O que está na origem do aparecimento das borbulhas na cara?
Por vezes a pele fica sensível ou irritada quando entra em contacto com algum fator externo, conduzindo à formação de borbulhas. Por outro lado, uma vez que a formação de borbulhas também está associada às glândulas sebáceas, logo, inflamação ou acumulação de sebo e sujidade também pode originar o aparecimento de borbulhas, podendo dever-se a:
● Aumento da produção de óleo na pele, as pessoas com pele oleosa têm maior tendência ao aparecimento de borbulhas.
● Formação anormal de queratina.
● Presença de bactérias na pele responsáveis pela formação de borbulhas.
E apesar de, geralmente, as borbulhas não representarem um risco para a saúde, afetam imenso as pessoas a nível psicológico e de imagem, principalmente adolescentes, em que é mais frequente terem a cara com borbulhas. Alterações hormonais, stress, fatores genéticos, entre muitos outros podem resultar no aparecimento de borbulhas. A questão é como tratá-las e tentar prevenir o seu aparecimento.
O que deve ou não deve fazer em relação às borbulhas na cara?
Se o aparecimento de borbulhas na cara for em grande quantidade e repentino o mais indicado é consultar um médico ou dermatologista, uma vez que pode haver patologias associadas. Por outro lado, borbulhas relacionadas com a acne, dependendo do tipo de acne e da severidade, também podem necessitar de atenção profissional.
Para casos menos graves de aparecimento de borbulhas, existem alguns ingredientes que deve procurar durante o processo de escolha de produtos para a sua pele:
● Ácido azelaico: é um composto químico que elimina microorganismos na pele e reduz o inchaço.
● Ácido salicílico: ajuda a esfoliar a pele dissolvendo as células mortas e impedindo que os folículos pilosos fiquem obstruídos.
● Retinóides (derivados de vitamina A): também ajudam a prevenir a obstrução dos poros.
Para além de produtos adequados, a aplicação de gelo na zona da borbulha pode ajudar a acalmar a inflamação e o desconforto, uma vez que o gelo atua como um anti-inflamatório e redutor do fluxo sanguíneo à área afetada.
Apesar de ser muito tentador e satisfatório espremer e tirar borbulhas da cara, não o faça. O risco é elevado pois, para além da possibilidade de estar a introduzir bactérias que podem causar infeções, há o risco de irritar a pele e provocar o aparecimento de cicatrizes devido à pressão causada pelas unhas ou até mesmo por ferramentas próprias que só devem ser usadas por profissionais qualificados.
Tratamento para borbulhas na cara
Prevenir o aparecimento de borbulhas causadas por alterações hormonais é muito difícil, mas há algumas dicas que podem ajudar no tratamento de borbulhas na cara:
Lave a cara uma a duas vezes por dia com o gel de limpeza Effaclar gel mousse purificante. Este gel remove as impurezas e o excesso de sebo, eliminando suavemente a sujidade e as impurezas da pele. Reduz os pontos negros visíveis e controla o brilho, deixando a pele limpa e fresca. É um produto formulado com água termal de La Roche-Posay anti-irritante e agentes de limpeza selecionados pela sua ação altamente eficaz na eliminação de impurezas e do excesso de sebo.
Aplique o cuidado Effaclar DUO (+), corretor de imperfeições persistentes e severas, que ajuda a limpar rapidamente as borbulhas existentes, prevenir a sua reocorrência e limitar o risco de marcas. Graças aos seus principais ingredientes, niacinamida, procerad, aqua posae filiformis e manose, a sua pele fica menos vermelha e com uma textura mais suave, reduzindo as borbulhas e os pontos negros.
Garanta uma proteção solar adequada para proteger e diminuir a irritação causada pela exposição solar com o Anthelios oil correct FPS50+. Além de proporcionar uma proteção de amplo espetro, limita a adesão de partículas de poluição na pele e protege contra o stress oxidativo causado pela poluição e pelos raios UV. Apresenta uma eficácia contra as imperfeições com ativos dermatológicos como o ácido salicílico que desobstrui os poros em profundidade; a niacinamida que corrige as imperfeições da pele; e o zinco que apazigua a pele e regula o sebo.