PORQUE É QUE O PROTETOR SOLAR É O MELHOR PRODUTO ANTI-ENVELHECIMENTO?

Article Read Duration 4 min. de leitura

A pele é uma barreira vital entre o nosso corpo e o ambiente. Atualmente, os investigadores estão convencidos de que a radiação solar, os fumos tóxicos e as partículas poluentes contribuem para o que se denomina hoje como envelhecimento ambiental. Ao ser impactada pelos agressores externos, a nossa pele fica baça, com rugas e pigmentação.

 

Os distúrbios de pigmentação mais comuns são:

  • Lentigo actínico ou "manchas de idade".
  • Melasma ou "máscara da gravidez".
  • Distribuição irregular da melanina.
  • Vitiligo.
  •  

    A radiação solar e a poluição podem desencadear e agravar estes distúrbios de pigmentação, pelo que é importante a utilização diária de um protetor solar UVA-UVB eficaz com uma textura anti-poluição para minimizar o envelhecimento ambiental.

    COMO O AMBIENTE
    ENVELHECE A SUA PELE

    FATOR DE ENVELHECIMENTO AMBIENTAL Nº1: O SOL

    O sol é fonte de luz e vida, mas é também a fonte de radiação ultravioleta (UV) prejudicial. Os efeitos da radiação UVB são conhecidos há décadas: queimaduras solares e danos na pele, mas a radiação UVB é apenas metade da história. Presentes durante todo o ano, mesmo em tempo nublado, os raios UVA e infravermelhos penetram na pele em profundidade, degradando os seus elementos estruturais. Para atenuar os seus efeitos, opte por um protetor solar UVA-UVB de largo espectro enriquecido com antioxidantes, descubra a gama ANTHELIOS

    Clique AQUI para obter toda a informação necessária sobre os raios UVA-UVB.

    FATOR DE ENVELHECIMENTO AMBIENTAL Nº2: POLUIÇÃO

    Quando se trata de exposição solar, a pele "avisa-nos" quando excedemos o nosso limiar de tolerância através de vermelhidão, dor e inchaço - por outras palavras, queimadura solar. Mas não existe uma resposta óbvia à poluição, tornando-a uma ameaça muito mais insidiosa para a pele.

    O Professor Krutmann, especialista em envelhecimento ambiental, conduziu um estudo de grande alcance em 400 mulheres - metade das quais urbanas, a fim de confirmar os efeitos de um ambiente poluído sobre a pele. O seu estudo mostrou que existe uma ligação direta entre os níveis de poluição e os sinais de envelhecimento precoce, com mais 20% de manchas de idade no grupo urbano.

    "Os agressores ambientais podem ter um impacto direto sobre a pele ao desencadear um aumento da formação de rugas". Prof. Krutmann

    Para atenuar os efeitos da poluição, não se esqueça de limpar a pele duas vezes por dia. As Águas Micelares La Roche-Posay removem eficazmente todas as partículas microscópicas de poluição da pele. Informe-se junto do seu farmacêutico sobre produtos de cuidado diário com texturas à prova de poluição para impedir que as partículas adiram à pele e provoquem sinais prematuros de envelhecimento.

    O SOL E A POLUIÇÃO:
    UMA DUPLA TÓXICA

    QUE PROVOCA RUGAS E MANCHAS DE IDADE

    Existem provas crescentes de que a poluição amplifica e agrava os efeitos da radiação solar na pele. Nas camadas profundas da pele, o stresse oxidativo "desgasta" as estruturas de suporte da pele, favorecendo o desenvolvimento de rugas.

    Na superfície da pele, os raios UV e as partículas de poluição atuam em conjunto para acelerar o processo produtivo das células produtoras de pigmentos, contribuindo para um tom de pele baço ou cinzento, "manchas de idade" e outros distúrbios de pigmentação. É por isso que um protetor solar UVA-UVB com uma textura à prova de poluição é a sua arma diária para combater o envelhecimento ambiental.  

    DIFERENTES TIPOS DE PIGMENTAÇÃO...

