PROCURA AS SUBSTÂNCIAS MAIS EFICAZES NO TRATAMENTO
DA PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA?

A acne manifesta-se de inúmeras formas, e o seu leque de tratamentos é igualmente variado. O tratamento certo para si irá depender da causa subjacente às erupções cutâneas (stress, desregulação hormonal, dieta…), bem como da sua gravidade.

Na maior parte dos casos de pele com tendência acneica, a forma correta de limpeza aliada à utilização de produtos de cuidados diários adaptados, contendo substâncias ativas dermatológicas de referência, pode ajudar a manter os poros limpos e a prevenir o ressurgimento de novas borbulhas. É sempre possível combater a acne, e chegou ao lugar ideal para o orientar na busca das soluções certas!

AS SUAS PERGUNTAS
AS NOSSAS RESPOSTAS

1 quote-marks

Como posso livrar-me das cicatrizes da acne?

As cicatrizes depois da acne são difíceis de tratar. Alguns tratamentos em consultório podem ajudar, tais como a microdermabrasão, os peelings químicos, o laser e o microneedling. Idealmente, deve evitar-se a formação de cicatrizes com os medicamentos certos, tais como antibióticos ou isotretinoína. Procure informação junto do seu farmacêutico sobre os cuidados profissionais diários da pele adequados, como a gama EFFACLAR.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como posso livrar-me da acne?

A acne ligeira pode ser controlada com as soluções dermocosméticas certas. Limpe delicadamente a pele duas vezes por dia com água micelar ou gel de limpeza em espuma. De seguida, aplique um cuidado diário com ingredientes ativos. Se não for suficiente, consulte o seu dermatologista e considere tratamentos médicos indicados

 

Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O que provoca a acne?

Na acne, um desequilíbrio das hormonas androgénios faz com que as glândulas sebáceas produzam muita quantidade de sebo. Essas hormonas levam ainda ao aumento da produção de obstrução dos poros das células cutâneas. Os poros ficam então obstruídos com uma mistura de células e sebo, tornando-se no local de proliferação para as bactérias que causam a acne. Tal resulta em diversos tipos de borbulhas, desde pontos vermelhos a pústulas ou quistos profundos e dolorosos.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como posso livrar-me da acne no peito?

Pode tratar a acne no peito da mesma maneira que a acne facial: limpe a área duas vezes por dia com um gel de limpeza suave em espuma. De seguida, aplique um cuidado diário com ingredientes ativos tais como o ácido salicílico, a niacinamida e a piroctona olamina. Lembre-se ainda de tomar banho imediatamente a seguir à prática de exercício físico. Se estas medidas não forem suficientes, consulte o seu médico e descobra outras soluções de prescrição médica indicadas para o tratamentos da acne.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Os contracetivos ajudam a combater a acne?

A acne é essencialmente causada por hormonas. Nas mulheres, a acne pode ser tratada com contracetivos orais (pílula), que reequilibram as hormonas e ainda ajudam a manter uma pele "limpa". Consulte o seu médico para saber se este tipo de tratamento se adequa a si, pois não é indicado para todas as pessoas.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

VERDADEIRO
OU FALSO

OS ALIMENTOS GORDUROSOS
SÃO SINÓNIMO DE PELE OLEOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Um mito comum da acne é que a gordura no seu prato se traduz em mais óleo nos poros, mas não existe uma ligação direta entre os dois. No entanto, uma direta rica em gordura saturada pode promover a micro-inflamação em todos os órgãos do corpo, incluindo na pele. Em suma, o consumo de bacon e batatas fritas não causa a acne, mas a sua moderação é aconselhada para a saúde em geral.
Saiba mais

O CHOCOLATE FAZ MAL
À PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Não existem provas concretas de que o chocolate tem qualquer efeito sobre a acne. Se é verdade que todas as pessoas são diferentes, também é que a acne pode causar erupções cutâneas em apenas alguns de nós. O chocolate negro está repleto de anti-oxidantes benéficos para a pele!
Saiba mais

ESPREMER AS BORBULHAS
NÃO É SOLUÇÃO.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Mesmo que lhe pareça boa ideia espremer uma borbulha, na realidade dificulta a vida da sua pele com tendência acneica, uma vez que pode danificar o folículo de pelo e aumentar a inflamação. Pode até transmitir uma nova infeção através das unhas. Como tal, espremer as borbulhas é um hábito prejudicial que deverá evitar!
Saiba mais

O AÇÚCAR PODE
AGRAVAR A ACNE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Estudos recentes concluíram que os alimentos de elevado índice glicémico, aqueles que fazem com que haja picos de açúcar no sangue, podem sim agravar a acne. Sabemos que falar é fácil mas, para manter a sua pele saudável, convém evitar os doces, os refrigerantes e produtos feitos à base de farinha branca, optando antes por alimentos ricos em fibra como os cereais integrais e as leguminosas.
Saiba mais

AS SUBSTÂNCIAS MAIS EFICAZES
NO CUIDADO DA PELE COM TENDÊNCIA ACNEICA

Quais as principais substâncias que deve procurar? De uma maneira geral, as substâncias anti-imperfeições tópicas enquadram-se em duas categorias: As que ajudam a desobstruir os poros e as que estão direcionadas para atuar sobre as bactérias.

O ácido salicílico é uma substância altamente eficaz contida nos cremes hidratantes e leites de limpeza da pele propensa à acne, pela sua capacidade de remoção das células mortas da pele e de dissolução do óleo em excesso. Muitos produtos incorporam também ingredientes anti-bacterianos como o sulfato de zinco e o peróxido de benzoílo. Regra geral, devem procurar-se produtos que são não comedogénicos (ou seja, que não obstruem os poros).

OS SEUS PRODUTOS
DE S.O.S.

Parece-lhe complicado? Não é: Nestes artigos irá encontrar recomendações dos principais produtos que pode adquirir diretamente na farmácia sem receita médica.

Irá também encontrar conselhos específicos sobre como purificar a sua pele oleosa e propensa à acne, ver-se livre de pontos negros, cicatrizes e marcas deixadas pela acne, e ainda um artigo acerca da importância do sono para uma pele imaculada e saudável – a pele com tendência acneica precisa de um sono de beleza!

Se os produtos de cuidados de pele de venda livre não forem fortes o suficiente para si (em especial se sofrer de pele propensa à acne nodulocística), nesta secção irá também descobrir os tratamentos com receita médica existentes para a acne: Retinoides tópicos, antibióticos orais e isotretinoína (Accutane). Iremos também abordar os efeitos secundários a que deverá ter especial atenção.

ESTIMADOS
LEITORES

As informações aqui apresentadas destinam-se unicamente a fins educativos gerais e não devem, em circunstância alguma, substituir o aconselhamento médico. Deverá sempre dirigir-se a um profissional de saúde qualificado, caso tenha qualquer questão médica.