ECZEMA EM
BEBÉS E CRIANÇAS

Uma vez que o eczema atópico tende a afetar os bebés e as crianças pequenas, causando frequentemente grande desconforto, é importante que os pais conheçam passos básicos que podem ajudar a ter dias mais felizes e noites mais descansadas para toda a família.

AS SUAS PERGUNTAS
AS NOSSAS RESPOSTAS

1 quote-marks

O que provoca o eczema nos bebés?

O eczema é uma condição hereditária. A pele fica vulnerável e aberta a ataques de alergénios e agentes irritantes que a deixam seca e com comichão. Aparece frequentemente nas bochechas, queixo e dobras. A maior parte das crianças supera o eczema em idade escolar, no entanto, pode persistir até idade adulta.

 

 

Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O eczema causa comichão?

Sim! A comichão, ou prurido, é um dos principais sintomas do eczema. No entanto este sintoma pode ser prevenido através da utilização de substitutos do sabão e da aplicação de cuidados emolientes duas vezes por dia.

 


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O eczema é contagioso?

O eczema não é contagioso. Nos bebés, costuma aparecer nas bochechas e queixo, enquanto em crianças mais velhas irá afetar as dobras do pescoço, cotovelos e joelhos. É importante ensinar às crianças estratégias para evitar coçar as lesões do eczema, uma vez que poderão piorar.

Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Qual é o aspeto do eczema?

Nos bebés, o eczema causa placas vermelhas de descamação rugosa, particularmente nas bochechas e queixo. Em crianças e adultos, as placas aparecem essencialmente no pescoço e nas dobras de pele - em torno dos cotovelos, pulsos e atrás dos joelhos. As placas do eczema podem ser agravadas ou até sangrar, pelo ato de coçar.

Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O eczema é contagioso?

Não! O eczema consiste numa condição atópica (alérgica) transmitida entre gerações e que afeta, principalmente, os bebés e as crianças. Não é possível alguém "apanhar" eczema.

Saiba mais

Gostou desta resposta?

VERDADEIRO
OU FALSO

AS ERUPÇÕES DE ECZEMA PODEM
SER PROVOCADAS PELO STRESS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Não conseguimos explicar porquê, mas os especialistas reconhecem que as emoções, o choque e o stress podem desempenhar um papel significativo no desencadear de surtos de eczema. Contudo, também se sabe que a dermatite atópica é uma doença genética. Se o stress é um desencadeador para si, foque-se em técnicas de gestão de stress, tais como a atenção plena.
Saiba mais

A ALIMENTAÇÃO
PODE AGRAVAR O ECZEMA?

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Certos alimentos podem atuar como desencadeadores de eczema e provocar erupções. Se considera que a alimentação pode ser um fator agravante do eczema para si ou o seu filho, consulte um médico uma vez que este poderá realizar análises ao sangue e testes cutâneos por picada para saber se é alérgico(a) a diversos alimentos (os suspeitos mais comuns são os amendoins, o leite, a soja, o trigo, o peixe e os ovos).
Saiba mais

A DERMATITE ATÓPICA
DESAPARECE COM O TEMPO.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Dependendo da criança, a dermatite atópica pode durar entre alguns meses e anos. Metade das crianças com eczema atópico em bebé ficam curadas até aos cinco anos de idade. Em certos casos, o eczema atópico persiste na idade adulta, mas isso é impossível prever. Não existe cura definitiva para o eczema, mas este pode ser controlado com um tratamento adequado.
Saiba mais

A DERMATITE ATÓPICA
PODE SER CONTAGIOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

A dermatite atópica ou eczema consiste numa doença genética e não é de todo contagiosa. O tratamento para os sintomas de dermatite atópica baseiam-se em substitutos do sabão, emolientes e corticosteroides tópicos.
Saiba mais

ECZEMA

No artigo especial que se segue, vamos falar-lhe sobre uma rotina completa para cuidar da pele atópica propensa ao eczema de recém-nascidos, com recomendações de produtos ultrassuaves, hidratantes e apaziguantes. Por via das dúvidas, ficará também a saber como lidar com o eritema da fralda e com a pele irritada do bebé em geral.

Irá também encontrar artigos com os melhores conselhos para ajudar as crianças atópicas propensas ao eczema a sentirem que têm mais controlo sobre a doença. Reunimos dicas de especialistas e recomendações dos melhores produtos, desde como evitar que a comichão se torne uma distração na escola, até às medidas preventivas a tomar durante atividades desportivas ou o tempo quente, a fim de manter a pele atópica propensa ao eczema do seu filho na sua zona de conforto.

ícone ponto de interrogação

Sabia
que...?

DidYouKnow_Desktop_1

1 em cada 5 crianças sofre de eczema. Em 80% dos casos, desaparece por si próprio antes da idade adulta.

Saiba mais

Fonte: CHU Nantes, unidade de oncologia-dermatologia especializada em dermatite atópica, abril 2015  

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, voltamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment formula protection product head

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos as embalagens mais protetoras associadas apenas aos conservantes necessários, para preservar a tolerância e a eficácia ao longo do tempo.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, os nossos produtos contêm unicamente os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELES MUITO
 SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada nas peles mais sensíveis: reativas, alérgicas, propensas a acne, atópicas, danificadas ou fragilizadas por tratamentos oncológicos.

CAROS
LEITORES

As informações aqui apresentadas destinam-se unicamente a fins educativos gerais e não devem, em circunstância alguma, substituir o aconselhamento médico. Deverá sempre dirigir-se a um profissional de saúde qualificado, caso tenha qualquer questão médica.