Alergia ao suor: O que é, sintomas e quais os tratamentos que existem

Article Read Duration 3 min. de leitura

A alergia ao suor é uma doença rara. As pessoas que sofrem desta patologia desenvolvem uma reação alérgica na pele, com hipersensibilidade associada, provocada pelo contacto com componentes específicos presentes no suor. A grande maioria dos pacientes tem alergia ao suor como uma patologia associada a outras condições, nomeadamente dermatite atópica. O suor é, nada mais nada menos que, um mecanismo de excreção do corpo. Produzido pelas glândulas sudoríparas na camada da pele conhecida como derme, chega até à superfície da epiderme, saindo pelos poros. Esta solução tem na sua composição uma série de compostos como sais e iões, assim como produtos tóxicos para as células. A produção de suor é um dos mecanismos naturais de regulação da temperatura corporal permitindo o arrefecimento, enquanto ajuda a garantir a hidratação da pele.

alergia ao suor

Causas da alergia à transpiração

A alergia à transpiração baseia-se na reação da barreira cutânea a componentes do suor que levam à libertação de histamina, o composto responsável pelo desencadeamento de reações alérgicas. Alterações no pH do suor ou aumento da temperatura corporal também podem conduzir ao cenário de alergia, pela provocação de hipersensibilidade na pele. Uma vez que está muito associado a patologias como a dermatite atópica ou a urticária colinérgica, é por vezes difícil distinguir o que desencadeia o quê.

Sintomas da alergia ao suor

Os sintomas da alergia ao suor são essencialmente a hipersensibilidade e vermelhidão associada à comichão na pele. Por vezes ocorre o inchaço da pele, assim como o aparecimento de pequenas bolhas sem pus. A reação alérgica não é específica de nenhuma faixa etária ou tipo de pele, mas fatores agravantes aumentam o risco de desenvolvimento desta patologia para algumas pessoas.

Alergia ao suor: Tratamento

alergia ao suor sintomas

Uma vez que o contacto do suor com a pele é a causa principal para o desencadeamento da reação alérgica, a remoção do mesmo é a melhor maneira de evitar a propagação da alergia ou o seu agravamento, assim como é também a melhor forma de prevenção de futuros episódios de alergia. Manter a pele limpa é o primeiro passo e garantir que a barreira cutânea permanece intacta é igualmente importante para que situações de alergia não alastrem a camadas mais profundas da pele.

Rotina de skincare para pele alérgica

alergia ao suor tratamento

Se a sua pele apresenta características de tendência alérgica, os cuidados têm de ser redobrados, para que possa garantir uma pele limpa e nutrida. La Roche-Posay tem à sua disposição um vasto leque de produtos, incluindo a gama Toleriane especificamente formulada para responder às necessidades da pele sensível com ou sem tendência alérgica, hidratando, suavizando e protegendo a pele, sem componentes que possam irritar a sua pele, como fragrâncias ou álcool.

Limpeza da pele sensível e com alergia

O primeiro passo na sua rotina diária é limpar a pele com um produto adequado para pele sensível e com tendência alérgica, para manter o equilíbrio da barreira cutânea. Com o TOLERIANE ROSALIAC GEL MICELAR consegue uma limpeza eficaz sem agredir a pele.

Creme hidratante para alergia ao suor

Após garantir a limpeza da pele, aplique um creme para alergia ao suor. O creme TOLERIANE Dermallergo é um cuidado hidratante e apaziguante diário para a pele com tendência alérgica. Desenvolvido com base na ciência do microbioma, hidrata instantaneamente e apazigua os desconfortos cutâneos, enquanto reduz a vermelhidão imediatamente e repara a barreira cutânea.

