ECZEMA

A dermatite atópica ou eczema atópico é um problema de pele com prurido que é muito comum em bebés e crianças. Na realidade, falamos de uma taxa entre 15 e 20% de crianças com menos de 7 anos que sofrem de eczema – um número que disparou nos últimos 30 anos. Em 50% dos casos, a dermatite atópica resolve-se aos 5 anos de idade, mas pode persistir na adolescência e na vida adulta.*

*Fonte: CHU Nantes, unidade de oncologia e dermatologia, especialização em dermatite atópica, abril de 2015

AS SUAS PERGUNTAS
AS NOSSAS RESPOSTAS

1 quote-marks

O eczema é contagioso?

Não! O eczema consiste numa condição atópica (alérgica) transmitida entre gerações e que afeta, principalmente, os bebés e as crianças. Não é possível alguém "apanhar" eczema.

Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Qual é o aspeto do eczema?

Nos bebés, o eczema causa placas vermelhas de descamação rugosa, particularmente nas bochechas e queixo. Em crianças e adultos, as placas aparecem essencialmente no pescoço e nas dobras de pele - em torno dos cotovelos, pulsos e atrás dos joelhos. As placas do eczema podem ser agravadas ou até sangrar, pelo ato de coçar.

Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como posso acabar com o eczema?

A base do tratamento do eczema são os cremes corticosteroides durante as crises agudas (privilegiando os de menor potência possível, e nunca no rosto) e um tratamento de manutenção com produtos substitutos do sabão para limpeza e a aplicação regular de cremes emolientes.  

 

 

Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O eczema é uma alergia?

O eczema não é uma alergia, é uma doença atópica. Está associado a alergias e outras doenças atópicas, como a asma e a rinite. No eczema, a barreira protetora da pele está enfraquecida, permitindo que alergénios e agentes irritantes penetrem, resultando em prurido, secura, descamação, etc.

 


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como é que o eczema se transmite?

O eczema é uma doença genética hereditária. A pele fica seca com a barreira enfraquecida contra alergénios e agentes irritantes que penetram na pele e causam processos de inflamação. O eczema pode ser desencadeado pelos ácaros do pó.

 


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Qual é a diferença entre o eczema e a psoríase?

A psoríase provoca manchas espessas, vermelhas e escamosas na pele, normalmente nos cotovelos e nos joelhos. A comichão não é dos principais sintomas. O eczema também provoca manchas vermelhas. No entanto, não costumam ser tão espessas. Geralmente, aparecem nas dobras do pescoço, cotovelos e joelhos (ou no rosto, no caso dos bebés). No eczema a sensação de comichão é intensa e pode resultar em marcas de coçar visíveis e pele lesada.

Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O que causa os surtos de eczema?

Pele extremamente seca (no inverno ou devido a lavagens corporais agressivas), bem como irritantes ambientais e alérgenos. O suor é outro dos principais desencadeadores de eczema após o exercício físico ou durante a noite, assim como o stress.

 

 

Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O eczema causa comichão?

Sim! A comichão, ou prurido, é um dos principais sintomas do eczema. No entanto este sintoma pode ser prevenido através da utilização de substitutos do sabão e da aplicação de cuidados emolientes duas vezes por dia.

 


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O que provoca o eczema nos bebés?

O eczema é uma condição hereditária. A pele fica vulnerável e aberta a ataques de alergénios e agentes irritantes que a deixam seca e com comichão. Aparece frequentemente nas bochechas, queixo e dobras. A maior parte das crianças supera o eczema em idade escolar, no entanto, pode persistir até idade adulta.

 

 

Saiba mais

Gostou desta resposta?

VERDADEIRO
OU FALSO

A DERMATITE ATÓPICA
PODE SER CONTAGIOSA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

A dermatite atópica ou eczema é uma doença genética e não é de todo contagiosa. O tratamento para os sintomas de dermatite atópica baseia-se em substitutos do sabão, emolientes e corticosteroides tópicos.
Saiba mais

A ALIMENTAÇÃO
PODE AGRAVAR O ECZEMA?

