QUEIMADURAS NA PELE E
COMO AS TRATAR MAIS RAPIDAMENTE

Article Read Duration 8 min. de leitura

As queimaduras são uma lesão cutânea causada por calor extremo. Também podem ser causadas por produtos químicos, radiação, fricção e até por frio. Quando a pele é exposta a calor extremo, as proteínas que a constituem degeneram, como se fossem "cozinhadas" e as células cutâneas morrem, resultando numa resposta inflamatória.

Se tiver uma queimadura superficial, em primeiro lugar, coloque-a sob água fria durante vários minutos e, depois, aplique um creme para queimaduras ou cicatrizante de farmácia, aplicando de seguida um penso esterilizado. Durante várias semanas após a queimadura, durante o processo de cicatrização, a pele ficará fragilizada e sensibilizada, requerendo cuidados dermocosméticos específicos, como um creme cicatrizante com um FPS elevado, de forma a evitar uma hiperpigmentação pós-inflamatória.

As queimaduras podem ser divididas em queimaduras de 1º, 2º e 3º grau, dependendo da sua profundidade. As queimaduras de 1º grau são muito superficiais e causam vermelhidão, como as queimaduras solares. As queimaduras de 2º grau são mais profundas e provocam bolhas e dores intensas. As queimaduras de 3º grau atravessam todas as camadas da pele e destroem as fibras nervosas, tornando-se indolores. A pele adquire uma cor branca de tipo “cera” ou uma cor carbonizada e pode ter um aspeto espesso e endurecido. As queimaduras de 1º e 2º grau podem ser tratadas em casa com cremes para queimaduras e pensos esterilizados, desde que não sejam extensas e não afetem o rosto ou uma articulação importante. As queimaduras de 3º grau requerem cuidados médicos urgentes.

As queimaduras de 1º grau raramente causam cicatrizes. As queimaduras de 2º grau podem causar cicatrizes, especialmente se esiverem infetadas, mas com uma higiene adequada, um creme cicatrizante e um penso esterilizado, é possível minimizar o risco. As queimaduras de 3º grau deixam quase sempre algum tipo de cicatriz na pele, mas isto pode ser minimizado se procurar cuidados médicos o mais cedo possível para receber o tratamento adequado.

O QUE É
UMA QUEIMADURA?

As queimaduras são um dos acidentes domésticos mais comuns, particularmente entre as crianças. Uma queimadura é um tipo de lesão em que um tecido humano, geralmente a pele, entra em contacto com calor extremo. Pode ser o calor direto de uma chama ou de um líquido quente (como água ou óleo quente a escaldar), ou de um objeto quente (como o forno). As queimaduras também podem ser causadas por certos químicos, tais como ácidos fortes, ou por radiação, fricção e mesmo frio.

Diferentes tipos de queimaduras requerem diferentes tratamentos dependendo da sua profundidade e extensão, mas, para queimaduras superficiais, é uma boa ideia ir à sua farmácia mais próxima e perguntar sobre cremes para queimaduras ou cremes cicatrizantes da pele para acelerar a recuperação.

O QUE ACONTECE À PELE
QUANDO SE QUEIMA

Quando expostas ao calor extremo, as proteínas que constituem a pele degeneram. Isto significa que a estrutura 3D normal da molécula proteica é desfeita. Uma vez alteradas, as proteínas já não são capazes de desempenhar a sua função fisiológica. É um pouco como o que acontece à carne crua quando é cozinhada: a sua cor, textura e características físicas são transformadas.

Quando as proteínas da pele são danificadas pelo calor, isto desencadeia uma resposta inflamatória devido à morte das células da pele. Mensageiros químicos denominados mediadores inflamatórios são libertados, fazendo com que os vasos sanguíneos locais se dilatem e que a pele fique vermelha. Também podem ocorrer outras alterações na pele, como a formação de bolhas. Isto depende da profundidade ou do "grau" da queimadura, sobre o qual nos debruçaremos mais à frente. Continue a ler para obter dicas sobre como sarar rapidamente a sua queimadura com um creme próprio para queimaduras ou um creme cicatrizante.

QUE CREME PARA QUEIMADURAS
DEVO USAR?

OS CREMES CICATRIZANTES PODEM OTIMIZAR A RECUPERAÇÃO

Se tiver uma queimadura superficial (1º ou 2º grau, ver abaixo), o seu primeiro reflexo deve ser colocar a pele sob água fria durante vários minutos. Isto pode limitar a extensão e a profundidade da queimadura e ajudará a aliviar a dor. Não use gelo pois isso pode agravar os danos.

De seguida, desloque-se à sua farmácia mais próxima e peça um creme específico para queimaduras ou um creme cicatrizante. Idealmente, a fórmula deve conter ingredientes ativos específicos para acelerar e otimizar a reparação epidérmica, para acalmar e proteger a pele e para reduzir a possibilidade de infeção. Aplique uma camada espessa de creme (considere mantê-lo no frigorífico para um alívio extra) e cubra a pele com um penso esterilizado. Juntos, o creme e o penso irão proteger a queimadura.

