PELE ALÉRGICA, PELE SENSÍVEL E PELE REATIVA
QUAL É A SUA?

duration time 7 min. de leitura

A pele sensível, reativa e com tendência alérgica apresenta, cada uma delas, o seu próprio conjunto de características únicas. A única coisa que têm em comum são as erupções cutâneas e as reações em resposta a produtos inadequados com alergénios e substâncias irritantes. A nossa gama líder para todos estes tipos de pele é Toleriane Ultra de La Roche-Posay, a marca especializada em pele sensível e parceira dos dermatologistas. Sem perfume, conservantes, lanolina nem álcool, Toleriane Ultra oferece uma hidratação imediata para suavizar e apaziguar a pele.

O QUE CONSTITUI
UMA REAÇÃO ALÉRGICA NA PELE?

O que é uma pele alérgica?

Existem vários tipos de pele alérgica. A alergia na pele mais comum chama-se dermatite de contacto. Isto ocorre depois de a sua pele entrar em contacto com algo a que é alérgico(a) (um alergénio). Este tipo de alergia na pele ocorre 24 a 48 horas após o contacto com o alergénio.

Qual é a aparência da pele alérgica?

Uma erupção cutânea alérgica pode assumir muitas formas, incluindo vermelhidão, inchaço, bolhas e secreção. O primeiro sintoma que vai notar é uma comichão intensa. Esta erupção cutânea alérgica pode demorar semanas a passar.

O que causa alergia na pele?

A alergia na pele é causada pelo contacto com substâncias alergénicas presentes no seu ambiente, joias, cosméticos, detergentes em pó, etc. Os suspeitos mais comuns são produtos cosméticos inadequados (perfumes, conservantes, extratos de plantas), ácaros domésticos e determinados metais, como o níquel. 

O que posso fazer em relação à pele alérgica?

Se tem uma erupção cutânea alérgica, o primeiro passo é descobrir o que causa a alergia. Em muitos casos, as reações alérgicas na pele do rosto devem-se a ingredientes de cosméticos inadequados (não se esqueça: os produtos "biológicos" ou "naturais" também podem causar alergias na pele). Deverá consultar um alergologista que possa realizar testes epicutâneos para descobrir a causa da alergia. Quando souber o que lhe está a causar alergia na pele, é importante eliminar esse alergénio das suas opções cosméticas e da sua rotina diária.

Saiba mais sobre como cuidar das alergias de pele.

CUIDADOS DA PELE ADEQUADOS
PARA PELE COM TENDÊNCIA ALÉRGICA

Se os cremes para a pele lhe provocam muitas vezes urticária ou outro tipo de erupção cutânea alérgica, deverá ser muito específico(a) nas suas escolhas de cuidados para a pele.

Cuidado de limpeza para pele alérgica

 

Para limpar a pele propensa a alergias, opte por um produto de limpeza em doses únicas estéreis para o rosto e os olhos, como o Desmaquilhante TOLERIANE Ultra. O formato de doses individuais estéreis evitará que o produto de limpeza fique contaminado. Em alternativa, poderá usar um leite de limpeza suave como o Fluido TOLERIANE Dermo-Nettoyant. É fundamental que o seu produto de limpeza contenha uma fórmula hipoalergénica

 

Após a limpeza, vaporize o rosto com ÁGUA TERMAL LA ROCHE-POSAY para refrescar e apaziguar a pele. Proveniente do principal centro europeu de dermatologia termal, onde milhares de pacientes com doenças de pele inflamatórias são tratados todos os anos, esta água milagrosa é naturalmente anti-irritante, suavizante e apaziguante.

Hidratante para pele com tendência alérgica

Para hidratar a pele com tendência alérgica, necessita de um creme barreira apaziguante formulado com o mínimo de ingredientes. TOLERIANE Ultra contém apenas 15 ingredientes, sendo uma das fórmulas mais minimalistas do mercado. Incorpora ingredientes ativos intensamente suavizantes, incluindo 10% de Água Termal apaziguante e antioxidante de La Roche-Posay. Ao fortalecer a barreira protetora da pele, TOLERIANE Ultra hidrata, reforça e melhora a resistência da pele.

TOLERIANE Ultra é recomendado por dermatologistas como sendo bem tolerado até mesmo em peles com tendência alérgica, tendo sido testado em pessoas com alergias. A fórmula hipoalergénica de TOLERIANE Ultra, sustentada por sólidos testes clínicos, fez com que a gama de cuidados da pele obtivesse o selo de aprovação da Allergy UK e de muitas outras entidades como a AFPRAL em França e a associação alemã de Alergias e Asma.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PELE SENSÍVEL
E PELE ALÉRGICA?

