PORQUE É QUE O PROTETOR SOLAR É IMPORTANTE: 
 OS EFEITOS A CURTO - E LONGO - PRAZO DA EXPOSIÇÃO SOLAR 

Article Read Duration 10 min. de leitura

O sol é benéfico em pequenas doses para o estado de humor e níveis de vitamina D, mas uma forte exposição causa efeitos nocivos a curto e longo prazo. A curto prazo, a exposição UV pode causar:

- Queimaduras solares

- Alergia ao sol

- Perturbações de pigmentação

- Acne

- Fotossensibilidade

- Foto-imunossupressão

A longo prazo, o sol pode causar o envelhecimento prematuro da pele e os dois principais tipos de cancro de pele:

- Carcinoma basocelular

- Melanoma

Para evitar os danos a curto e longo prazo da exposição UV, use protetor solar UVA-UVB diariamente e adote comportamentos inteligentes, como procurar a sombra quando o sol estiver mais intenso, e use chapéu, óculos de sol e roupa protetora. Consulte esta página para aprender como verificar regularmente os seus sinais e os dos seus entes queridos, uma vez que uma deteção precoce é fundamental para um tratamento bem sucedido do melanoma.

SOL: BENÉFICO EM PEQUENAS DOSES

UMA EXPOSIÇÃO SOLAR CURTA MELHORA O ESTADO DO HUMOR E AUMENTA OS NÍVEIS DE VITAMINA D

O sol é essencial à vida. Em pequenas doses, tem um efeito benéfico:

- Humor: o sol pode ser um excelente remédio para determinadas formas de depressão sazonal.

- Síntese da vitamina D, indispensável para fixar o cálcio nos nossos ossos. Para desfrutar destes benefícios, são suficientes 15 minutos de exposição solar por dia.

No entanto, em doses superiores, o sol pode ser perigoso. Continue a ler para descobrir o impacto que o sol pode exercer a curto e a longo prazo, como por exemplo queimaduras solares, alergias ao sol, acne, envelhecimento prematuro da pele e um risco acrescido de cancro da pele.

EFEITOS A CURTO PRAZO DA EXPOSIÇÃO SOLAR

QUEIMADURA SOLAR

Os raios UV têm uma série de efeitos nocivos sobre a pele a curto prazo. No caso das queimaduras solares, os raios solares perturbam as ligações químicas no nosso ADN, provocando a quebra dos fios capilares. Quando a célula deteta danos no ADN, pode entrar em"apoptose" ou auto-destruição. Isto conduz a um processo inflamatório no interior da pele: os vasos sanguíneos dilatam-se, fazendo com que a pele fique vermelha. Também se tornam "vazantes", o que pode fazer com que o fluido se infiltre na pele, provocando inchaço e formação de bolhas. As fibras nervosas são sensibilizadas por mediadores inflamatórios, tornando a pele muito sensível e dolorosa. As queimaduras solares são classificadas como queimaduras de 1º grau e são sobretudo causadas pelos raios UVB.

As queimaduras solares são mais do que apenas uma fonte de intenso desconforto: Apenas 5 queimaduras solares com bolhas antes dos 20 anos de idade podem aumentar o risco de melanoma (cancro de pele) em 80%.

Felizmente, um protetor solar adequado pode reduzir significativamente o risco de queimaduras solares e cancro de pele no futuro, tanto para si como para a sua família. Para obter dicas inteligentes sobre como manter a pele de toda a família protegida do sol, clique AQUI

O protetor solar contém filtros solares que absorvem a energia dos raios UV para evitar que penetrem na pele e provoquem danos. Certifique-se de que o seu protetor solar contém uma proteção UVB elevada ou muito elevada (ver o FPS). Clique AQUI para obter toda a informação necessária sobre raios UVA e UVB.

Para além das conhecidas queimaduras solares, o sol está envolvido em múltiplas patologias ou condições cutâneas:

ALERGIA AO SOL

A "alergia ao sol" refere-se a um conjunto de condições de pele onde a exposição solar faz com que a pele fique avermelhada e com manchas vermelhas pruriginosas sobre a zona do peito, ombros, braços e pernas. A condição mais comum é conhecida como Erupção Polimorfa à Luz.  Na alergia ao sol, pensa-se que a radiação UV modifica a composição química de uma substância na pele e provoca uma resposta inflamatória na fonte da vermelhidão e comichão.

