3 questões ao Especialista

Recomendo um cuidado de manutenção prolongada, para estabilizar as crises de dermite seborreica

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

É frequente que a dermite seborreica afecte as zonas ricas em glândulas sebáceas: centro do rosto, linha do couro cabeludo e decote. A proliferação de uma levedura, o Pityrosporum ovale, desempenha um papel importante no aparecimento da inflamação. Como cuidar deste tipo de problema? O conselho de um dermatologista.

Como se manifesta a dermite seborreica nos seus pacientes?

Afecta pacientes adultos, mais frequentemente homens.

Manifesta-se através de placas vermelhas no rosto que descamam, normalmente ao nível das narinas e por cima das sobrancelhas. O exame do couro cabeludo revela, com frequência, escamas aderentes junto ao cabelo. Por vezes, surge uma placa descamativa arredondada no meio do tórax. A pele do rosto é facilmente irritável. O prurido instala-se no couro cabeludo. Estas placas evoluem por crises, muitas vezes durante os períodos de fadiga e de stress..

Recomenda cuidados dermocosmésticos específicos?

A pele com dermite seborreica é facilmente irritável durante a limpeza do rosto.

Recomendo produtos de limpeza suaves (loção micelar, leite), nunca um sabonete, que aumenta a irritação. Os cremes hidratantes nem sempre são bem tolerados. No entanto, devido à sensação de repuxar, estes pacientes necessitam deles. Naturalmente, escolho dermocosméticos concebidos com uma tolerância elevada, com ingredientes activos que atenuem a dermite seborreica.

Existe algum tratamento medicamentoso?

Sempre que possível, devem evitar-se os dermocorticóides,

porque, embora eficazes, podem provocar pequenas lesões próximas da acne nas regiões ricas em glândulas sebáceas e favorecer a rosácea, quando usados regularmente. Prescrevo antifúngicos (creme com cetoconazol ou com ciclopiroxolamina) que actuam sobre o Pityrosporum ovale. Os tratamentos localizados à base de lítio são eficazes. Recomendo igualmente um tratamento de manutenção prolongado para estabilizar as crises.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles