HIPERPIGMENTAÇÃO:
O QUE É?

duration time 3 min. de leitura

EXCESSO DE MELANINA

Em termos dermatológicos, a hiperpigmentação é o desenvolvimento de uma mancha de pele mais escura do que a pele circundante. É causada pelo excesso de volume e distribuição irregular de melanina. A acumulação de melanina pode resultar na formação de marcas coloridas na superfície da pele. Estas manchas escuras localizam-se principalmente no rosto, decote e costas das mãos e são, geralmente, inofensivas e estão associadas ao envelhecimento cutâneo.

O QUE CAUSA A 
HIPERPIGMENTAÇÃO?

CAUSAS VARIADAS

Vários fatores podem ser responsáveis pelo aparecimento de manchas castanhas.

Exposição solar
As manchas solares ou lentigos solares formam-se devido à exposição direta e prolongada aos raios UV. Podem surgir com a idade.

Envelhecimento
As chamadas manchas de idade são comuns a partir dos quarenta anos. São causadas pelo stresse oxidativo e por alterações no metabolismo da pele e dos melanócitos.

Hormonas
As pílulas contracetivas e certos medicamentos que afetam o equilíbrio hormonal do corpo podem causar a formação de manchas escuras após a exposição ao sol. A atividade hormonal também pode conduzir ao aparecimento de uma máscara de gravidez, que afeta certas mulheres grávidas (antes e/ou após o nascimento).

COMO EVOLUEM
AS MANCHAS ?

UM IMPORTANTE AVANÇO NA COMPREENSÃO DAS MANCHAS E DO IMPACTO NA QUALIDADE DA TEZ

Graças a um ambicioso projeto de investigação, os Laboratórios L'Oréal encontraram novas evidências que confirmam que as manchas escuras não têm origem apenas na superfície epidérmica. Ao longo do seu ciclo de vida - desde a produção de melanina até ao seu aparecimento na superfície da pele - as alterações dentro do melanotopo (o ambiente melanócito) também contribuem para o seu desenvolvimento.

Sinais de uma tez irregular - manchas escuras emergentes

As manchas escuras têm origem nos melanócitos, células produtoras de pigmentos na camada basal da epiderme. Estas células reagem a estímulos, produzindo melanina em excesso. Estes depósitos de melanina em excesso começam a surgir gradualmente no interior da epiderme, alterando a uniformidade da pele, mas permanecem invisíveis até atingirem a superfície da pele.

Perda de uniformidade da pele - manchas escuras estabelecidas

Os depósitos de melanina em excesso chegam às camadas epidérmicas superiores.

As manchas escuras estabelecem-se à superfície, ficando visíveis.

Alteração da uniformidade da pele a longo prazo - manchas escuras recorrentes

É possível reduzir as manchas escuras na superfície epidérmica. No entanto, os melanócitos responsáveis pelo seu aparecimento permanecem hiperativos.

O melanotopo - no interior da epiderme, mas, mais importante ainda, na derme e na junção dermoepidérmica - permanece anormal (microinflamação epidérmica crónica, modificação da matriz dérmica).

Como resultado, as manchas escuras irão ressurgir e exercer novamente um impacto sobre a qualidade da tez.

CONSELHO
PRÁTICO 1

Esta descoberta confirma que as manchas escuras não resultam exclusivamente dos melanócitos. Tanto o melanócito como o seu melanotopo desempenham papéis fundamentais na formação, persistência e ressurgimento das manchas pigmentares. Para oferecer uma eficácia ótima, um produto de cuidado pele reunificante deve ter uma abordagem abrangente.

COMO PODEMOS CORRIGIR AS MANCHAS ESCURAS
E UNIFORMIZAR A TEZ?

UMA ABORDAGEM ABRANGENTE AOS CUIDADOS DE PELE?

PIGMENTCLAR SERUM é um potente corretor uniformizante anti-manchas escuras. Este sérum não só beneficia do potente complexo anti-manchas escuras, cuja eficácia foi comprovada na correção de distúrbios de pigmentação no rosto e lentigo, como também contém uma concentração muito elevada de LHA*, ideal para corrigir as manchas escuras sem danificar a pele sensível. Mesmo após a cessação da utilização do sérum, a sua eficácia anti-manchas escuras** deixa a pele uniforme e radiante.

* Entre os atuais produtos La Roche-Posay.

** Eficácia anti-manchas do sérum mantida até 3 semanas após parar a utilização (utilização de 12 semanas) - estudo cosmetoclínico em 31 indivíduos.

CONSELHO
PRÁTICO 2

Uma zona dos olhos uniforme e radiante também é essencial para uma tez luminosa. PIGMENTCLAR OLHOS corrige tanto as olheiras azuis como castanhas. Com uma concentração de cafeína, um descongestionante e o complexo PIGMENTCLAR, este corretor atua tanto sobre as olheiras azuis, causadas pela diminuição da microcirculação na área periocular, como sobre as olheiras castanhas, causadas pela produção excessiva de melanina na zona dos olhos.

A sua textura suave e cremosa, enriquecida com pigmentos refletores de luz, juntamente com o refrescante aplicador de metal, ilumina e refresca a zona dos olhos.

VERDADEIRO
OU FALSO

Sample

O RETINOL É A MOLÉCULA ALIADA DA PELE SENSÍVEL.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Um derivado da Vitamina A Pura, atua tanto na superfície como em profundidade para suavizar e uniformizar a tez e reduzir visivelmente a profundidade das rugas. O lado positivo? As suas fortes propriedades calmantes sobre os sinais clínicos de envelhecimento tornam-no num aliado anti-envelhecimento de eleição.
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

A SUA ALIMENTAÇÃO NÃO IMPACTA O ENVELHECIMENTO DA SUA PELE.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Comer uma alimentação equilibrada cheia de antioxidantes (frutas vermelhas, maçãs, brócolos, etc.), ácidos gordos essenciais e oligoelementos e viver um estilo de vida saudável ajudam realmente a pele a não envelhecer tão rapidamente.
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

A LIMPEZA É ESSENCIAL NUMA ROTINA ANTI-ENVELHECIMENTO.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

A limpeza remove não só a maquilhagem como também todas as impurezas acumuladas ao longo do dia, tais como a poluição, sebo e suor. Sem este passo fundamental, as impurezas podem obstruir os poros e sufocar a pele, impedindo que os ingredientes ativos contidos nos seus produtos façam seu trabalho.
Saiba mais
Sample

O CANSAÇO PODE REFLETIR-SE NA PELE DO CONTORNO DE OLHOS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Com o cansaço ou a idade, a microcirculação sanguínea e linfática no contorno de olhos pode diminuir. A pele muito fina dos olhos revela prontamente as marcas de pouca vascularização ou drenagem linfática inadequada, provocando o aparecimento de sinais de cansaço, como olheiras ou papos.
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

O SOL PODE SER UM INIMIGO DA PELE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Vários fatores ambientais de envelhecimento são provenientes da própria fonte de energia que nos dá luz e vida: o sol. Os efeitos dos Raios UVB são conhecidos há décadas: queimaduras solares e danos na pele. Mas os UVB é apenas uma parte do envelhecimento induzido pelo sol. Presente durante todo o ano, mesmo em tempo nublado, os raios UVA e infravermelho penetram profundamente na pele, degradando os seus blocos de construção essenciais.
Saiba mais

DESCUBRA A NOSSA GAMA
PARA MANCHAS

PIGMENTCLAR oferece produtos de última geração para ajudar a atenuar manchas escuras e uniformizar a tez.

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas 
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é testada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou enfraquecida por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment formula protection product head

CONSERVAÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.