COMO SE PREPARAR PARA A SUA CONSULTA DE ALERGOLOGIA
E OBTER O MELHOR TRATAMENTO PARA A ALERGIA DE PELE

duration time 2 min. de leitura

Para tirar o máximo partido da sua consulta de alergologia para um alívio eficaz da alergia de pele, siga estes 3 passos simples.


1. Reúna informação:

• Mantenha um diário dos seus sintomas durante as 2 semanas anteriores à sua consulta
• Certifique-se de que o seu historial médico está atualizado
• Descubra se existe algum historial de alergias na sua família

2. Prepare as suas perguntas. Por exemplo:

• Sou alérgico(a) a quê?
• Quão grave é a minha alergia?
• Tenho de andar com uma caneta de auto injeção Epipen?

3. No dia da consulta, use roupa mais solta que seja fácil de vestir e de despir. No dia dos exames, análises, ou teste de picada para a alergia, não tome medicamentos de controlo de sintomas como anti-histamínicos.

PARA QUE O MÉDICO POSSA TRATAR AS SUAS ALERGIAS DE PELE,


DEVERÁ REUNIR TODA A INFORMAÇÃO ANTES DA CONSULTA

Mantenha um diário dos sintomas da alergia

Os médicos dizem que, mesmo quando comparado com os resultados dos testes laboratoriais avançados, o historial continua a ser a chave para a maior parte dos diagnósticos. E receber o diagnóstico certo é a chave para curar as incomodativas erupções cutâneas.  Assim, ter os sintomas e o historial bem claros na sua cabeça irá certamente contribuir para que o alergologista o(a) possa ajudar. Sugerimos que mantenha um "diário dos sintomas" para registar todas as erupções cutâneas ou outras reações alérgicas, durante pelo menos as 2 semanas antes da consulta.

Faça-se acompanhar de um historial médico atualizado

Peça ao seu médico de família uma lista atualizada de eventuais doenças preexistentes, bem como da sua medicação atual: certos fármacos como o ibuprofeno, a aspirina e alguns medicamentos para a tensão arterial podem ser fatores cruciais. Toda esta informação importante irá ajudar o médico a encontrar a solução adequada para as suas alergias de pele, proporcionando-lhe o alívio que procura.

Conheça o historial de alergias da sua família

O seu alergologista irá provavelmente perguntar-lhe sobre a existência de alergias e patologias associadas, como rinite, asma e eczema, na sua família. Também irá querer saber se alguém da sua família teve reações graves como anafilaxia. Certifique-se de que pergunta pelo menos aos seus pais e irmãos acerca disto. Uma vez mais, deve fornecer informações completas ao seu médico para que este lhe possa oferecer o melhor tratamento para as suas alergias cutâneas.

PARA SABER COMO TRATAR AS SUAS ALERGIAS DE PELE,


PREPARE ANTECIPADAMENTE UMA LISTA DE PERGUNTAS

Faça uma lista das perguntas mais importantes que quer fazer no final da consulta para garantir que fica sem dúvidas sobre como proceder para um efeito de alívio completo da sua alergia de pele. Perguntas úteis que deve fazer:

  • O que significam os resultados do meu teste de alergias?
  • Sou alérgico(a) a quê?
  • Quão grave é a minha alergia?
  • Como posso evitar reações?
  • Tenho de andar com uma caneta de auto-injeção Epipen?
  • Sou um(a) potencial candidato(a) a terapias de dessensibilização?
  • Existem produtos de higiene pessoal com alergénios ocultos que eu deva evitar?
  • Como posso minimizar as reações da minha pele alérgica?
  • De que tipo de acompanhamento médico irei necessitar?

PARA O MÉDICO FAZER O SEU TRABALHO
E TRATAR A SUA ALERGIA DE PELE,
PREPARE-SE PARA REALIZAR TESTES

Use roupa mais larga que seja fácil de vestir e de despir, pois o médico poderá querer aplicar testes epicutâneos nas suas costas e realizar testes por picada no seu braço. Poderá também ter de tirar sangue para análises. Por último, não tome qualquer medicação inibidora de sintomas, tais como anti-histamínicos, antes da consulta, pois podem interferir com os resultados do teste… E não se esqueça de levar o seu diário de sintomas! 

Conheça alguns dos possíveis tratamentos para alergias de pele

VERDADEIRO
OU FALSO

NÃO TOMAR BANHO É O MELHOR
REMÉDIO PARA PELE ALÉRGICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Se não se tiver uma rotina diária de higiene e de limpeza completa, estará a permitir que alergénios e agentes irritantes como o pólen e a poluição permaneçam em contacto com a sua pele durante toda a noite. Estes agentes podem interferir com a função de barreira da pele e causar irritação.
Saiba mais

O ÁLCOOL PODE
AGRAVAR AS ALERGIAS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

O álcool é uma potencial causa de alergias de pele. De facto, os cientistas demonstraram que o álcool pode agravar qualquer reação alérgica, quer se trate de asma, rinite alérgica ou diferentes tipos de erupções cutâneas. Em parte, isto deve-se às moléculas de histamina e sulfitos contidos nas bebidas alcoólicas.
Saiba mais

AS RECEITAS CASEIRAS ESTÃO
PROIBIDAS PARA PELE SENSÍVEL.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Por mais divertido que seja invadir os armários da cozinha e fazer os seus próprios tratamentos de pele, esta é a receita perfeita para desencadear possíveis reações e irritabilidade cutânea, se tiver pele alérgica. De facto, inúmeros ingredientes naturais podem ser altamente irritantes.
Saiba mais

O SEU PINCEL DE MAQUILHAGEM
PODE PROVOCAR-LHE ALERGIAS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Os pincéis e outros aplicadores de maquilhagem podem ser verdadeiras armadilhas de pó e de alergias, pelo que necessitam de ser lavados regularmente. Lave os seus pincéis com um sabão hipoalergénico ou com um produto específico para pincéis de maquilhagem, para uma limpeza perfeita.
Saiba mais

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, voltamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM IDEAL

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contém unicamente os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou fragilizada por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment formula protection product head

CONSERVAÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionámos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.