PELE EXTREMAMENTE SECA:
COMO TRATAR E PREVENIR

Article Read Duration 6 min. de leitura

A pele extremamente seca resulta de uma carência em lípidos protetores (óleos) na superfície da pele. Fica mais sensível e vulnerável às agressões externas, tornando-se irritada, vermelha, com rugas e sensação de desconforto.


Compreender como cuidar da sua pele, irá ajudá-la a ficar mais suave e com um aspeto visivelmente mais bonito:
• tome banho em água morna e com produtos de limpeza sem sabão
• hidrate regularmente a pele com hidratantes formulados para pele seca e sensível
• opte por fibras naturais na roupa e evite detergentes abrasivos
• elimine poeiras, ácaros e irritantes ambientais
• humedeça o ar da sua casa
• faça uma alimentação rica em ácidos gordos essenciais e antioxidantes

O que é a pele seca?

Uma erupção em pele seca resulta da carência de água e de lípidos na superfície da pele

A pele seca (nome médico: Xerose) caracteriza-se por uma carência de água e de lípidos na camada externa da pele, a epiderme. Em caso de carência de lípidos na superfície, a pele perde a sua capacidade de retenção da água – e acaba por secar, potenciando o aparecimento de erupções cutâneas causadas pela secura.

Neste caso, a camada camada externa de proteção da pele (também designada por barreira cutânea) deixa de cumprir eficientemente a sua função, permitindo que os agentes externos de irritação (poluição, partículas alergénicas, etc.) possam penetrar mais profundamente. A pele torna-se assim vulnerável e reativa, ficando irritada mais rápida e intensamente. Devido à elevada irritação, a pele seca pode ainda causar vermelhidão.

O resultado? A sua pele seca pode começar a mostrar alguns sintomas de desconforto que, se assim permanecer, sem que nada seja feito no sentido de o diminuir, podem afetar a sua qualidade de vida no dia a dia:

  • Rugosa ao toque
  • Menos macia
  • Sensação de repuxo
  • Comichão
  • Descamação
  • Rídulas ou rugas

A pele seca aparece com mais frequência na parte inferior das pernas, nos braços, nas mãos e no rosto. Não se trata de uma condição grave em si, mas pode tornar-se extremamente desconfortável. Além de que, sejamos sinceros, ninguém sonha em ter pele de crocodilo!

Existem ainda alguns aspetos realmente negativos – se não for tratada, a pele seca pode piorar e levar a complicações, incluindo descoloração da pele, eczema ou até celulite (infeção dos tecidos sob a pele). Os danos causados pelas rugas ou por um coçar excessivo também podem abrir a sua pele a infeções secundárias.

Quais são os fatores desencadeadores da pele extremamente seca?

A maioria dos fatores que levam a erupções em pele seca são externos. No entanto, existem fatores internos a ter em consideração

Qualquer pessoa pode ter pele seca. Contudo, existem inúmeros fatores do dia a dia que podem agravar a pele seca:

  • Tempo frio: quando o ar está frio e seco, muitas pessoas sofrem de pele escamosa, sendo a sua manifestação conhecida por "comichão do inverno". As erupções cutâneas na pele seca resultantes do tempo frio, e também seco, podem ainda causar vermelhidão.
  • Ar seco: Quer viva no meio do deserto ou tenha o aquecimento central sempre ligado, um baixo índice de humidade irá sempre secar a sua pele. Muitos escritórios têm um baixo índice de humidade devido ao ar condicionado sempre ligado. Também o ar nos aviões é consideravelmente seco.
  • Água: Parece uma loucura, certo? A água seca a pele? A bem dizer, não é a água per se, é demasiada água. O contacto prolongado com a água irá remover os óleos naturais que hidratam e protegem a sua pele. Banhos demorados, nadar com frequência em piscinas com cloro e lavar as mãos repetidamente (por exemplo, se for cabeleireiro ou cuidar de uma criança, as mãos serão particularmente sobre-expostas à água) são atos que podem secar a pele.
  • Desidratação: Os dias quentes do verão, trabalhar fora com muita intensidade, correr grandes distâncias, uma dor de estômago forte...são todos fatores que fazem com que o seu corpo possa ficar desidratado. E a desidratação irá afetar todos os órgãos do seu corpo, incluindo a sua pele. Se estiver muito desidratado, procure imediatamente cuidados médicos.
  • Sabão áspero e produtos de cuidados da pele agressivos: o sabão é um emulsionante. Por outras palavras, uma substância concebida para eliminar os óleos. Isso é ótimo se tiver as mãos gordurosas depois de comer asas de frango, mas não é tão útil se tentar manter o equilíbrio natural dos lípidos (óleos) na pele. Do mesmo modo, os produtos de cuidados para a pele com álcool irão secar a sua pele, deixando-a ressequida, péssima.
  • Certos medicamentos: alguns medicamentos irão secar a sua pele. Exemplos comuns incluem a isotretinoína (Accutane), que é especificamente prescrita para secar a pele oleosa, diuréticos (comprimidos de água) e estatinas para controlar o colesterol. Se achar que está a acontecer, fale com o seu médico.
  • Idade: A má notícia é que a maior parte de nós passa a ter a pele mais seca com a idade. A boa notícia é que existem produtos peritos para pele seca e sensível para ajudar a manter a pele extremamente seca e sensível hidratada, macia e com uma sensação de conforto.