Lembre-se, este conselho só se aplica a queimaduras superficiais. Se julga que tem uma queimadura de espessura total ou de "3º grau" (ver abaixo), é fundamental que procure cuidados médicos, uma vez que as queimaduras profundas são potencialmente perigosas.

QUAIS OS DIFERENTES
TIPOS DE QUEIMADURAS? 

COMO IDENTIFICAR O "GRAU DE QUEIMADURA"?

As queimaduras dividem-se em 3 principais tipos: queimaduras de 1º, 2º e 3º grau.

Veja aqui como as distinguir:

QUEIMADURAS DE 1º GRAU: IGUAIS ÀS QUEIMADURAS SOLARES

Uma queimadura de 1º grau é tal e qual como uma queimadura solar. Apenas afeta a camada mais externa da pele e faz com que a área afetada fique vermelha e dolorosa. Com frequência, as queimaduras superficiais da pele também provocam comichão devido à libertação de histamina. Para além do sol, a água quente a escaldar é uma causa comum de queimaduras de 1º grau. Este tipo de queimadura leva 7-10 dias a cicatrizar e não deixa cicatrizes.

QUEIMADURAS DE 2º GRAU: MAIS PROFUNDAS, COM BOLHAS

Uma queimadura de 2º grau é um pouco mais profunda. Ao contrário de uma queimadura de 1º grau, que apenas afeta a epiderme, numa queimadura de 2º grau, a derme superficial (a camada mais profunda da pele) também é afetada. Quando isto acontece, a pele fica vermelha e desenvolve bolhas (não as rebente, uma vez que isso torna a pele vulnerável a uma infeção). Este é o tipo de queimadura mais doloroso e é frequentemente causada por óleo quente.

As queimaduras de 2º grau demoram 2-3 semanas a sarar e, normalmente, não deixam cicatriz, a menos que surjam complicações como uma infeção (que se pode evitar com um penso adequado e um creme cicatrizante de farmácia). No entanto as queimaduras de 2º grau podem causar alterações de pigmentação na pele, razão pela qual é essencial proteger a área do sol durante o processo de cicatrização, inicialmente com um penso e mais tarde com um creme cicatrizante com FPS.

AS QUEIMADURAS SUPERFICIAIS RECUPERAM MAIS RAPIDAMENTE COM UM CREME PROTETOR OU PRÓPRIO PARA QUEIMADURAS

Tanto as queimaduras de 1º como 2º grau são consideradas "queimaduras superficiais". Normalmente, podem ser tratadas em casa sem ter de consultar um médico, mas, se a queimadura for extensa ou no rosto ou sobre uma articulação importante, deve-se procurar cuidados médicos. Se tiver uma queimadura superficial, existem coisas que pode fazer para ajudar a sarar:

- Use compressas frias embebidas em Água Termal La Roche-Posay para arrefecer e acalmar a queimadura.

- Ajude a recuperar a barreira cutânea com um creme protetor de farmácia com eficácia comprovada na recuperação da pele.

- Cubra a queimadura com um penso esterilizado para evitar infeção ou exposição a irritantes externos.

- Utilize um creme protetor com FPS durante várias semanas.

Descubra a gama calmante CICAPLAST de La Roche-Posay, a marca parceira do dermatologista.

QUEIMADURAS DE 3º GRAU: A HORA DE PROCURAR CUIDADOS MÉDICOS

As queimaduras de 3º grau são conhecidas como queimaduras de "espessura total" porque afetam todas as camadas da pele até à camada subcutânea, conhecida como hipoderme. Por serem tão profundas, as queimaduras de 3º grau destroem as fibras nervosas da pele e, por esta razão, são frequentemente indolores. Nas queimaduras de 3º grau, a pele pode assumir um aspeto diferente:

- cor branca de tipo “cera”

- aspeto carbonizado

- cor castanha escura

- textura de couro, com relevo

Se pensa sofrer de uma queimadura de 3º grau, não entre em pânico pois existem tratamentos médicos/cirúrgicos à disposição, mas desloque-se às urgências do seu hospital mais próximo uma vez que não é algo que possa ser tratado em casa.

A MINHA QUEIMADURA
VAI DEIXAR CICATRIZ?

COM OS CUIDADOS CERTOS, AS QUEIMADURAS SUPERFICIAIS NÃO COSTUMAM DEIXAR CICATRIZES

As cicatrizes de queimaduras podem ser inestéticas e causar uma enorme angústia. Se devidamente tratadas, as queimaduras superficiais (1º e 2º grau) não deixam normalmente uma cicatriz. As queimaduras de 1º grau quase nunca irão formar cicatrizes. As queimaduras de 2º grau podem deixar cicatrizes se ficarem infetadas, razão pela qual uma higiene adequada com um produto de limpeza dermocosmético é essencial, seguida de um creme para queimaduras e um penso esterilizado.