Ao contrário de uma alergia na pele que provoca uma erupção cutânea visível, a pele sensível raramente apresenta sinais visíveis. As pessoas com pele sensível sentem repuxamento, formigueiro, ardor e picadas, quer de forma continuada quer em resposta a fatores desencadeadores internos e externos, sendo que esses fatores não são alergénios específicos.

 

Quais são os fatores desencadeadores da pele sensível?

Os sintomas de pele sensível podem ser desencadeados por:
1) Fatores externos: poluição, oscilações de temperatura, alterações no pH da pele, exposição aos raios UV, produtos cosméticos inadequados.
2) Fatores internos: stress, emoções fortes, alterações hormonais.

 

Qual é a principal causa da pele sensível?

Mais de metade da população sofre de pele sensível1, mas esta problemática continua a ser um mistério médico. Pensa-se que a pele sensível seja causada por uma maior sensibilidade ao nível das terminações nervosas da pele, fazendo-as disparar sinais de dor em resposta a estímulos inofensivos.

 

Existe um teste para a pele sensível?

O teste para pele sensível é um "diagnóstico de exclusão". Por outras palavras, o médico irá descartar patologias de pele, como alergia cutânea, dermatite atópica (eczema) e psoríase. Os dermatologistas podem testar a sensibilidade da pele aplicando sobre ela uma substância chamada capsaicina ou ácido láctico para observar se ocorrem as tão familiares sensações de repuxamento, ardor e picadas.

Se lhe parece que a sua pele reage a fatores desencadeadores específicos, é possível que tenha uma pele reativa.

 

COMO DEVO CUIDAR
DA MINHA PELE SENSÍVEL?

Tendo em conta que uma das causas dos sintomas de pele sensível é a aplicação de cosméticos inadequados, deve ser muito criterioso(a) ao escolher uma rotina de cuidados apropriada para a pele sensível.

Cuidado de limpeza para pele sensível

Ao escolher um produto de limpeza para pele sensível, deverá recorrer às seguintes opções:

  • Produtos de limpeza sem enxaguar como águas micelares, que removem a poluição e as impurezas sem agredir a barreira protetora da pele.
  • Produtos de limpeza de elevada tolerância em embalagens estéreis de dose única como o Desmaquilhante Toleriane Ultra.
  • Leites de limpeza delicados testados em pele ultrassensível como o Fluido TOLERIANE Dermo-Nettoyant.

Após a limpeza, vaporize generosamente ÁGUA TERMAL LA ROCHE-POSAY [EAU THERMALE], naturalmente apaziguante, sobre o rosto, o pescoço e o decote. Isto irá instantaneamente refrescar e aliviar a pele sensível.

Hidratante para pele sensível

A pele sensível necessita de um creme barreira intensamente suavizante e apaziguante que a proteja dos desencadeadores externos e das sensações desagradáveis de repuxamento e formigueiro, juntamente com sinais de secura e vermelhidão ocasional.

Quando a pele é sensível, é necessário não só reparar a sua barreira cutânea (a película oleosa que protege a superfície) mas também preservar a sua barreira microbiana, a barreira viva invisível constituída por bactérias benéficas que protege naturalmente a pele, reduzindo a sua sensibilidade. É aqui que os hidratantes prebióticos como TOLERIANE Sensitive são particularmente úteis. Hidrata durante 48 horas, repara e protege a dupla barreira cutânea, suaviza e apazigua instantaneamente a irritação na pele.

1Taieb, C., Auges, M., Georgescu, V., Perez Cullell, N. & Miséry, L. Sensitive skin in Brazil and Russia: an epidemiological and comparative approach. Eur. J. Dermatol. EJD 24, 372–376 (2014).

PELE REATIVA:


UMA ENTIDADE DISTINTA DA PELE SENSÍVEL

A diferença entre pele alérgica e pele sensível é bastante óbvia, uma vez que a primeira origina frequentemente erupções cutâneas graves visíveis, enquanto a segunda se manifesta através de sensações desagradáveis, muitas vezes sem sintomas visíveis. A diferença entre pele sensível e pele reativa ou intolerante é mais subtil.

Enquanto a pele sensível se manifesta através de sensações desagradáveis (repuxamento, prurido, ardor ou picadas) que podem tornar-se permanentes, a pele reativa "reage", mas temporariamente. Sente-se o mesmo desconforto, mas apenas em resposta a estímulos específicos. Por último, além do desconforto, a pele reativa tende a ficar vermelha, enquanto a pele sensível geralmente não apresenta alterações visíveis.

Quais são os fatores desencadeadores da pele reativa?

