AS CRIANÇAS PRECISAM DE SER PROTEGIDAS DO SOL
A pele das crianças é muito mais frágil do que a dos adultos, particularmente quando se trata dos efeitos nocivos dos raios UV:
- Por ser mais fina, é mais vulnerável a danos celulares profundos.
- Com um sistema de pigmentação ainda em desenvolvimento, não tem o mecanismo de autodefesa que, nos adultos, ajuda a proteger a pele contra os raios UV.
A pele jovem (especialmente a pele de bebé) é vulnerável a queimaduras solares e 50 - 80% dos danos relacionados com o sol ocorrem durante a infância e a adolescência. É por esta razão que uma proteção solar é tão importante para as crianças e os bebés não devem estar sujeitos a qualquer exposição solar. Se utilizarem um protetor solar adequado e estiverem sempre à sombra, os bebés não deverão sofrer queimaduras solares.
COMPREENDER OS PERIGOS DA EXPOSIÇÃO SOLAR
A QUEIMADURA SOLAR É O RISCO ÓBVIO, MAS OS EFEITOS PODEM DURAR TODA A VIDA
A proteção solar das crianças não se resume apenas às férias. As crianças são expostas aos raios UV durante as atividades ao ar livre que praticam durante todo o ano: piqueniques no parque, atividades no parque infantil, prática de desportos, etc. Os bebés são particularmente vulneráveis às queimaduras solares, mesmo sob exposição solar indireta (ou seja, quando o seu bebé está à sombra, a luz solar é refletida e atinge a pele, pelo que a proteção continua a ser fundamental).
Os danos causados pelo sol são incrementais e cumulativos: pense nisto como fazer compras com um cartão de crédito solar. Em cada "compra" que faz (exposição solar), a sua "dívida solar" aumenta. Tudo isto contribui para o aumento dos riscos ao longo do tempo.
Quando as crianças apanham demasiado sol, existem riscos óbvios a curto prazo:
- Desidratação.
- Calor.
- Queimaduras solares dolorosas.
As crianças adoram brincar ao ar livre e nós queremos que se divirtam! Mas os pais precisam de permanecer vigilantes - Uma criança apenas expressará o desconforto das queimaduras solares quando os danos já tiverem ocorrido na sua pele. E os efeitos a longo prazo são mais preocupantes. A exposição excessiva aos raios UV implica sérios riscos para a pele, tais como:
- Aceleração do envelhecimento cutâneo.
- Cancros da pele, como melanoma.
Facto assustador: Apenas 5 queimaduras solares com bolhas antes dos 20 anos de idade podem aumentar o risco de melanoma (cancro de pele) em 80%.
Mas não entre em pânico! Todos estes riscos podem ser drasticamente reduzidos ao ensinar às crianças comportamentos inteligentes de proteção solar. Consulte o nosso guia prático para obter toda a informação necessária.
COMO PROTEGER A PELE DAS CRIANÇAS DO SOL
ENSINE OS SEUS FILHOS A SEREM INTELIGENTES COM O SOL PARA SE PODEREM PROTEGER AO LONGO DAS SUAS VIDAS
A proteção não se resume apenas ao protetor solar. Ao ensinar aos seus filhos comportamentos de proteção solar hoje, está a cuidar ativamente da saúde da sua pele no futuro. Um estudo realizado na Alemanha envolvendo crianças pequenas demonstrou que a educação para a proteção solar aumenta em 500% os bons hábitos de proteção. Aprender a ter comprotamentos inteligentes relativamente ao sol ajudará os seus filhos a ficarem mais seguros.
Eis algumas formas inteligentes de manter os seus filhos protegidos.
MEDIDAS GERAIS PARA PROTEGER AS CRIANÇAS DO SOL
- Procurar a sombra entre as 11h e as 16h. Incentive as crianças a brincar à sombra ou a dormir uma sesta à sombra.
- Ensinar as crianças a "medirem a sua sombra" e a ficarem à sombra se esta for mais pequena do que o seu tamanho real.
