ACNE ADULTO
AFETA CADA VEZ MAIS MULHERES

Um número crescente de mulheres adultas sofrem de acne.

Sendo algumas das causas comuns:

  • Mudanças hormonais
  • Stress
  • Raios UV e poluição
  • Genética
  • Produtos para a pele e o cabelo
  • Efeitos secundários de medicamentos e doenças não-diagnosticadas

O acne adulto é comum revelar-se através de pontos negros e borbulhas e está muitas vezes associado a peles mais oleosas. Para tratar o acne adulto, procure produtos especilizados no cuidado da pele com tendência acneica, nomeadamente a gama EFFACLAR da La Roche-Posay, desenvolvida em parceria com Dermatologistas.

ACNE ADULTO,
UMA EPIDEMIA

Os dermatologistas comprovam diariamente que o acne já não afeta exclusivamente os adolescentes. Embora tradicionalmente seja visto como um requisito para os mais jovens, assim como  as estranhas cores de cabelo e opções de moda questionáveis, atualmente o acne afeta um número cada vez maior de mulheres adultas, incluindo:

Mulheres com acne persistente desde a adolescência

Mulheres que sofrem de um resurgimento após um longo período sem acne

E ainda mulhere que nunca a tiveram acne na adolescência, mas sofrem agora com esta problemática. Mais de 1 em cada 4 mulheres passam por isto!

Atualmente, 51% das mulheres com idade entre os 20 e 29 anos têm acne adulto, 35% das de 30 a 39 anos, 26% das de 40 a 49 anos e 15% das mulheres com mais de 50 anos. O acne adulto é mais comum em mulheres, mas os homens também podem sofrer de acne.

Por outras palavras, o acne adulto está em alta e se ainda sofre com borbulhas mesmo após a adolescência, sabia que não está sozinho. Mas não se preocupe, a ajuda está a chegar! Continue a ler para descobrir como surge o acne adulto e o que fazer a seu respeito!

CARACTERÍSTICAS COMUNS
DO ACNE ADULTO

OS ADOLESCENTES NORMALMENTE SOFREM DE ACNE INFLAMATÓRIA, ENQUANTO OS ADULTOS TENDEM A SER AFETADOS POR ACNE RETENCIONAL.

A acne inflamatória é acompanhada por muito inchaço e vermelhidão. Muitas vezes aparece como pápulas (borbulhas que não contêm pus), pústulas (borbulhas que contêm pus) ou cistos.

O tipo de acne de que as mulheres adultas mais sofrem é conhecido como acne retencional.

A acne retencional surge quando os poros ficam obstruídos com óleo e células mortas. Muitas vezes aparecem como pontos brancos - que podem se transformar em manchas. Conforme o poro obstruído cresce, o óleo é exposto ao ar e escurece, criando os pontos negros.

Se sofrer de borbulhas, pontos brancos ou pontos negros, os efeitos resultantes na superfície da pele - brilho, poros dilatados ou manchas - podem fazer com que se sinta menos confiante ou podem até prejudicar a sua auto-estima. Pode ser muito difícil aceitar ter borbulhas no rosto quando já é adulto, quando já trabalha, tem filhos, tem uma casa e quando já faz tudo aquilo que os adultos fazem! A boa notícia é que está no sítio certo e a La Roche-Posay tem o tratamento adequado para o acne adulto.

QUAIS AS CAUSAS
DO ACNE ADULTO?

MUDANÇAS HORMONAIS

A acne surge frequentemente durante períodos de flutuação hormonal, incluindo:

  • Perto do seu período menstrual
  • Durante e imediatamente após a gravidez
  • Após interromper a pílula anticoncepcional
  • Na época da peri-menopausa e menopausa

Nesses casos, a acne geralmente diminuirá após as suas hormonas estabilizarem. Se isso não acontecer, consulte um dermatologista ou seu médico de família.

STRESS

Em resposta ao stress, o nosso corpo produz hormonas chamadas andrógenos. Estas hormonas podem estimular o excesso de produção de sebo, que por sua vez pode levar a acne. Portanto, é útil para si e para a sua pele praticar técnicas de redução de stress.

RAIOS UV E POLUIÇÃO

Quando submetida a agressores externos - como a luz ultravioleta, o pó e a poluição - a pele com tendência acneica sofre oxidação, desencadeando uma reação em cadeia: hiperqueratinização (acumulação de de células mortas na pele), hiperprodução de sebo (pele oleosa) e oxidação de sebo e impurezas presentes na superfície da pele. Este processo pode levar ao aparecimento de novas crises de acne.

É uma boa ideia proteger a pele do sol e limpar o rosto regularmente em épocas ou períodos de maior exposição a agressores externos.

GENÉTICA

Vários estudos sugerem que algumas pessoas podem ter uma predisposição genética que as torna mais propensas a sofrer de acne adulto.