Tal como no caso da pele sensível, os principais fatores que desencadeiam a pele reativa podem ser divididos em externos e internos: Poluição, utilização de produtos inadequados para a pele, oscilações de temperatura, vento. Comida condimentada, álcool, stress, emoções fortes

COMO CUIDAR
DA PELE REATIVA

A pele reativa é propensa a irritações, muitas vezes causadas por ingredientes de cosméticos inadequados. Por isso, deve adotar o lema "menos é mais" no que diz respeito aos cuidados para a pele reativa. Evite extratos de plantas exóticas ou ingredientes antienvelhecimento agressivos. Em vez disso, opte por fórmulas minimalistas especificamente criadas para peles sensíveis e reativas.

Cuidado de limpeza para pele reativa

Para limpar todas as impurezas e agentes irritantes da pele reativa, opte por uma água micelar suave ou por um leite de limpeza concebido para minimizar a possibilidade de reações cutâneas como o Fluido TOLERIANE Ultra Dermo-Nettoyant.

À semelhança da pele sensível, finalize a sua rotina de limpeza com uma leve vaporização de ÁGUA TERMAL LA ROCHE-POSAY [EAU THERMALE] refrescante e apaziguante.

Hidratante para pele reativa

No caso da pele reativa, os aditivos encontrados em alguns produtos cosméticos podem provocar reações cutâneas como vermelhidão ou picadas, sensações de ardor e prurido. TOLERIANE Ultra não contém perfume, corantes, lanolina nem álcool. Aplique generosamente para aliviar imediatamente até a pele mais reativa.

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE PELE SENSÍVEL,
REATIVA E ALÉRGICA?

Os seus sinais, causas e soluções

Tipo de pele Pele sensível Pele reativa Pele alérgica
O que o seu dermatologista observa: Nada, a pele tem uma aparência normal Ligeira vermelhidão Vermelhidão, inchaço, secreção, bolhas…
O que você sente: Ardor, repuxamento, formigueiro, comichão ligeira, sensação de ruborização Comichão intensa
Onde: Rosto, pescoço e decote Rosto, pescoço e decote Rosto e corpo
Quando: Os sintomas são de curta duração após exposição a um desencadeador interno ou externo Os sintomas ocorrem 24 a 48 horas após o contacto com o alergénio e a erupção cutânea pode demorar várias semanas a desaparecer
Fatores desencadeadores Comida condimentada, álcool, stress, emoções fortes Contacto com alergénios como perfumes, conservantes e extratos de plantas presentes em cosméticos inadequados
Solução Adote uma rotina de cuidados da pele adaptada à pele sensível. Na medida do possível, evite fatores desencadeadores. Opte por cuidados da pele que tenham sido testados em pele sensível e reativa e que sejam recomendados por dermatologistas. Consulte um alergologista para determinar exatamente aquilo a que é alérgico(a) e, assim, eliminar esse alergénio da sua alimentação, ambiente, cosméticos, etc.

VERDADEIRO
OU FALSO

OS FRUTOS E OS LEGUMES
NUNCA CAUSAM ALERGIAS.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Determinados frutos e legumes contêm níveis elevados de compostos chamados salicilatos (relacionados com a aspirina). Nos indivíduos sensíveis aos salicilatos, os alimentos ricos nestes compostos podem, na realidade, agravar os sintomas alérgicos como a febre dos fenos, asma, eczema e reações cutâneas.
Saiba mais

AS RECEITAS CASEIRAS ESTÃO PROIBIDAS
PARA AS PELES SENSÍVEIS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Por mais divertido que seja invadir os armários da cozinha e fazer os seus próprios tratamentos de pele, esta é a receita perfeita para desencadear reações se tiver uma pele alérgica. Na verdade, muitos ingredientes naturais podem ser altamente irritantes.
Saiba mais

NÃO TOMAR BANHO É A MELHOR
POLÍTICA PARA PELES ALÉRGICAS.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Se não se lavar no final do dia, está a deixar alergénios e agentes irritantes como o pólen e a poluição em contacto com a sua pele durante toda a noite. Estes podem interferir com a função de barreira da pele e causar irritação.
Saiba mais

O SEU PINCEL DE MAQUILHAGEM
PODE PROVOCAR-LHE ALERGIAS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Os pincéis e aplicadores de maquilhagem podem ser verdadeiras armadilhas de pó e alergias, pelo que necessitam de ser lavados regularmente. Lave os seus pincéis com um sabão hipoalergénico ou com um detergente específico para pincéis de maquilhagem para uma limpeza perfeita.
Saiba mais
ícone ponto de interrogação

Sabia
que...?

DidYouKnow_Desktop_1

Se não for tratada corretamente, a pele sensível tem 2 a 5 vezes mais probabilidades de desenvolver alergias diagnosticadas clinicamente*.

Saiba mais

* Fonte: FARAGE 2008 British Association of Dermatologists. British Journal of Dermatology 2008 159, pp231–266

TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA ISSO

TOLERIANE é uma gama de produtos concebidos para hidratar, apaziguar e proteger a pele sensível ou com tendência alérgica.

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.