- Usar um chapéu de aba larga, óculos de sol anti-UV e roupa escura (uma t-shirt preta é mais protetora do que uma branca); na água, maximizar a proteção com fatos de banho de FPU elevada (fator de proteção ultravioleta), fatos de banho de peça única, e calções de banho mais compridos.
- Não subestimar a exposição "indireta" ao sol: os raios UVA podem atravessar as nuvens e os vidros e, assim, a pele ainda está em risco nos dias nublados, no carro, no avião, etc.
- Trazer um chapéu-de-sol ou tenda para a praia.
- Certificar-se de que os seus filhos bebem água regularmente.
O MELHOR PROTETOR SOLAR PARA CRIANÇAS? AQUI ESTÃO AS NOSSAS MELHORES DICAS
- Utilizar um protetor solar UVA-UVB FPS 50+ de largo espectro em toda a pele exposta.
- Aplicar protetor solar frequentemente (pelo menos de duas em duas horas) e o mais uniformemente possível. Não deixar nenhuma zona desprotegida - o que é fácil de acontecer quando os seus filhos se estão mexer ou sentem cócegas! Não se esquecer de aplicar generosamente: Como regra geral, é necessária uma quantidade de protetor solar do tamanho de uma bola de golfe para proteger todo o corpo.
- Ter atenção às zonas frequentemente esquecidas: Orelhas, nariz, lábios, nuca, mãos e pés.
- Aplicar novamente o protetor solar imediatamente após nadar ou transpirar excessivamente.
- Para garantir uma proteção constante na praia ou piscina, escolher um protetor solar desenvolvido especificamente para pele molhada.
- Para proteger a sua pele do sol a qualquer hora e em qualquer lugar, utilizar ANTHELIOS Pocket FPS 50+. É suficientemente pequeno para caber no bolso e passar pela segurança do aeroporto, mas contém quantidade suficiente para uma semana de proteção do rosto. Com ANTHELIOS no seu bolso, nunca mais ficará sem qualquer proteção!
- Mostrar às suas crianças como aplicar a o protetor solar - como um super-herói!
ANTHELIOS DERMO-PEDIÁTRICO FPS50+: PROTEÇÃO MUITO ELEVADA
DESENVOLVIDO ESPECIFICAMENTE PARA BEBÉS E JOVENS CRIANÇAS
A gama ANTHELIOS Dermo-Pediátrica FPS50+ representa um avanço na proteção solar para jovens crianças e bebés com mais de 6 meses. Estes protetores solares são extremamente seguros para a pele jovem, contendo um mínimo de ingredientes, mas oferecendo uma proteção UVB e UVA muito elevada e de largo espectro (a proteção UVA é duas vezes mais rigorosa do que as normas europeias). Os protetores solares ANTHELIOS Dermo-Pediátrico FPS50+ contêm água de nascente termal La Roche-Posay calmante e antioxidante.
Todos os produtos são testados sob controlo pediátrico e dermatológico.
- ANTHELIOS Leite Conforto Dermo-Pediátrico FPS50+ é adequado para crianças pequenas.
- ANTHELIOS Leite Bebé FPS50+ é formulado para proteger o seu bebé com mais de 6 meses da exposição solar indireta. Hipoalergénica e enriquecida com Manteiga de Karité, é adequada para a pele de bebé atópica e com tendência para eczema.
- ANTHELIOS Wet Skin Dermo-Pediátrico FPS50+ pode ser aplicado diretamente sobre a pele molhada, para garantir uma proteção contínua na praia ou piscina.
- ANTHELIOS Spray Invisível Dermo-Pediátrico FPS50+ e ANTHELIOS Bruma Invisível Dermo-Pediátrico FPS50+ oferecem a mesma extraordinária proteção UV para crianças num prático aplicador em spray.
- O clima pode ser imprevisível e é fácil sermos "apanhados" por um clima soalheiro sem qualquer proteção à mão. O irresistível formato de viagem de ANTHELIOS Pocket Size FPS50+ atende a esta necessidade ainda não satisfeita. Com uma opção para adultos e outra para crianças, ANTHELIOS Pocket FPS50+ proporciona uma semana de proteção muito elevada num prático formato de bolso para levar consigo para todo o lado.