Para prevenir a alergia ao sol, é necessário um protetor solar seguro testado em pele mais sensível. Procure uma proteção UVA-UVB muito elevada, incluindo os raios UVA longos, uma vez que estão particularmente relacionados com a alergia ao sol. Se sofrer de erupções cutâneas vermelhas pruriginosas após a exposição solar, precisa de ser rigoroso quanto à proteção solar, utilizando um protetor solar diário para o rosto e corpo expostos, e adotar também comportamentos inteligentes como usar chapéu, óculos de sol e roupa protetora e procurar a sombra quando o sol está no nível mais elevado de intensidade.

Para mais informações sobre a alergia ao sol, clique AQUI.

PERTURBAÇÕES DE PIGMENTAÇÃO

A exposição solar é um fator essencial no desenvolvimento de vários problemas de pigmentação da pele, como pigmentação (cor) irregular, manchas escuras, melasma (máscara da gravidez) ou vitiligo.

PORQUE É QUE APARECEM MANCHAS ESCURAS NA MINHA PELE?

Os raios UVB estimulam as células chamadas melanócitos a produzir um pigmento castanho escuro chamado melanina, que proporciona à pele uma proteção natural contra o sol. No caso de distúrbios de pigmentação, a produção de melanina torna-se descontrolada e irregular, levando a diferentes tipos de manchas escuras/claras na pele.

Se sofrer de pigmentação irregular na pele, o seu primeiro reflexo é proteger a pele com um protetor solar UVA-UVB diário de largo espectro. A sua proteção será ainda mais eficaz se for associada a antioxidantes como a Baicalina, a vitamina E e a água termal La Roche-Posay, como é o caso do sistema de filtragem La Roche-Posay, XL Protect.

ACNE: O SOL É UM FALSO AMIGO

Muitas pessoas acreditam que o sol seca a pele oleosa e uniformiza a tez. No entanto, isto é apenas verdade a muito curto prazo, nos primeiros dias.

É verdade que, inicialmente, o sol seca a pele e um bronzeado pode tornar as manchas menos visíveis, mas a sua pele irá reagir rapidamente, produzindo ainda mais oleosidade para compensar a secura. Além disso, o sol torna a camada superior da pele mais espessa, fazendo com que a oleosidade fique retida mais facilmente, tornando-se num terreno fértil para as bactérias. Isto é conhecido como o efeito "rebound" e explica porque é que o sol é um falso amigo para quem sofre de acne.

Portanto, nos dias de sol mais inteso, escolha sempre um produto para acne que integre um FPS eficaz, como EFFACLAR Duo(+) SPF30. Um protetor solar diário para a pele do rosto e corpo (não se esqueça das costas!) é fundamental para evitar o efeito "rebound".

Para mais informações sobre pele oleosa e acne, clique AQUI.

FOTOSSENSIBILIDADE

Na fotossensibilidade, os diferentes medicamentos fazem com que a pele se torne altamente sensível ao sol. Entre os exemplos comuns incluem-se antibióticos como a doxiciclina, a isotretinoína (medicamento forte utilizado para o tratamento da acne grave) e certos anti-inflamatórios como o ibuprofeno. Quando se toma um medicamento fotossensibilizante, corre-se o risco de desenvolver uma reação semelhante a queimaduras solares, mesmo com uma exposição solar ligeira. Na fotossensibilidade, a luz UV causa uma mudança estrutural no medicamento que desencadeia uma resposta imunitária no corpo, levando a uma inflamação intensa da pele.

Se estiver a tomar um medicamento associado a este tipo de reação, deve proteger qualquer pele exposta com protector solar UVA-UVB de largo espectro, assim como adotar comportamentos inteligentes, como usar um chapéu, óculos de sol e roupa protetora. Opte por um produto com um FPS e PPD (escurecimento persistente do pigmento) elevado.

FOTO-IMUNOSSUPRESSÃO

Os raios UV reduzem a atividade das células imunitárias (glóbulos brancos do sangue) na pele. Este efeito pode ser benéfico para condições autoimunes (quando o sistema imunitário produz anti-corpos de forma excessiva) como a dermatite atópica (eczema) e a psoríase. Na verdade, os dermatologistas prescrevem ocasionalmente a exposição solar perante estas condições (durante um período de tempo controlado para evitar queimaduras solares e danos na pele). Mas a supressão imunitária também pode ser prejudicial. No caso do vírus herpes simplex, a exposição solar pode provocar ulcerações nos lábios ao suprimir as células imunitárias que mantêm o vírus sob controlo. Se sofrer de herpes labial, utilize um protetor solar diário para o rosto, sem esquecer a importante zona dos lábios. Também pode usar um produto específico para a proteção dos lábios, como ANTHELIOS Stick Labial SPF50.