Dicas para tratar a pele seca com a marca parceira dos dermatologistas

Dicas úteis de dia a dia para prevenir erupções cutâneas na pele seca

Eis algumas sugestões La Roche-Posay para poder sentir a sua pele macia e confortável:

 

Lave sem esfregar a pele

  • Opte por um duche rápido e em água morna em vez de um banho
  • Se não consegue viver sem o banho, certifique-se de que a água não está demasiado quente (inferior a 37 °C) e não fique mais do que 10 minutos
  • Utilize um gel de banho suave ou um produto de limpeza líquido enriquecido em lípidos para neutralizar a água dura
  • Enxague cuidadosamente a pele e seque-a dando pequenas pancadinhas com uma toalha macia, sem a friccionar
  • Aplique cremes e loções hidratantes enquanto a pele ainda estiver húmida

LIPIKAR Syndet AP+ de La Roche-Posay é um gel lavante cremoso para o corpo ultra suave. O nosso LIPIKAR Surgras é um sabonete sem sabão enriquecido em lípidos. Se gosta das texturas em óleo, experimente LIPIKAR Huile Lavante , um óleo de limpeza para pele extremamente seca. Estes três produtos são todos adequados para toda a família, incluindo bebés.

 

Hidrate a pele seca de manhã, durante a tarde e à noite

É essencial hidratar diariamente a pele para prevenir e reduzir a frequência e intensidade das irritações ou vermelhidões causadas pela pele seca. Leve consigo um pequeno frasco de creme hidratante, para que possa manter a sua pele hidratada ao longo do dia.

Certifique-se de escolher um produto:

  • hipoalergénico e que respeita as necessidades da pele seca e sensível
  • fácil e agradável de aplicar, para poder utilizá-lo diariamente
  • hidratante, restaurador de lípidos e suavizante.

Tente utilizar produtos com diferentes texturas consoante a estação:

O leite corporal LIPIKAR Lait e o bálsamo hidratante LIPIKAR Baume AP+ são hidratantes ricos e espessos para usar à noite ou no inverno.
LIPIKAR Gel-Fluide é um hidratante de textura leve, adequado para usar durante o dia ou no verão.

 

Vestuário confortável

Tendo em conta o contacto direto da nossa roupa com a pele, ao longo de todo o dia, a escolha de vestuário tem um papel importante no seu bem-estar:

  • as roupas naturais, em algodão macio ou mesmo em seda, são respiráveis e não irritantes
  • Os tecidos sintéticos podem contribuir para um aumento da transpiração, aumentando também deste modo a comichão
  • Evite a lã em contacto direto com a pele: é demasiado áspera e pode causar comichão
  • No inverno, use luvas e cachecóis para proteger as áreas expostas do frio e do ar seco
  • Use sempre luvas de borracha ao lavar ou usar produtos de limpeza doméstica
  • Quando lavar a roupa, utilize um detergente sem fosfatos. Evite usar amaciador e certifique-se de enxaguar devidamente.

Nos meses de inverno, os pés e as mãos podem sofrer muito. Para maior conforto e proteção, aplique LIPIKAR Xerand o nosso creme suavizante e não gorduroso de reparação das mãos.

