O que é o Melasma facial?
Também conhecido como cloasma, esta condição é uma forma de hiperpigmentação na qual as manchas na pele surgem com mais frequência na região do rosto. As zonas centrais da cara, incluindo nariz, lábio superior e queixo, tendem a ser as mais afetadas pelo problema.
Estas manchas apresentam normalmente um formato irregular e tendem a aparecer simetricamente em ambos os lados do rosto. O problema é mais comum em mulheres (cerca de 90% dos casos de melasma) e em pessoas com tonalidade de pele mais escura.
Hoje vamos falar sobre este problema de pigmentação, sobre as suas principais causas e sobre os produtos para o melasma que podemos utilizar.
Porque é que estas manchas aparecem na pele?
Não se sabe exatamente quais as razões que causam o aparecimento do melasma na pele. Ainda assim, sabe-se que fatores genéticos e a exposição solar (à radiação UV) podem levar ao seu aparecimento.
Além disso, o aparecimento de manchas hormonais também é comum, sendo que o uso de anticoncecionais, de alguns produtos cosméticos ou a toma de alguns medicamentos, podem potenciar o aparecimento desta hiperpigmentação. O melasma na gravidez também é uma situação que ocorre frequentemente.
Quais são as causas para o melasma no rosto?
O melasma no rosto é o tipo de melasma mais comum, que pode ser justificado por ser uma região corporal com maior exposição solar.
A radiação ultravioleta tem um efeito cutâneo de estimulação dos melanócitos, a partir dos quais se produz a melanina (substância responsável pelos pigmentos de cor). Esta é a razão pela qual as áreas mais expostas estão mais sujeitas ao aparecimento das manchas, tornando o melasma facial mais frequente.
Rotinas diárias de tratamento do melasma
O melhor cuidado para o melasma, é ter uma rotina de limpeza, correção e proteção adequada. Existem vários produtos no mercado, baseados em estudos e testes cosméticos intensivos, que oferecem soluções para este problema. A La Roche-Posay dispõe, com os produtos que destacaremos a seguir, de uma rotina diária adequada para quem sofre desta condição.
Gel de Limpeza de Rosto Antimanchas Mela B3
O Gel de Limpeza Mela B3 é uma excelente forma de começar uma rotina de cuidados para o melasma. Este gel de limpeza de rosto, com ingredientes ativos e métodos eficazes no combate à hiperpigmentação, tem uma ação antimanchas e um efeito micropeeling, que ajuda a uniformizar o tom de pele.
Um dos princípios ativos presentes com eficácia comprovada, é o melasyl, que atua com a niacinamida (uma forma da vitamina B3 solúvel em água) e com o PHA, um ativo esfoliante que promove o micropeeling e ajuda na renovação cutânea.
A limpeza do rosto com produtos adequados, contribui para purificar a pele, ajudar a reduzir as manchas e a uniformizar o tom da mesma. Deve ser utilizado duas vezes ao dia (de manhã e à tarde, massajando suavemente em movimentos circulares e enxaguando de seguida). Esta utilização tem uma ação prolongada, ajudando também a evitar o reaparecimento do melasma.
Sérum Antimanchas Mela B3
O segundo passo deste tratamento seria com o Sérum Antimanchas Mela B3, um sérum concentrado com niacinamida e melasyl, com ação antimanchas e antirreaparecimento. O produto tem ainda retinol, uma molécula que corrige as rugas e ajuda a combater o envelhecimento.
Este produto tem uma grande concentração dos ativos essenciais no combate à hiperpigmentação, evitando a produção excessiva de melanina e evitando o surgimento (ou reaparecimento) das manchas na pele. Assim, reduz as manchas cutâneas, uniformiza o tom da pele e ajuda a tratar o melasma. O produto deve ser colocado de manhã e/ou à noite, após a limpeza da pele, sendo aplicado (2 a 3 gotas) no rosto e pescoço. Depois, poderá aplicar um creme hidratante.
Corretor Antimanchas Mela B3 SPF 30
O Corretor Mela B3 Antimanchas com SPF 30 é um creme para o melasma com proteção solar. Ao proteger o rosto do sol, com um índice de FPS30, este produto para o melasma tem uma ação preventiva e corretiva, protegendo o rosto do aparecimento ou ressurgimento das manchas na cara.
O Melasyl, o niacinamida e o mexoryl são os ingredientes principais deste corretor e contribuem para combater a pigmentação excessiva, para suavizar a pele e criar um efeito barreira, protegendo a pele dos raios UV. Adequado mesmo para pele sensível, o produto tem eficácia comprovada na redução das manchas e na prevenção do seu reaparecimento. Deve ser aplicado de manhã, após a limpeza do rosto e a aplicação do sérum, utilizando uma quantidade equivalente a uma amêndoa.
Em suma, o melasma surge sob a forma de manchas, principalmente no rosto e pode derivar de fatores ambientais ou hormonais. Consultar um especialista em dermatologia e procurar um cuidado para o melasma pode ser um passo importante para atenuar o problema. Além disso, é fundamental destacar a importância do uso diário de protetores solares de qualidade para prevenir o melasma, evitando a exposição solar direta.