PRODUTOS PARA CUIDADOS DE PELE E CABELO

O seu hidratante de rosto, a sua maquilhagem, o seu protetor solar ou até o seu spray de cabelo podem causar crises de acne. Procure os seguintes termos nos rótulos dos seus produtos:

  • Não comedogénico
  • Não acnegénico
  • Sem óleo (ou Oil Free)

EFEITOS SECUNDÁTIOS DE MEDICAMENTOS E DOENÇAS NÃO DIAGNOSTICADAS

Alguns medicamentos podem causar acne. Se suspeitar que este é o caso, por favor, não pare de tomar seu medicamento, mas converse com seu médico. Existem muitas maneiras de controlar crises de acne

O acne adulta também pode ser sintomática de outras doenças médicas subjacentes (por exemplo, o Síndrome do ovário poliquístico). Se as suas crises de acne forem persistentes, consulte um dermatologista ou o seu médico de família.

QUAIS SÃO OS MELHORES PRODUTOS
PARA ACNE ADULTO?

ROTINA DE CUIDADO DE PELE ADULTA COM TENDÊNCIA ACNEICA

Se sofre de acne com 30, 40 anos ou perto da menopausa, cuidados específicos com a sua pele são essenciais. A pele adulta com tendência acneica costuma ser sensível ou estar sensibilizada, pelo que uma rotina de cuidados com a pele suave, mas eficaz, é necessária.

  • Limpe a pele duas vezes ao dia com a água micelar para peles com tendência acneica.
  • Após a limpeza, borrife a pele com a Água Termal La Roche-Posay, uma bruma ultra-fina calmante e antioxidante, para acalmar qualquer inflamação.
  • Use um tratamento específico para pele adulta com tendência acneica, como o Effaclar Sérum Ultra Concentrado, um sérum de tratamento noturno que corrige as imperfeições cutâneas através da sua fórmula eficaz com um complexo de três ácidos exfoliante (Ácido Salicílico, Ácido Glicólico e LHA) e com ingredientes ativos apaziguante e anti-vermelhidão, como a Niacinamida.
  • Se sentir necessidade de hidratação extra, pode utilizar o Creme Hyalu B5, um cuidado antienvelhecimento ideal para as primeiras rugas, bem como para preencher e reparar a barreira cutânea.
  • Se pretender disfarças as suas imperfeições durante o dia, pode optar por fórmulas com cor.
  • Aplique proteção solar diariamente, especialmente na manhã seguinte ao uso do Effaclar Sérum, com FPS de pelo menos 15. O uso de proteção solar impede que os raios ultravioleta e a poluição piorem a inflamação e as lesões de acne em adultos.

VERDADEIRO 
OU FALSO

OILY FOODS
EQUALS OILY SKIN.

FALSE Verdadeito ou falso resposta certa

Embora exista um mito comum sobre a acne que diz que a gordura no prato é sinónimo de mais oleosidade nos poros, não existe uma relação direta entre ambos. No entanto, uma dieta rica em gordura insaturada pode estimular a microinflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele.  Em suma, o consumo de bacon e batatas fritas não causa acne, mas a sua moderação é aconselhada para a saúde em geral.
Saiba mais

CHOCOLATE IS BAD
FOR ANE-PRONE SKIN.

FALSE Verdadeito ou falso resposta certa

Não existe nenhuma prova concreta de que o chocolate tem qualquer efeito na acne, mesmo se somos todos diferentes e que a acne pode causar erupções cutâneas em certas pessoas. Na verdade, o chocolate negro contém vários antioxidantes que são benéficos para a pele!
Saiba mais

SQUEEZING A PIMPLE WON'T
DO YOU MUCH GOOD.

TRUE Verdadeito ou falso resposta certa

Mesmo que lhe pareça boa ideia espremer uma borbulha, na realidade dificulta a vida da sua pele com tendência acneica, uma vez que pode danificar o folículo de pelo e aumentar a inflamação. Pode até transmitir uma nova infeção através das unhas. Como tal, espremer as borbulhas é um hábito prejudicial que deverá evitar!
Saiba mais

SUGAR CAN MAKE
ACNE WORSE.

TRUE Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes demonstraram que os alimentos com elevado índice glicémico – os que provocam o aumento do açúcar no sangue – podem agravar a acne.  Falar é fácil mas, para manter a pele feliz, evite doces, bebidas açucaradas e alimentos à base de farinha branca e, em vez disso, mantenha-se fiel aos alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais e as leguminosas.
Saiba mais

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, voltamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment formula protection product head

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos as embalagens mais protetoras associadas apenas aos conservantes necessários, para preservar a tolerância e a eficácia ao longo do tempo.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, os nossos produtos contêm unicamente os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa à acne, atópica, danificada ou fragilizada por tratamentos oncológicos.