EFEITOS A LONGO PRAZO DA EXPOSIÇÃO SOLAR

Para além de todos estes efeitos a curto prazo (e geralmente reversíveis) da exposição solar, o sol também pode exercer um impacto a longo prazo sobre a pele. Isto recai em duas categorias básicas: envelhecimento prematuro da pele e risco de cancro da pele.

RAIOS UV E O ENVELHECIMENTO PREMATURO DA PELE

Os raios UVA perturbam os elementos estruturais internos da pele, como as fibras de colagénio e elastina. Ao longo do tempo, a exposição solar reduz a densidade e espessura da pele, quer por sua vez afetam a flexibilidade, acentuando as rugas. Os raios UVB também estimulam a produção de pigmentos irregulares e irregulares na epiderme, levando ao aparecimento de manchas escuras (também conhecidas como manchas de idade) e uma tez pálida. No seu todo, estas alterações na pele são conhecidas como foto-envelhecimento.

PROTETOR SOLAR DIÁRIO PARA O ROSTO PARA EVITAR SINAIS DE FOTOENVELHECIMENTO

Para tratar e prevenir o foto-envelhecimento, deve começar por um protetor solar para o rosto diário de largo espectro UVA-UVB e disponível em farmácia. ANTHELIOS Ultra Creme SPF50 é um protetor solar para pele sensível (e pode ser aplicado perto da zona muito vulnerável do contorno dos olhos sem provocar ardor).

Informação importante: Mesmo num dia nublado e chuvoso, a pele é exposta aos raios UV, que gradualmente provocarão o estigma do foto-envelhecimento. Para proteger totalmente a sua pele, opte por aplicar protetor solar todos os dias e não apenas quando o tempo está quente e soalheiro.

CUIDADOS ANTI-ENVELHECIMENTO COM RETINOL E FPS

Se estiver preocupado com os sinais de fotoenvelhecimento, considere corrigir e proteger a pele com um produto com Retinol e FPS elevado.

O retinol é considerado a molécula de referência prescrita por dermatologistas para acelerar a renovação celular na superfície da pele (para tratar as manchas escuras) e restaurar os elementos estruturais internos da pele para corrigir, inclusivamente, as rugas mais profundas. O FPS no produto protegerá a pele das constantes agressões ambientais dos raios UV, permitindo à pele concentrar toda a sua energia na correção dos sinais de envelhecimento. Descubra o Redermic R UV, um creme formulado com Retinol Puro e com FPS30.

RAIOS UV E O RISCO DE CANCRO DA PELE

Hoje em dia, o risco de desenvolver cancro da pele é de 1/1001. Férias mais prolongadas, a procura de destinos cada vez mais soalheiros, atividades ao ar livre e bronzeamento artificial ajudam a explicar este aumento no número de cancros de pele. Isto porque a exposição solar é a causa mais importante do cancro de pele. Aumenta o risco dos dois principais tipos de cancro de pele: Carcinoma basocelular e melanoma. A boa notícia? Quando detetados precocemente, 90% dos cancros da pele são curáveis. É por isso que La Roche-Posay incentiva as pessoas a estarem atentas à sua pele com, consulte esta página para saber mais, para além de adotarem comportamentos para se protegerem do sol.

CARCINOMA BASOCELULAR

O carcinoma basocelular (também conhecido como "úlcera de roedor") é a forma mais comum de cancro da pele. É comum em pessoas idosas que acumularam uma exposição solar considerável ao longo dos anos. É particularmente comum em fototipos mais leves (pessoas com pele pálida, cabelo claro, olhos claros e sardas) e tende a ocorrer nas zonas expostas ao sol, como o rosto e o couro cabeludo. O carcinoma basocelular pode apresentar-se como uma zona elevada na pele com vasos sanguíneos que a atravessam ou a pele pode ter-se desagregado, originando um aspeto ulceroso.

O carcinoma basocelular tem um óptimo prognóstico (o que significa que as hipóteses de uma recuperação total são muito elevadas), uma vez que o seu crescimento é lento e não tende a alastrar-se a outras partes do corpo, como acontece com outros cancros. É tratado por meio de remoção cirúrgica ou com tratamentos como quimioterapia tópica, laser, nitrogénio líquido ou um creme denominado imiquimod. O carcinoma basocelular pode ser evitado com a utilização de protetor solar UVA-UVB ao longo da vida (particularmente nas zonas expostas) e comportamentos inteligentes de proteção solar.

