3 questões ao Especialista

Em caso de pele seca, deve reforçar-se a hidratação diária

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

A camada córnea, à superfície da pele, resseca ao perder água. As células córneas desligam-se mais facilmente umas das outras, provocando uma descamação fina. Ao nível do rosto, vários são factores que podem provocar esta secura. Como cuidar deste tipo de pele? O conselho de um dermatologista.

Qual a particularidade da pele rosto?

A pele do rosto é rica em glândulas sebáceas e está, normalmente, mais protegida pelo sebo.

No entanto, a pele do rosto, não protegida pela roupa, é sensível a todas as agressões exteriores: frio, calor, vento, sol, poluição, tabaco. Esta pele é sujeita a produtos de limpeza demasiado agressivos, a cuidados dessecantes (creme antienvelhecimento, creme anti-acne) e, no caso dos homens, ao barbear.

Como se manifesta, concretamente, a pele seca nos seus pacientes?

Os pacientes têm uma sensação de desconforto cutâneo.

A pele do seu rosto repuxa. Têm uma desagradável sensação de picada. Se esta secura não for devidamente corrigida, a pele pode inflamar-se, apresentando zonas de descamação (eczema seco). É frequente reportarem dificuldades na maquilhagem. Se o creme de dia não for adaptado, não lhes proporciona qualquer alívio. Os homens têm receio de barbear-se.

O que aconselha neste caso?

Em primeiro lugar, explico a necessidade de utilizarem produtos de limpeza muito suaves.

Sou da opinião que as águas micelares são perfeitas para este tipo de situação.  Deve reforçar-se a hidratação diária. Aconselho: um creme hidratante específico para pele muito seca e após a desmaquilhagem, um creme de noite igualmente hidratante. Desta forma, a coesão das células da camada córnea será reforçada. No caso dos homens, tento convencê-los a substituir as loções "aftershave" por um creme hidratante.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles