Melanina: O que é, tipos de melanina e como proteger a sua pele

Article Read Duration 10 min. de leitura

melanina

 

A pele é um órgão que apresenta diferentes pigmentos, assim como o cabelo ou a íris dos olhos, variando de pessoa para pessoa. O grande responsável por detrás da pigmentação é a melanina, que é produzida em células denominadas melanócitos. As melaninas são macromoléculas naturais que apresentam uma grande variedade de funções biológicas, incluindo estrutura, resistência à radiação, eliminação de radicais livres, termorregulação e, a mais conhecida, pigmentação. Os tipos de melanina na pele e as quantidades que são produzidas pelos melanócitos, são pré-determinadas geneticamente, sofrendo influências de fatores intrínsecos, como alterações hormonais, gravidez, idade ou doenças associadas, e/ou de fatores extrínsecos como a exposição a radiação UV ou certos compostos químicos.

Tipos de melanina na pele

Os principais tipos do polímero da melanina são:

● A eumelanina, de cor preta a castanha (altamente polimerizada).

● A feomelanina, de cor amarela a vermelha (mais clara, menos polimerizada).

A pele que possui mais feomelanina também produz espécies de oxigénio mais reativas, que podem acelerar a carcinogénese, em comparação com a pele que produz mais eumelanina. Ou seja, a pele que produz mais eumelanina, acaba por estar mais protegida das consequências nocivas da exposição aos raios UV.

melanina na pele

Consequências da exposição desprotegida ao sol

São largamente conhecidas as propriedades e benefícios da melanina contra a radiação UV, uma vez que há um aumento da sua produção como mecanismo de proteção contra a radiação ultravioleta.

O envelhecimento da pele está relacionado, entre outros fatores, à radiação ultravioleta (UV). Para além de bronzear, a radiação UV também está associada ao envelhecimento e ao desenvolvimento de lesões hiperpigmentadas como o melasma, sendo o principal fator de risco para o desenvolvimento do cancro de pele, principalmente o melanoma maligno.

O melanoma maligno apresenta maior incidência em populações onde predominam fotótipos de pele clara, entre outros fatores de risco, incluindo exposição crónica à radiação UV.

A melanina e os cuidados a ter com a sua pele

Se já ficou claro que o envelhecimento prematuro da pele e o desenvolvimento de cancro estão largamente associados à radiação UV, o uso diário de protetor solar é altamente recomendado. Independentemente de ser Inverno ou Verão, o certo é que, principalmente o rosto, está em constante exposição às ações da luz solar, e por essa razão, não pode ser negligenciado o uso de um bom protetor solar.

Após muitas décadas de pesquisa, a La Roche-Posay desenvolveu um profundo conhecimento dos impactos induzidos pelos raios UV na pele, principalmente quando associados à poluição e oxidação, causando danos invisíveis e visíveis como manchas escuras, rugas e perda de elasticidade. Desenvolveram produtos que, além de protegerem a pele, também corrigem os  danos existentes, com resultados clinicamente comprovados e uma textura ótima da pele, para uma pele bronzeada, mas cuidada.

Melhores produtos para manter a sua pele protegida

O ANTHELIOS AGE CORRECT SPF50, faz parte da nova geração de proteção diária anti-envelhecimento que previne e corrige os sinais de envelhecimento em 4 semanas, tendo à sua disposição duas fórmulas, com cor e sem cor. Com um amplo espectro de proteção e ativos corretivos dermatológicos, com ácido hialurónico, niacinamida e PhE-resorcinol, este creme ultraleve e hipoalergénico confere 24h de hidratação. Formulado com a nova tecnologia CELLOX-B3 com Mexoryl XL, foi desenvolvido para impedir os danos na pele induzidos por raios UVB / UVA, infra-vermelhos e poluição. Oferece proteção de amplo espectro, limita a adesão de partículas de poluição na pele e protege do stress oxidativo provocado pela poluição e raios infravermelhos.

melanina sol

Se tiver uma pele jovem, sem danos visíveis, comece já a apostar na prevenção e proteção contra as consequências nocivas da exposição à radiação UV. O ANTHELIOS ULTRA CREME SPF 50+, com uma fórmula sem perfume, ideal para pele sensível, minimalista, mas sem comprometer a proteção. A sua proteção de largo espetro protege a pele dos raios UVA e UVB e ajuda a prevenir os danos agressores induzidos pelos infravermelhos e pela poluição, para além de ser muito resistente à água e ao suor. Aplique o protetor solar antes da exposição solar e reaplique de modo frequente e generoso de modo a manter a proteção. A tecnologia XL-PROTECT, de filtragem patenteada, fornece uma combinação poderosa de filtros UV e antioxidantes que vão para além do largo espetro de proteção UVA e UVB, de modo a proteger a pele contra danos agressores induzidos pelos infravermelhos e pela poluição. Por outro lado, a tecnologia de polímeros inteligentes garante a retenção do óleo no interior de microcristais, tornando a fórmula não gordurosa. Estes cristais agrupam-se formando uma proteção homogénea, muito resistente.

Baseado nas mesmas tecnologias, mas formulado especialmente para peles sensíveis e reativas ao sol, o ANTHELIOS FLUIDO INVISÍVEL SPF50 + SEM PERFUME oferece a maior proteção UVA de sempre da gama Anthelios. A sua fórmula não gordurosa garante um acabamento invisível. Todos os produtos são enriquecidos com água termal La Roche-Posay que proporciona uma sensação apaziguadora.

A sobre-exposição solar é perigosa. É recomendado não permanecer demasiado tempo ao sol, nem mesmo quando se usa protetor solar porque não fornece 100% de proteção. Proteja-se a si e aos seus.

VERDADEIRO
OU FALSO

verdadeiro ou falso la roche posay

NÃO PRECISAS DE USAR
PROTEÇÃO SOLAR
QUANDO ESTÃO NUBLADO. 

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Mesmo em dias cinzentos e chuvosos, a pele está exposta aos raios ultravioleta que gradualmente provocam o fotoenvelhecimento prematuro. Para proteger totalmente sua pele, escolha usar protetor solar todos os dias, não apenas quando está sol e calor.
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

O SOL FAZ COM QUE
A SUA PELE ENVELHEÇA PREMATURAMENTE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Os raios UVA destroiem a rede de suporte da nossa pele, tais como o colágeno e a elastina. Com o tempo, a exposição solar causa a perda de gordura e elasticidade, bem como rugas. Os raios UVB também estimulam a produção de pigmentos desiguais e irregulares, criando a manchas escuras e pele baça. Globalmente, estas alterações na pele são conhecidas como fotoenvelhecimento.

Saiba mais
Sample

ROUPA ESCURA 
É A MELHOR OPÇÃO
PARA NOS PROTEGERMOS DO SOL

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

De facto, cores escuras e intensas, como preto, azul marinho, vermelho ou verde esmeralda, fornecem mais proteção UV do que branco ou cores pastéis. Por isso, certifique-se de trazer algumas peças de roupa de cor escura quando fizer as malas para as suas próximas férias!

Saiba mais

TEMOS UMA GAMA
PARA SI

ANTHELIOS é pioneira no mercado de protetores solares. O seu amplo espectro de proteção muito elevada é o resultado de mais de 25 anos de investigação clínica avançada em proteção solar e pele sensível ao sol.