    ...E COMO TRATÁ-LOS

    Os distúrbios de pigmentação assumem a forma de manchas castanhas hiperpigmentadas ou de manchas brancas despigmentadas.

    MANCHAS DE IDADE

    As "manchas de idade", de tom castanho, aparecem frequentemente nos ombros, braços, costas das mãos e pernas. Os dermatologistas chamam-lhes lentigo actínico, ou lentiginas solares. Estas manchas são uma consequência do envelhecimento da pele provocado pela exposição UV e queimaduras solares. Constituem um sinal de aviso de que o seu "capital solar" (o limite máximo de exposição solar da sua pele) foi esgotado. Qualquer exposição UV adicional irá tornar as manchas mais visíveis, pelo que têm de ser utilizadas todas as medidas de proteção solar, incluindo um protetor solar de largo espectro, roupa protetora e chapéu.

    MELASMA

    Durante a gravidez, ou na sequência da toma da pílula contraceptiva, podem desenvolver-se manchas de hiperpigmentação acinzentadas no rosto e pescoço. Isto é geralmente conhecido como "máscara da gravidez" ou melasma. Embora a causa seja principalmente hormonal, o melasma é desencadeado pelo sol. Se estiver grávida ou a tomar a pílula, recomenda-se o uso de protetor solar para o melasma a partir dos primeiros dias de sol na Primavera, para evitar o escurecimento das manchas.

    HIPERPIGMENTAÇÃO IRREGULAR

    Em algumas pessoas, a pele pode bronzear-se de forma irregular e formar manchas de cor mais clara, muitas vezes nos braços. Esta mancha está frequentemente associada a sardas, uma vez que a melanina está distribuída de forma mais irregular na pele. Para evitar uma pigmentação irregular, a solução ideal é a aplicação de um protetor solar UVA-UVB diariamente em todas as áreas expostas da pele.

    VITILIGO

    O vitiligo é um distúrbio de despigmentação onde a pele perde o seu pigmento (melanina) em certas áreas, causando o aparecimento de manchas brancas na pele. O vitiligo é um distúrbio genético, que aumenta consideravelmente com a exposição solar. Uma palavra de aviso: as manchas de vitiligo não têm qualquer proteção contra o sol. Por isso, podem sofrer queimaduras solares muito rapidamente. Se tiver vitiligo ou manchas brancas, use sempre um protetor solar com FPS elevado na pele exposta, mesmo no inverno.

    Os Laboratórios La Roche-Posay desenvolveram produtos específicos para proteger a sua pele do envelhecimento ambiental e para melhorar o aspeto da pigmentação irregular.

    ANTHELIOS Pigmentation SPF 50+ é o protetor solar ideal para melasma, manchas de idade e hiperpigmentação. Este protetor solar de largo espectro e de FPS muito elevado é enriquecido com Procerad, para iluminar e uniformizar a tez.

    REDERMIC R UV SPF30 é o derradeiro produto anti-envelhecimento com FPS. A sua fórmula contém Retinol para reduzir eficazmente o aparecimento de rugas e manchas escuras, bem como um protetor solar de largo espectro de FPS elevado para proteger a pele sensível da radiação UV nociva.

    DESCUBRA OS PRODUTOS IDEAIS PARA FOTOPROTEÇÃO

    OS NOSSOS
    COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

    Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

    laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

    PRODUTOS 100%
    TESTADOS CONTRA ALERGIAS

    Ver mais
    Um pré-requisito = zero reações alérgicas 
    Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
    laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

    TESTADOS
    EM PELE MUITO SENSÍVEL

    Ver mais
    A tolerância dos nossos produtos é testada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou enfraquecida por tratamentos oncológicos.
    laroche posay safety commitment essential active dose product head

    APENAS O ESSENCIAL,
    NA DOSAGEM CERTA

    Ver mais
    Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
    laroche posay safety commitment formula protection product head

    CONSERVAÇÃO DA FÓRMULA
    AO LONGO DO TEMPO

    Ver mais
    Selecionamos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.