CRIANÇAS COM DERMATITE ATÓPICA
E PROBLEMAS DE SONO

Article Read Duration 5 min. de leitura

A pele seca e com prurido, com tendência atópica, causa problemas de sono em 90% das crianças com dermatite atópica. A falta de sono devido ao eczema em pele seca, que causa comichão, pode ter um impacto real na vida quotidiana das crianças, que vêm a sofrer de problemas de concentração e de irritabilidade. Felizmente, existem coisas que pode fazer para ajudar o seu filho a ter uma melhor noite de sono:

• Mantenha o quarto fresco e utilize lençóis e pijamas de algodão para evitar o sobreaquecimento
• Experimente virar o pijama do seu filho do avesso para evitar o contacto com costuras ou etiquetas que possam arranhar.
• Banho antes de dormir utilizando um substituto do sabão como LIPIKAR Syndet AP+, seguido de um emoliente.
• Um emoliente criado especificamente para pele atópica propensa a eczema como Baume AP+ LIPIKAR pode ajudar a reduzir a sensação de comichão e a melhorar a qualidade do sono do seu filho.
• Certifique-se de que o seu filho tem LIPIKAR Stick AP+ junto à cama para aliviar qualquer ataque de comichão durante a noite.

COMO A PELE COM TENDÊNCIA ATÓPICA AFETA O SONO DAS CRIANÇAS

A dermatite atópica seca e com prurido pode afetar as diferentes fases do sono:

Adormecer: As crianças costumam adormecer em 30 minutos, enquanto as crianças com pele atópica demoram até o dobro desse tempo.
Acordar durante a noite: As crianças com pele normal tendem a acordar apenas uma vez por noite, enquanto as crianças com dermatite atópica fazem-no entre 3 a 4 vezes.
Voltar a adormecer: Sem eczema atópico, as crianças voltam a adormecer em 20 minutos, ao passo que este tempo se prolonga muito mais em crianças que sofrem de dermatite atópica.
Eficiência do sono: As crianças dormem normalmente durante 85% do tempo em que estão na cama. Nas crianças com pele atópica propensa a eczema, este número cai para menos de 75%.

COMO É QUE A DERMATITE ATÓPICA E A FALTA DE SONO AFETAM AS CRIANÇAS NA SUA VIDA QUOTIDIANA?

A pele com tendência atópica afeta todos os aspetos do sono das crianças, o que se repercute em várias circunstâncias da sua vida quotidiana. Além do cansaço, 87% das crianças sentem-se irritadas e com alterações de humor no dia seguinte a uma noite mal dormida. Essa sensação pode durar, conforme relevam os dados que apontam para 80% de crianças a manifestar inquietação durante todo o dia seguinte. 42% não se conseguem concentrar devidamente no dia seguinte, o que claramente pode afetar o seu desempenho escolar.

Mas não entre em pânico – Continue a ler para conhecer os nossos conselhos para melhorar a qualidade do sono das crianças com pele muito seca.

COMO AJUDAR UMA CRIANÇA COM PELE COM TENDÊNCIA ATÓPICA

1Todas as estatísticas constantes neste artigo são retiradas dos dois estudos seguintes:
Impact of Atopic Dermatitis on Health-Related Quality of Life in Spanish Children and Adults: The PSEDA Study, 323 pacientes
Disease severity, scratching, and sleep quality in patients with atopic dermatitis, Bruce G Bender, 20 pacientes

TER UMA BOA NOITE DE SONO

Relativamente à dermatite atópica, existem muitas coisas que pode fazer para melhorar as hipóteses do seu filho ter uma noite descansada:

Mantenha o quarto fresco. Isto significa desligar o aquecimento no inverno e deixar a janela aberta no verão. Assim, ajudará a evitar que o seu filho transpire, fator que pode agravar a comichão.
Aumente a humidade. A utilização de um humidificador no quarto do seu filho irá criar um ambiente mais húmido para ajudar a evitar que a pele seque, diminuindo a comichão.
Corte na "comida de plástico". Estudos demonstram que os alimentos processados com elevado teor de açúcar podem aumentar o prurido. Opte por alimentos naturais e saudáveis, especialmente antes de dormir.
• Mesmo que já não saiba mais o que fazer, evite deitar-se na cama com o seu filho. Isto só vai tornar a cama mais quente e fazer com que sinta mais comichão.
• Use lençóis e pijamas de algodão que ajudarão a manter o seu filho fresco e a deixar a pele respirar para reduzir a transpiração.
• Experimente virar o pijama do seu filho do avesso para evitar o contacto com costuras ou etiquetas que possam arranhar.
• Mantenha uma rotina na hora de dormir adaptada às necessidades da pele do seu filho. Uma boa rotina começa com um banho ou duche utilizando um substituto do sabão como LIPIKAR Syndet AP+.
• Aplique sempre um emoliente rico após o banho e antes de dormir.LIPIKAR Baume AP+ apazigua a pele atópica e propensa a eczema de forma instantânea e duradoura e aumenta os intervalos entre crises de secura intensa. A sua utilização antes de dormir fará com que a criança tenha muito menos comichão durante a noite, o que, por sua vez, ajudará todos a desfrutarem de uma boa noite de sono.
• Certifique-se de que o seu filho tem LIPIKAR Stick AP+ junto à cama para que o possa utilizar a meio da noite, se sentir necessidade de travar rapidamente um ataque de comichão.

