos, o laser e o microneedling. Idealmente, deve evitar-se a formação de cicatrizes com os medicamentos certos, tais como antibióticos ou isotretinoína. Procure informação junto do seu farmacêutico sobre os cuidados profissionais diários da pele adequados, como a gama EFFACLAR.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como posso livrar-me da acne cística?

A acne cística é a forma de acne mais grave, estando associada a quistos profundos e dolorosos. Os tratamentos de venda livra podem não ser suficientes para tratar a acne cística, embora cremes com ácido salicílico possam ajudar. Consulte um dermatologista ou o seu médico para falarem sobre as soluções de prescrição, tais como antibióticos ou isotretinoína. Para prevenir cicatrizes, é importante ter o tratamento adequado para a acne cística.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como posso livrar-me da acne no peito?

Pode tratar a acne no peito da mesma maneira que a acne facial: limpe a área duas vezes por dia com um gel de limpeza suave em espuma. De seguida, aplique um cuidado diário com ingredientes ativos tais como o ácido salicílico, a niacinamida e a piroctona olamina. Lembre-se ainda de tomar banho imediatamente a seguir à prática de exercício físico. Se estas medidas não forem suficientes, consulte o seu médico e descobra outras soluções de prescrição médica indicadas para o tratamentos da acne.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como posso livrar-me da acne nas costas?

A acne ligeira no corpo pode ser controlada com soluções dermocosméticas adequadas. Limpe delicadamente a pele duas vezes por dia com um gel de limpeza em espuma e aplique um cuidado diário com ingredientes ativos. Se não for suficiente, consulte o seu dermatologista e avalie os tratamentos médicos aconselhados e adequados.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como me posso ver livre do acne no bebé?

O acne está presente em cerca de 20% dos recém-nascidos. É uma condição inócua em que minúsculas erupções cutâneas ou borbulhas vermelhas ou brancas aparecem no rosto ou no corpo. A maior parte dos casos não exige tratamento: O acne no bebé desaparece por si próprio. Evite produtos agressivos e opte por uma loção de limpeza neutra, sem sabão, para manter a pele limpa. Não friccione a pele, não esprema as borbulhas nem utilize cremes para o acne de venda livre na pele delicada do bebé.

Saber mais

Gostou desta resposta?

VERDADEIRO
OU FALSO

O CHOCOLATE FAZ MAL
À PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Não existe nenhuma prova concreta de que o chocolate tem qualquer efeito na acne, todos somos diferentes e a acne pode causar erupções cutâneas em apenas algumas pessoas. Na verdade, o chocolate negro contém vários antioxidantes que são benéficos para a pele!
Saiba mais

OS ALIMENTOS GORDUROSOS
SÃO SINÓNIMO DE PELE OLEOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Embora exista um mito comum sobre a acne que diz que a gordura no prato é sinónimo de mais oleosidade nos poros, não existe uma relação direta entre ambos. No entanto, uma dieta rica em gordura insaturada pode estimular a microinflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele. Em suma, o consumo de bacon e batatas fritas não causa acne, mas a sua moderação é aconselhada para a saúde em geral.
Saiba mais

O AÇÚCAR PODE
AGRAVAR A ACNE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes demonstraram que os alimentos com elevado índice glicémico – os que provocam o aumento do açúcar no sangue – podem agravar a acne. Falar é fácil mas, para manter a pele feliz, evite doces, bebidas açucaradas e alimentos à base de farinha branca e, em vez disso, mantenha-se fiel aos alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais e as leguminosas.
Saiba mais

ESPREMER BORBULHAS
DE POUCO SERVE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Embora pareça uma solução rápida, espremer uma borbulha só irá agravar a condição da pele com tendência acneica, uma vez que pode danificar o folículo capilar infetado e aumentar a inflamação. Pode até introduzir uma nova infeção através das unhas. Por isso, espremer borbulhas é um hábito prejudicial que deve ser evitado!
Saiba mais

A ACNE BENEFICIA DE
UMA ABORDAGEM COMBINADA

Embora a acne seja uma condição parcialmente genética (sim, em certa medida, pode culpar os seus pais!), os devidos ajustes ao estilo de vida juntamente com uma rotina de cuidados diários para a pele podem ajudar a reduzir casos moderados da acne. Não se preocupe, iremos dizer-lhe tudo o que precisa saber.

Para os casos mais graves, o seu dermatologista poderá aconselhar-lhe uma combinação de medicamentos e assim que a sua pele com tendência acneica melhore, soluções dermocosméticas da farmácia. Em todos os casos, a chave para o sucesso consiste em seguir o tratamento prescrito pelo seu dermatologista, mesmo que este não pareceça resultar à primeira.

Nesta secção, iremos descodificar a pele oleosa e a acne, incluindo a acne hormonal, e iremos ainda revelar alguns dos desencadeadores menos conhecidos da acne: o stress, os raios UV e a poluição. Encontrará ainda inúmeras dicas sobre como cuidar da sua tez oleosa (até iremos dizer-lhe como prevenir borbulhas antes de um grande evento) e como actuar para ajudar a limpar a sua pele com tendência acneica a longo prazo.

CAROS
LEITORES

As informações aqui apresentadas destinam-se unicamente a fins educativos gerais e não devem, em circunstância alguma, substituir o aconselhamento médico. Deverá sempre dirigir-se a um profissional de saúde qualificado, caso tenha qualquer questão médica.