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Certos alimentos podem atuar como desencadeadores do eczema e provocar erupções cutâneas. Se considera que a alimentação pode ser um fator agravante do eczema para si ou para o seu filho, consulte um médico, já que o especialista poderá realizar análises ao sangue e testes de picada para saber se é alérgico(a) a diversos alimentos (os suspeitos mais comuns são os amendoins, o leite, a soja, o trigo, o peixe e os ovos).
Saiba mais

COÇAR O ECZEMA
FAZ PARAR A COMICHÃO.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

O ato de coçar desencadeia o ciclo vicioso da atopia: as unhas lesionam a pele já frágil, permitindo a penetração de mais alergénios e agentes irritantes, o que origina uma maior vontade de coçar e lesiona ainda mais a pele. LIPIKAR Baume AP+ repõe os lípidos na superfície da pele, ajudando a espaçar as crises e a reduzir para metade a vontade de acabar com a comichão durante a noite.
Saiba mais

A DERMATITE ATÓPICA
DESAPARECE COM O TEMPO.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Dependendo da criança, a dermatite atópica pode durar entre alguns meses a alguns anos. Metade das crianças com eczema atópico em bebés ficam curadas por volta dos cinco anos de idade. Em certos casos, o eczema atópico persiste na idade adulta, mas isso é impossível de prever. Embora não exista cura definitiva para o eczema, é possível controlá-lo com o tratamento adequado.
Saiba mais

O QUE É
O ECZEMA?

Mas o que é exatamente a dermatite atópica ou o eczema atópico? É uma condição em que a pele não segrega lípidos superficiais suficientes (hidratantes naturais da pele), ou seja, está "constitucionalmente" seca. Como resultado, alguns alergénios e agentes irritantes – tais como detergentes agressivos ou ácaros domésticos – podem penetrar na pele, provocando comichão e inflamação. 

Qual é o aspeto do eczema? O eczema atópico causa comichão e frequentemente manchas vermelhas na pele com aspeto inflamado. Nos bebés, ocorre muitas vezes no rosto e, nas crianças mais crescidas, surge nas dobras da pele à volta dos cotovelos, pulsos e joelhos.

ECZEMA
E ATOPIA

O eczema também é conhecido como "dermatite atópica" ou "eczema atópico" porque está associado a uma condição chamada atopia. As pessoas com pele atópica têm uma predisposição genética para desenvolver alergias. O eczema anda frequentemente de mãos dadas com outras doenças "atópicas" ou "alérgicas" como a febre dos fenos e a asma, a par das alergias alimentares. Tal como o eczema, a prevalência da atopia está a aumentar acentuadamente. Em 1960, a atopia afetava 5 a 10% da população, enquanto atualmente esse número ronda os 10 a 20%.

O ECZEMA ATÓPICO
E A QUALIDADE DE VIDA

O eczema atópico é mais do que um simples problema de pele, já que a comichão crónica (prurido) pode tornar-se extremamente incomodativa e causar distrações. Por exemplo, na escola, a comichão constante pode afetar a capacidade de concentração do seu filho. À noite, a comichão e o coçar podem dificultar o sono, causando muita frustração e ansiedade tanto nas crianças como nos pais!

Felizmente, pode encontrar ajuda especializada na sua farmácia. Deslize para conhecer as melhores soluções (e os truques de estilo de vida) que podem ajudar rapidamente a aliviar a pele atópica, deixando-a confortável e sem comichão.

Nas subsecções abaixo, encontrará também informação sobre o que causa o eczema atópico e sobre como preveni-lo, bem como uma secção dedicada ao eczema atópico em bebés e crianças, que explica como gerir a atopia na escola, durante o desporto e na hora de dormir.

ícone ponto de interrogação

Sabia
que...?

DidYouKnow_Desktop_1

De todas as doenças, a atopia é a condição com o 2.º maior impacto na qualidade de vida, sobretudo devido ao seu efeito na perda de sono.

Saiba mais

Fonte: A comparative study of impairment of quality of life in children with skin disease and children with other chronic childhood diseases. P.E. Beattie* and M.S. Lewis-Jones. Department of Dermatology, Ninewells Hospital, Dundee DD1 9SY, U.K.*Royal Hospital for Sick Children, Yorkhill, Glasgow, U.K.

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment formula protection product head

CONSERVAÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais

A tolerância dos nossos produtos é testada na pele mais sensível:

reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou enfraquecida por tratamentos oncológicos.

CAROS
LEITORES

As informações aqui apresentadas destinam-se unicamente a fins educativos gerais e não devem, em circunstância alguma, substituir o aconselhamento médico. Deverá sempre dirigir-se a um profissional de saúde qualificado, caso tenha qualquer questão médica.