La Roche-Posay conduziu um ensaio clínico que comprova que uma rotina diária de cuidados específicos para pele atópica propensa a eczema antes de dormir pode reduzir em metade a comichão e a vontade de coçar.

Saiba mais sobre como ajudar o seu filho com eczema atópico a dormir melhor.

VERDADEIRO
OU FALSO

AS ERUPÇÕES DE ECZEMA PODEM
SER PROVOCADAS PELO STRESS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Não conseguimos explicar porquê, mas os especialistas reconhecem que as emoções, o choque e o stress podem desempenhar um papel significativo no desencadear de surtos de eczema. Contudo, também se sabe que a dermatite atópica é uma doença genética. Se o stress é um desencadeador para si, foque-se em técnicas de gestão de stress, tais como a meditação e a atenção plena.
Saiba mais

A ALIMENTAÇÃO
PODE AGRAVAR O ECZEMA?

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Certos alimentos podem atuar como desencadeadores de eczema e provocar erupções. Se considera que a alimentação pode ser um fator agravante do eczema para si ou para o seu filho, consulte um médico. O especialista poderá realizar análises ao sangue e testes cutâneos por picada para saber se é alérgico(a) a diversos alimentos (os suspeitos mais comuns são os amendoins, o leite, a soja, o trigo, o peixe e os ovos).
Saiba mais

A DERMATITE ATÓPICA
DESAPARECE COM O TEMPO.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Dependendo da criança, a dermatite atópica pode durar entre alguns meses a alguns anos. Metade das crianças com eczema atópico em bebé ficam curadas até aos cinco anos de idade. Em certos casos, o eczema atópico persiste na idade adulta, mas isso é impossível de prever. Não existe cura definitiva para o eczema, mas é possível controlá-lo com um tratamento adequado.
Saiba mais

A DERMATITE ATÓPICA
PODE SER CONTAGIOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

A dermatite atópica ou eczema é uma doença genética e não é de todo contagiosa. O tratamento para os sintomas de dermatite atópica baseia-se em substitutos do sabão, emolientes e corticosteroides tópicos.
Saiba mais

TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA ISSO

LIPIKAR é a gama número 1 da Europa em produtos de higiene e de cuidados corporais para pele sensível, muito seca e com tendência a eczema, que oferece produtos adequados para toda a família, desde recém-nascidos a seniores. 
  • La Roche Posay ProductPage Eczema Lipikar Syndet AP 400ml 333787553731
    Anti-irritação
    Anti-prurido
    Gel-creme de duche ultra-suave
    Rosto e corpo
    LIPIKAR
    SYNDET AP+
    Saiba mais
  • La-Roche-Posay-Body-Care-Lipikar-Baume-AP+-400ml-Lipid-Replenishing-Balm-Anti-Irritation-Scratching-000-3337872418570-Front-Strong-Shadow
    Anti-irritação e anti-prurido

    Bálsamo relipidante

    LIPIKAR
    BAUME AP+M
    Saiba mais
  • La Roche Posay Body Care Lipikar Stick AP 15ml Irritation Scratching E
    Stick anti-comichão
    Para a pele atópica com tendência ao eczema
    Bebés Crianças Adultos
    Lipikar
    STICK AP+
    Saiba mais
  • Larocheposay ProductPage Eczema Lipikar Cleansing Oil AP 400ml 3337875
    Óleo Lavante
    Reconstituição lipídica
    Anti-prurido e anti-irritação
    Rosto e corpo
    LIPIKAR
    ÓLEO LAVANTE AP+
    Saiba mais

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é testada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou enfraquecida por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment formula protection product head

CONSERVAÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.