MELANOMA

O melanoma é a forma mais perigosa de cancro de pele e pode desenvolver-se em qualquer idade. É mais comum em pessoas com fotótipos mais leves e em pessoas com muitos sinais, mas pode ocorrer em qualquer pessoa. É o cancro das células produtoras de pigmentos na pele, os melanócitos, e assume frequentemente a forma de um sinal com:

- Assimetria

- Bordas irregulares

- Cores diferentes

- Mais de 6 mm de diâmetro

- Evolução rápida ao longo do tempo.

Clique AQUI para saber mais sobre o método ABCDE para a deteção do cancro da pele.

Tal como no caso do carcinoma basocelular, a causa primária do melanoma é a exposição UV.

O prognóstico do melanoma depende do tamanho do tumor, da sua espessura e se a pele superficial está desagregada. Mais uma vez, muito se pode fazer para garantir a deteção precoce de qualquer problema: Torne-se um Skin Checker através desta página e use o método ABCDE para verificar os seus sinais e os dos seus entes queridos. Quando detetados a tempo, 90% dos cancros da pele são curáveis.

O primeiro passo no tratamento do melanoma é a remoção do sinal, que resolve o problema na maioria dos casos e, depois, verificar a disseminação da doença, o que exigiria tratamentos como a quimioterapia, radioterapia e "tratamentos biológicos" (anticorpos alvo).

DETEÇÃO PRECOCE

A deteção precoce é a chave para o sucesso do tratamento do melanoma. Os Laboratórios Dermatológicos La Roche-Posay desenvolveram-se para o/a ajudar a asssumir o controlo. O site contém muitas ferramentas claras, informativas e interativas para lhe mostrar como verificar a sua pele e detetar quaisquer lesões suspeitas o mais cedo possível.

Se vir uma alteração recente ou tiver dúvidas, consulte o seu médico de clínica geral ou um dermatologista o mais rapidamente possível para saber se o seu sinal é preocupante. Lembre-se que a informação contida no site não substitui o seu dermatologista, que é a única pessoa capaz de fazer um diagnóstico de lesões suspeitas e decidir se deve ou não iniciar tratamento.

USAR PROTETOR SOLAR UVA-UVB AO LONGO DA VIDA PROTEGE CONTRA O MELANOMA

A maioria dos melanomas são evitáveis se se utilizar o protetor solar UVA-UVB adequado. Para reduzir o risco de melanoma:

- Os bebés e crianças com menos de 3 anos não devem estar sob exposição solar direta e devem ser protegidos com protetor solar, mesmo à sombra.

- As crianças com mais de 3 anos devem usar protetor solar quando expostos ao sol e devem ser incentivadas a usar chapéu, óculos de sol e roupa protetora, bem como a procurar sombra quando o sol está mais intenso.

- O uso de protetor solar e os comportamentos inteligentes devem manter-se ao longo da vida.

A infância é, sem dúvida, o momento para aprender comportamentos seguros contra o sol pois a queimadura solar na infância é um fator de risco fundamental para o melanoma. Além disso, estará a incutir comportamentos que manterão os seus filhos no bom caminho para o resto das suas vidas.

VERDADEIRO
OU FALSO

verdadeiro ou falso la roche posay

NÃO PRECISAS DE USAR
PROTEÇÃO SOLAR
QUANDO ESTÃO NUBLADO. 

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Mesmo em dias cinzentos e chuvosos, a pele está exposta aos raios ultravioleta que gradualmente provocam o fotoenvelhecimento prematuro. Para proteger totalmente sua pele, escolha usar protetor solar todos os dias, não apenas quando está sol e calor.
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

O SOL FAZ COM QUE
A SUA PELE ENVELHEÇA PREMATURAMENTE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Os raios UVA destroiem a rede de suporte da nossa pele, tais como o colágeno e a elastina. Com o tempo, a exposição solar causa a perda de gordura e elasticidade, bem como rugas. Os raios UVB também estimulam a produção de pigmentos desiguais e irregulares, criando a manchas escuras e pele baça. Globalmente, estas alterações na pele são conhecidas como fotoenvelhecimento.

Saiba mais
Sample

ROUPA ESCURA 
É A MELHOR OPÇÃO
PARA NOS PROTEGERMOS DO SOL

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

De facto, cores escuras e intensas, como preto, azul marinho, vermelho ou verde esmeralda, fornecem mais proteção UV do que branco ou cores pastéis. Por isso, certifique-se de trazer algumas peças de roupa de cor escura quando fizer as malas para as suas próximas férias!

Saiba mais

TEMOS UMA GAMA
PARA SI

ANTHELIOS é pioneira no mercado de protetores solares. O seu amplo espectro de proteção muito elevada é o resultado de mais de 25 anos de investigação clínica avançada em proteção solar e pele sensível ao sol.