Alergias na pele: causas, tratamentos e produtos

A pele alérgica é altamente reativa aos elementos presentes no nosso ambiente, ou seja, os alergénios.

AS SUAS PERGUNTAS
AS NOSSAS RESPOSTAS

1 quote-marks

O que posso fazer quando tiver uma erupção alérgica?

Refresque e apazigue a pele com água termal e reforce a barreira cutânea com um hidratante hipoalergénico. Isso irá ajudar a proteger dos alergénios de contacto, como o pólen ou detergentes de roupa. Se as erupções alérgicas forem recorrentes marque uma consulta com um alergologista de forma a identificar as suas alergias.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O que significa se tiver pele com comichão sem erupções cutâneas?

Pode ter pele sensível. Ao contrário das alergias da pele, que provocam uma erupção alérgica visível, a pele sensível não mostra quaisquer sinais visíveis. As pessoas com pele sensível têm sempre sensações de comichão, repuxamento, formigueiro, queimadura e ardor ou em resposta a fatores desencadeadores internos e externos, tais como os raios UV, as alterações de temperatura, os cosméticos duros, as alterações hormonais, etc.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

O que provoca as erupções cutâneas?

As erupções cutâneas podem ser provocadas por qualquer condição médica, incluindo infeções virais, alergias e doenças autoimunes. Se tiver uma nova erupção cutânea, é importante que consulte um médico para obter um diagnóstico profissional. Em certos casos, as erupções cutâneas podem ser causadas por reações a aditivos de produtos cosméticos. Se a sua erupção coincidir com a utilização de algum produto, considere trocar e experimentar uma fórmula hipoalergénica.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Como posso tratar uma reação alérgica na minha pele?

A pele é o primeiro local das manifestações alérgicas, que pode aparecer sob diversas formas, desde urticária a reações mais leves, tais como vermelhidão, queimadura e comichão. Para tratar as reações alérgicas da pele, limpe-a com um produto de limpeza de alta tolerância sem enxaguar para remover os alergénios e, em seguida, suavize com água termal; seguido da aplicação de creme protetor ultra-suavizante formulado para tipos de pele alérgica.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

1 quote-marks

Qual é o aspeto de uma reação alérgica na pele?

Depende do tipo de reação. As urticárias parecem altos vermelhos na pele. A dermatite de contacto é uma erupção cutânea escamosa e vermelha, às vezes com bolhas e secreção. O eczema consiste em manchas de pele seca e vermelha, geralmente com marcas de arranhões visíveis. As reações alérgicas mais subtis podem consistir em manchas vermelhas na pele.


Saiba mais

Gostou desta resposta?

VERDADEIRO
OU FALSO

OS FRUTOS E OS LEGUMES
NUNCA CAUSAM ALERGIAS.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Determinados frutos e legumes contêm níveis elevados de compostos chamados salicilatos (relacionados com a aspirina). Nos indivíduos sensíveis aos salicilatos, os alimentos ricos nestes compostos podem, na realidade, agravar os sintomas de alergia como febre dos fenos, asma, eczema e reações cutâneas.
Saiba mais

NÃO TOMAR BANHO É O MELHOR
REMÉDIO PARA PELE ALÉRGICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Se não se lavar no final do dia, está a deixar alergénios e agentes irritantes como o pólen e a poluição em contacto com a sua pele durante toda a noite. Estes podem interferir com a função de barreira da pele e causar irritação.
Saiba mais

O ÁLCOOL PODE
AGRAVAR AS ALERGIAS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

O álcool é um potencial causador de alergias na pele. De facto, os cientistas demonstraram que o álcool pode agravar qualquer reação alérgica, quer se trate de asma, rinite alérgica ou diferentes tipos de erupções cutâneas. Em parte, isto deve-se às moléculas de histamina e sulfitos contidas nas bebidas alcoólicas.
Saiba mais

AS RECEITAS CASEIRAS ESTÃO PROIBIDAS
PARA A PELE SENSÍVEL.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Por mais divertido que seja invadir os armários da cozinha e fazer os seus próprios tratamentos de pele, esta é a receita perfeita para desencadear reações se tiver uma pele alérgica. Com efeito, inúmeros ingredientes naturais podem ser altamente irritantes.
Saiba mais

TUDO SOBRE
ALERGIAS NA PELE

As alergias podem afetar diferentes partes do corpo, mas aqui vamos concentrar-nos nas alergias da pele. A "clássica" reação alérgica da pele chama-se dermatite de contacto. Neste caso, o alergénio entra em contacto direto com a pele (por exemplo, um par de brincos com níquel), atravessa a sua barreira protetora e desencadeia uma resposta imunitária que resulta na reação alérgica. Quais são os sintomas típicos da dermatite de contacto? Erupção cutânea vermelha, prurido, ardor, escamação e até secreção. Uma reação cutânea alérgica pode levar semanas a desaparecer. Mas não se preocupe, porque estão disponíveis na farmácia cuidados de pele hipoalergénicos desenvolvidos para pele alérgica.

COMO AS ALERGIAS
AFETAM A PELE

As reações alérgicas cutâneas não estão limitadas à dermatite de contacto. De facto, a pele é o primeiro lugar onde as alergias se manifestam, 80% das quais com consequências para a pele*. Isto porque – dermatite de contacto à parte – as alergias cutâneas também podem ser causadas pelos medicamentos que tomamos, pelos alimentos que comemos (por exemplo, os frutos secos) ou pelo ambiente que nos rodeia (por exemplo, o pólen ou os pelos de animais). Quais são os efeitos típicos das alergias sobre a pele? Na pele, aparecem frequentemente urticária, erupções e irritações, associadas a prurido, picadas ou sensações de calor e queimação. Além disso, se estiver constantemente a assoar o nariz, é provável que este fique vermelho e irritado.

"Nesta secção, irá conhecer a diferença entre pele sensível, pele reativa e pele alérgica. Iremos também partilhar alguns conselhos de especialistas sobre como evitar reações alérgicas cutâneas, bem como as melhores soluções para a pele propensa a alergias."
*Perfil de pele alérgica ou intolerante. França e Alemanha. A+A. Fevereiro de 2009

ícone ponto de interrogação

Sabia
que...?

DidYouKnow_Desktop_1

As alergias estão classificadas como a quarta doença mais comum a nível mundial, logo após o cancro, as doenças cardiovasculares e a SIDA*.

* Fonte: Estimativa da Organização Mundial da Saúde 2015

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas.
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, os nossos produtos contêm unicamente os ingredientes necessários, na dosagem certa.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO
 SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada na pele mais sensível:
reativa, alérgica, propensa ao acne, atópica, danificada ou fragilizada por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment formula protection product head

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionámos uma embalagem que permita proteger e conservar a tolerância e eficácia da fórmula ao longo do tempo, contendo apenas os conservantes necessários.

CAROS
LEITORES

As informações aqui apresentadas destinam-se unicamente a fins educativos gerais e não devem, em circunstância alguma, substituir o aconselhamento médico. Deverá sempre dirigir-se a um profissional de saúde qualificado, caso tenha qualquer questão médica.