Bálsamo multi-reparador para a pele irritada

Para um reforço extra de nutrição e cuidado pode optar pelo CICAPLAST Baume B5. Este produto consiste num bálsamo multi-reparador que apazigua e protege a pele irritada, para toda a família: bebés, crianças e adultos. É enriquecido com Madécassoside – um ingrediente ativo reparador – Pantenol apaziguante e agentes antibacterianos. Suaviza, nutre e protege a pele muito seca, para ajudar a reparar a função de barreira. Aplique generosamente duas vezes ao dia na pele lavada e seca e delicie-se com os benefícios.

Hidratante corporal para a pele com tendência alérgica

Por norma, a pele alérgica necessita de uma hidratação extra para manter o seu equilíbrio. O LIPIKAR Baume AP+M apazigua imediatamente a sensação de desconforto da pele, reduz o prurido e nutre profundamente a pele fragilizada. Aplique uma vez por dia no rosto e corpo, para restaurar a função de barreira da pele.

Água termal para a pele sensível

E para garantir que cuida da sua pele ao longo do dia, utilize a Água Termal de La Roche-Posay. Os seus benefícios únicos tornam-na num ingrediente ativo único nos produtos. Rica em Selénio e oligoelementos, esta bruma ultrafina permite que micro-gotículas de água penetrem instantaneamente na pele. Esta água possui propriedades prebióticas naturais que permitem re-equilibrar o microbioma para reforçar a própria pele. Vaporize sobre a pele as vezes que forem necessárias.

Por fim, não se esqueça de proteger a sua pele dos efeitos do raios UV com a aplicação contínua de um protetor solar adequado, uma vez que as consequências nocivas para a sua pele sensível podem agravar a irritabilidade.

A combinação ideal de produtos para a sua pele é a chave para que os dias de irritação e hipersensibilidade cutânea cheguem ao fim.

12010 data - Association de Recherche Clinique en allergologie et asthmologie (Arcaa - Association for clinical allergy and asthma research) La Roche-Posay quantitative study conducted on 3,750 women in the United States, Brazil, China, France and Germany in November 2010.

VERDADEIRO
OU FALSO

verdadeiro ou falso dermatologia

NÃO TOMAR BANHO É O MELHOR
REMÉDIO PARA PELE ALÉRGICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Se não tiver uma rotina de higiene e limpeza completa, está a permitir que os os alergénios e agentes irritantes como o pólen e a poluição permaneçam em contacto com a sua pele durante toda a noite. Estes agentes podem interferir com a função de barreira da pele e causar irritação.
Saiba mais
Sample

O ÁLCOOL PODE
AGRAVAR AS ALERGIAS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

O álcool é um potencial causador de alergias na pele. De facto, os cientistas demonstraram que o álcool pode agravar qualquer reação alérgica, quer se trate de asma, rinite alérgica ou diferentes tipos de erupções cutâneas. Em parte, isto deve-se às moléculas de histamina e sulfitos contidas nas bebidas alcoólicas.
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

AS RECEITAS CASEIRAS ESTÃO
PROIBIDAS PARA AS PELE SENSÍVEL.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Por mais divertido que seja invadir os armários da cozinha e fazer os seus próprios tratamentos de pele, esta é a receita perfeita para desencadear reações e irritações cutâneas se tiver uma pele alérgica. Com efeito, inúmeros ingredientes naturais podem ser altamente irritantes.
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

O SEU PINCEL DE MAQUILHAGEM
PODE PROVOCAR-LHE ALERGIAS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Os pincéis e outros aplicadores de maquilhagem podem ser verdadeiras armadilhas de pó e alergias, pelo que necessitam de ser lavados regularmente. Lave os seus pincéis com um sabão hipoalergénico ou com um detergente específico para pincéis de maquilhagem para uma limpeza perfeita.
Saiba mais

TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA ISSO

TOLERIANE é uma gama de produtos concebidos para hidratar, apaziguar e proteger a pele sensível ou com tendência alérgica.

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa ao acne, atópica, danificada ou fragilizada por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment formula protection product head

CONSERVAPROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.