AJUDA!
A MINHA PELE É REATIVA E ALÉRGICA

A alergia na pele diz normalmente respeito a uma condição a que chamam de dermatite de contacto. Alguns alergénios, como os metais (níquel, crómio), certas substâncias contidas nos produtos cosméticos e nos perfumes, bem como nos produtos de limpeza domésticos, estão em contacto prolongado com a pele, estimulando uma resposta do sistema imunitário que causa uma reação alérgica que se manifesta habitualmente em comichão, ardor e descamação. Nos artigos que se seguem descobrirá conselhos muito úteis para suavizar os sintomas deste tipo de reações alérgicas cutâneas.

AS SUAS PERGUNTAS
AS NOSSAS RESPOSTAS

1 quote-marks

O que posso fazer em relação às erupções cutâneas com prurido?

As erupções cutâneas com prurido incluem urticária, dermatite de contacto e eczema. Todas podem ser atenuadas através de um anti-histamínico oral de venda livre. Além disso, a vaporização de água termal aliviará imediatamente a comichão. Depois, reforce a barreira da pele com um hidratante hipoalergénico. Se as erupções pruriginosas forem recorrentes, marque uma consulta com um alergologista para identificar a causa do problema.

Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como posso tratar uma reação alérgica na minha pele?

A pele é o primeiro local das manifestações alérgicas, que pode aparecer sob diversas formas, desde urticária a reações mais leves, tais como vermelhidão, queimadura e comichão. Para tratar as reações alérgicas da pele, limpe-a com um produto de limpeza de alta tolerância sem enxaguar para remover os alergénios e, em seguida, suavize com água termal; seguido da aplicação de creme protetor ultra-suavizante formulado para tipos de pele alérgica.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

É possível ser-se alérgico à própria pele?

Regra geral, não é possível ser-se alérgico à própria pele. A única circunstância em que isso acontece é nas alergias ao sol, onde a radiação UV modifica uma substância na pele, causando assim uma reação alérgica.



Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Quanto tempo dura uma reação alérgica na pele?

Depende do tipo de reação. A urticária não deve durar mais do que 24 horas. A dermatite de contacto pode levar semanas até atenuar. O eczema é uma condição crónica que deve ser gerida ao longo dos anos. As reações mais subtis como alergias (sensações de comichão, queimadura) podem ser rapidamente apaziguadas com água termal e um creme protetor hipoalergénico.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O que significa hipoalergénico?

Hipoalergénico significa que um produto (normalmente um cosmético) é pouco suscetível de causar reações alérgicas. Contudo, muitas marcas afirmam ser hipoalergénicas sem executarem protocolos e testes sólidos. A gama TOLERIANE Ultra é testada nas peles mais sensíveis e alérgicas e provou ser verdadeiramente hipoalergénica.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

VERDADEIRO
OU FALSO

O SEU PINCEL DE MAQUILHAGEM
PODE PROVOCAR-LHE ALERGIAS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Os pincéis e aplicadores de maquilhagem podem ser verdadeiras armadilhas de pó e alergias, pelo que necessitam de ser lavados regularmente. Lave os seus pincéis com um sabão hipoalergénico ou com um produto de limpeza específico para pincéis de maquilhagem.
Saiba mais

AS FRUTAS E OS LEGUMES
NUNCA CAUSAM ALERGIAS.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Determinadas frutas e legumes contém níveis elevados de compostos chamados salicilatos (relacionados com a aspirina). Nos indivíduos sensíveis aos salicilatos, os alimentos ricos nestes compostos podem, na realidade, agravar os sintomas de alergia como a febre dos fenos, asma, eczema e reações cutâneas.
Saiba mais

NÃO TOMAR BANHO É O MELHOR
REMÉDIO PARA A PELE ALÉRGICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Se não se lavar no final do dia, está a deixar alergénios e agentes irritantes como o pólen e a poluição em contacto com a sua pele durante toda a noite. Estes podem interferir com a função barreira da pele e causar irritação, sensibilizando ainda mais a sua tez.
Saiba mais

AS RECEITAS CASEIRAS ESTÃO PROIBIDAS
PARA A PELE SENSÍVEI.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Por mais divertido que seja invadir os armários da cozinha e fazer os seus próprios tratamentos de pele, esta é a receita perfeita para desencadear reações se tiver uma pele alérgica. Com efeito, inúmeros ingredientes naturais podem ser altamente irritantes.
Saiba mais

A PELE PODE SER AFETADA POR
DIFERENTES TIPOS DE ALERGIA

No entanto, a dermatite de contacto não é o único tipo de alergia na pele. A pele também reage aos alergénios - presentes na nossa dieta, no ambiente e nos medicamentos que tomamos - com frequência sob a forma de urticária, vincos avermelhados que surgem na pele e provocam comichão. Na sua forma de reação mais ligeira, a pele propensa a alergias tem como sintomas o prurido, o ardor e a sensação de queimadura, quando exposta a produtos cosméticos que não são hipoalergénicos nem testados a alergias, ou às substâncias agressivas contidas nos produtos de limpeza domésticos. Um caso especial de alergia na pele que irá descobrir nos artigos seguintes é a alergia ao sol, na qual os sintomas semelhantes aos da alergia são provocados pela radiação UV.

A MINHA PELE É
SENSÍVEL, REATIVA OU PROPENSA A ALERGIAS?

Uma pele propensa a alergias não é o equivalente ao tipo de pele sensível ou reativa. A pele propensa a alergias reage a alergénios específicos com reações visíveis. Já no caso da pele sensível está presente desconforto (formigueiro, comichão, ardor, etc.) a tempo inteiro ou como resposta a fatores desencadeantes internos (como o stress ou a comida picante) e externos (como o ar condicionado). Provavelmente não detetará alterações visíveis na pele sensível. Numa categoria separada, a pele reativa reage a fatores impulsionadores internos e externos com as mesmas sensações desagradáveis, acrescidas dos sintomas visíveis de vermelhidão e rubor.

Os artigos desta secção abordam mais a fundo estes 3 tipos de pele difíceis, incluindo os cuidados diários específicos que permitem mantê-las dentro das suas zonas de conforto.
ícone ponto de interrogação

Sabia
que...?

DidYouKnow_Desktop_1

Até 2050, estima-se que metade da população mundial irá sofrer de uma alergia* e que 80% das pessoas alérgicas irá manifestar sintomas na pele.

*Fonte: Estimativa de 2015 da Organização Mundial de Saúde

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, voltamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment formula protection product head

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionámos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA IDEAL

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contém unicamente os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO
 SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa ao acne, atópica, danificada ou fragilizada por tratamentos oncológicos.

ESTIMADOS
LEITORES

As informações aqui apresentadas destinam-se unicamente a fins educativos gerais e não devem, em circunstância alguma, substituir o aconselhamento profissional. Deverá sempre dirigir-se a um profissional de saúde qualificado, caso tenha qualquer questão médica.