 

Dicas de limpeza para minimizar a pele seca

Reduza ao mínimo o risco de irritação purificando o seu ambiente:

  • Limpe o pó e aspire com frequência para eliminar a poeira e os ácaros
  • Não sobreaqueça o seu quarto (abaixo de 19 °C)
  • Ventile as divisões diariamente, tanto no inverno como no verão
  • Evite divisões húmidas com mofo

 

Aumente a humidade nas divisões

Especialmente quando o seu aquecimento está ligado no inverno, coloque um ou dois humidificadores simples distribuídos pela casa para estimular o teor de humidade no ar e evitar erupções de pele seca.

 

Alimente a sua pele

Trate da sua pele extremamente seca e sensível com uma alimentação saudável, rica em ácidos gordos essenciais e vitaminas A, C e E, particularmente conhecidas pela sua ação antioxidante. Certifique-se de que consome uma quantidade suficiente desses nutrientes seguindo a regra de cinco frutas e legumes por dia e integrando peixes gordos ou frutos de casca à sua alimentação.

VERDADEIRO
OU FALSO

AS ERUPÇÕES DE ECZEMA PODEM
SER PROVOCADAS PELO STRESS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Não sabemos ainda explicar os porquê, mas os peritos reconheceram que as emoções, os choques e o stress podem ter um papel importante no desencadear de crises de eczema. Contudo, também se sabe que a dermatite atópica é uma doença genética. Se o stress é um desencadeador para si, foque-se em técnicas de gestão de stress, tais como a atenção plena e a meditação.
Saiba mais

A ALIMENTAÇÃO
PODE AGRAVAR O ECZEMA?

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Certos alimentos podem atuar como desencadeadores do eczema e provocar erupções. Se considera que a alimentação pode ser um fator agravante do eczema para si ou o seu filho, consulte um médico, já que o especialista poderá realizar análises ao sangue e testes cutâneos por picada para saber se é alérgico(a) a diversos alimentos (os suspeitos mais comuns são os amendoins, o leite, a soja, o trigo, o peixe e os ovos).
Saiba mais

A DERMATITE ATÓPICA
DESAPARECE AO LONGO DO TEMPO.

VERDADEIRO e FALSO Verdadeito ou falso resposta certa

Dependendo da criança, a dermatite atópica pode durar entre alguns meses a alguns anos. Metade das crianças com eczema atópica em bebé, deixam de viver com a condição a partir dos cinco anos de idade. Em certos casos, o eczema atópico persiste na idade adulta, mas é impossível de prever. Embora não exista uma cura definitiva para o eczema, é possível controlá-lo com o tratamento certo.
Saiba mais

A DERMATITE ATÓPICA
PODE SER CONTAGIOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

A dermatite atópica ou eczema é doença genética e não é de todo contagiosa. O tratamento para os sintomas de dermatite atópica baseia-se em substitutos do sabão, emolientes e corticosteroides tópicos.
Saiba mais

DESCUBRA OS OUTROS
PRODUTOS DA GAMA

LIPIKAR é a gama número 1 da Europa em produtos de higiene e de cuidados corporais para pele sensível, muito seca e com tendência a eczema, que oferece produtos adequados para toda a família, desde recém-nascidos a seniores. 
  • La Roche Posay ProductPage Eczema Lipikar Syndet AP 400ml 333787553731
    Anti-irritação
    Anti-prurido
    Gel-creme de duche ultra-suave
    Rosto e corpo
    LIPIKAR
    SYNDET AP+
    Saiba mais
  • La Roche Posay ProductPage Eczema Lipikar Surgras 400ml 3433422408586
    Creme de duche concentrado
    Anti-secura
    Rosto e corpo
    LIPIKAR
    SURGRAS
    Saiba mais
  • Larocheposay ProductPage Eczema Lipikar Cleansing Oil AP 400ml 3337875
    Óleo Lavante
    Reconstituição lipídica
    Anti-prurido e anti-irritação
    Rosto e corpo
    LIPIKAR
    ÓLEO LAVANTE AP+
    Saiba mais
  • La Roche Posay Body Care Lipikar Lait 400ml 3337875552127 Front
    Anti-secura
    Reabastecimento de lípidos
    Loção para o rosto e para o corpo
    LIPIKAR
    LEITE
    Saiba mais

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é testada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou enfraquecida por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment formula protection product head

CONSERVAÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.