Descubra o produto de limpeza para pele fragilizada.

Para uma recuperação ótima, pergunte ao seu farmacêutico sobre cremes para queimaduras. Lembre-se, após uma queimadura, a pele fica sensibilizada, fragilizada e a precisar de proteção com produtos específicos de cuidados dermocosméticos. A pele também se encontra em risco de desenvolver hiperpigmentação pós-inflamatória (deixando uma mancha castanha escura após a exposição solar). Assim, não se esqueça de usar um creme reconstituinte com um FPS elevado durante várias semanas após a lesão.

AS QUEIMADURAS DE 3º GRAU NORMALMENTE DEIXAM CICATRIZES

Infelizmente, as queimaduras de 3º grau deixam geralmente algum tipo de cicatriz na pele. Isto porque os danos são tão profundos que a pele reage produzindo um colagénio denso para substituir a pele perdida. Este colagénio é conhecido como tecido cicatricial. Com um cuidado médico atempado e um tratamento adequado, é possível minimizar esta cicatrização.

COMPLICAÇÕES DAS CICATRIZES DE QUEIMADURAS

Se a sua queimadura não for devidamente tratada, ou muito simplesmente se tiver azar, pode desenvolver vários tipos de cicatrizes de queimadura inestéticas. Entre estas, incluem-se:

- Cicatrizes hipertróficas, onde a cicatriz apresenta relevo e um tom vermelho, mas permanece dentro dos limites da queimadura original.
- Contracturas, onde uma cicatriz começa por apertar e "contrair". Isto pode ser perigoso se a cicatriz for "circunferencial", ou seja, se contornar parte do corpo, como um dedo. Se tiver uma queimadura circunferencial, é importante que consulte um médico o mais cedo possível.
- Cicatriz queloide, quando a mesma se torna espessa e volumosa, crescendo para além dos limites da queimadura original. Frequentemente, as cicatrizes queloides provocam comichão.

Cada uma destas condições tem os seus próprios tratamentos específicos, que pode discutir com o seu médico.

A mensagem a reter? Procure cuidados médicos assim que queimar a pele e se pensar que se trata de uma queimadura de 3º grau ou se a sua queimadura superficial for extensa, no rosto ou sobre uma articulação importante. A maioria das queimaduras superficiais podem ser tradadas em casa com compressas de água termal fresca, um bom creme reconstituinte e pensos esterilizados adquiridos na farmácia.

Descubra a gama completa de cremes calmantes para a pele da marca de farmácia especializada La Roche-Posay.

Descubra mais informações sobre cicatrizes e como tratá-las.

TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA SI

CICAPLAST é uma gama multifuncional que apazigua irritações, repara e protege a função de barreira da pele. Adaptado para peles sensíveis irritadas, é também a gama especializada para a regeneração da pele.

ícone ponto de interrogação

Sabia
que...?

Creme espalhado em fundo branco

Está comprovado que o Madecassoside que encontramos no CICAPLAST BAUME B5 acelera a renovação da pele.

VERDADEIRO
OU FALSO

Sample

A SUA PELE FICA MAIS SECA
QUANDO ESTÁ DOENTE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

As constipações e gripes sugam a humidade da nossa pele, deixando-a seca e sem brilho. As próprias doenças, juntamente com os medicamentos que tomamos e o facto de muitas vezes ficarmos acamados, fazem com que a pele fique sem humidade.
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

UMA QUEIMADURA DE 1º GRAU
É COMO UM ESCALDÃO. 

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Uma queimadura de primeiro grau é como uma queimadura solar. Afeta apenas a camada mais externa da pele e faz com que a área afetada fique vermelha e dorida. As queimaduras superficiais na pele também costumam fazer comichão devido à libertação de histamina.
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

QUEILITE É A PALAVRA  
CIÊNTIFICA PARA LÁBIOS EM FERIDA.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Queilite é outro nome para lábios com ferida. Os lábios ficam secos e escamosos, e podem surgir rachaduras verticais dolorosas. A pele ao redor dos lábios às vezes também fica irritada. Essa secura causa uma sensação desagradável de queimadura.
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

LAMBER LÁBIOS
EM FERIDA É UMA BOA IDEIA. 

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Pessoas com lábios secos e rachados lambem-nos com frequência e arrancam ou mordem as peles. É tentador, mas só agrava a situação, retirando à pele a sua camada protetora natural e desencadeando um ciclo vicioso.
Saiba mais

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, voltamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment formula protection product head

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos as embalagens mais protetoras associadas apenas aos conservantes necessários, para preservar a tolerância e a eficácia ao longo do tempo.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, os nossos produtos contêm unicamente os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa à acne, atópica, danificada ou fragilizada por tratamentos oncológicos.