Tratamento para alergias de pele:
DESDE OS PRODUTOS FAVORITOS DA FARMÁCIA ÀS ESCOLHAS MAIS INTELIGENTES NOS CUIDADOS DERMATOLÓGICOS

Article Read Duration 5 min. de leitura

A pele é o primeiro lugar onde as alergias se manifestam. As alergias cutâneas surgem sob diversas formas, desde urticária a reações mais ligeiras como vermelhidão, ardor e prurido. Saiba como proporcionar alívio à pele com tendência alérgica:

• Verifique a lista de ingredientes da sua rotina de cuidados diários para se certificar de que os produtos que utiliza não contêm substâncias potencialmente prejudiciais como perfume e álcool
• Limpe a pele com um produto de limpeza de alta tolerância sem enxaguar para remover alergénios e agentes irritantes da superfície cutânea. Apazigue as reações cutâneas com uma água termal em spray com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes naturais
• Aplique em seguida um creme barreira suavizante formulado para pele alérgica, numa embalagem com bomba doseadora hermética

A PELE É ONDE AS ALERGIAS SE MANIFESTAM PRIMEIRO

Como tratar as alergias de pele?

Existem três tipos principais de erupção cutânea alérgica:

1) Urticária alérgica: Uma erupção cutânea alérgica muito comum que ocorre instantaneamente como resposta a substâncias que tocam na pele, alimentos que ingerimos ou medicamentos que tomamos. É uma erupção generalizada, que provoca inchaço, vermelhidão e comichão forte.

O tratamento para esta forma de alergia cutânea consiste em anti-histamínicos orais. No entanto, um spray de água termal apaziguante poderá também ajudar bastante a apaziguar a pele.

2) Dermatite de contacto alérgica: Uma erupção cutânea escamosa acompanhada de prurido e sensação de queimadura, por vezes com pequenas bolhas e secreção, que ocorre após a pele entrar em contacto prolongado com algo a que é alérgica. Ocorre cerca de 48 horas após a exposição. As causas mais comuns incluem o níquel, desinfetantes agressivos e produtos de limpeza doméstica. Muitos casos devem-se também a aditivos, substâncias irritantes e até mesmo à presença de níquel nos cosméticos.

O tratamento para este tipo de erupção cutânea alérgica implica:

  • Evitar o fator desencadeador (por exemplo, deixar de usar cosméticos que contenham bastantes alergénios, não usar peças de joalharia com níquel, etc.)
  • Aplicar cremes com esteróides como hidrocortisona (apenas para utilização a curto prazo)
  • Cremes de barreira especificamente formulados para pele com tendência alérgica com um mínimo de ingredientes prejudiciais (entre os quais lanolina, corantes, perfume, álcool...)

3) Dermatite atópica (eczema): No eczema, a camada da pele que protege o óleo e a água (a "barreira cutânea") é defeituosa, pelo que os alergénios e as substâncias irritantes podem romper a barreira, atingir as camadas mais profundas da pele e causar inflamação (vermelhidão, prurido, secura e bolhas). Isto cria um ciclo de comichão e vontade de coçar que pode interferir com o sono e a qualidade de vida, especialmente nas crianças.

O tratamento para este tipo de alergia cutânea tem duas fases: cremes esteróides para erupções, seguidos de cremes ricos em emolientes criados especificamente para a pele atópica, como manutenção. 

CUIDADOS
PARA PELE ALÉRGICA

Como devo cuidar da minha pele com tendência alérgica?

São cada vez mais as mulheres que se queixam de sintomas de alergia cutânea devido ao uso de cosméticos inadequados. Estas reações podem não ser tão graves como a urticária, a dermatite de contacto ou o eczema, mas não deixam de ser incomodativas.

A pele com tendência alérgica fica com uma sensação de prurido, queimadura e, geralmente, irritada após a utilização de produtos errados, ou em resposta a fatores ambientais como a poluição, o pólen ou detergentes em pó. Muitas mulheres decidem inclusive esvaziar as prateleiras da casa de banho e deixar de parte por completo produtos cosméticos! Mas a verdade é que a pele com tendência alérgica apenas necessita de produtos de cuidado específicos para aliviar os sintomas das alergias.

UMA ROTINA DE CUIDADOS
PARA PELE COM TENDÊNCIA A ALERGIAS

Limpeza da pele com tendência a alergias

A limpeza remove os alergénios da superfície da pele, sendo por isso um passo essencial no cuidado da pele propensa a reações alérgicas. As suas melhores opções são fórmulas que não necessitam de passar por água e que removem eficazmente toda a sujidade, alergénios e irritantes da superfície da pele, sem lhe retirar a película protetora (o que só irá piorar as erupções cutâneas alérgicas).

O Desmaquilhante para Rosto e Olhos TOLERIANE Ultra foi testado em pele ultra-sensível e com tendência alérgica, bem como em olhos sensíveis (é ideal para utilizadores de lentes de contacto). O produto vem em embalagens esterilizadas de dose única e não contém substâncias irritantes. Permite-lhe limpar as impurezas e a maquilhagem da pele sem necessidade de esfregar (o que pode deixar o rosto com um aspeto avermelhado se tiver tendência para alergias).

Finalize a limpeza com um spray de água termal

Para o cuidado da pele com tendência a erupções cutâneas alérgicas, o segredo é a Água Termal de La Roche-Posay. Com um spray incrivelmente leve e refrescante, as suas propriedades antioxidantes naturais aliviam instantaneamente as reações alérgicas da pele. Este é um cuidado para crises de alergia que deve ter sempre à mão! Deixe atuar durante alguns minutos e depois retire o excesso cuidadosamente.

Aplique de seguida um hidratante ultra-suave indicado para o seu tipo de pele

Se a sua pele é ultra-sensível ou com tendência a reações alérgicas, TOLERIANE Ultra é o melhor produto para o seu tratamento. Está formulado com uma fórmula minimalista em ingredientes e não contém qualquer substância potencialmente prejudicial a que tenha que estar atenta. Alivia instantaneamente a sensação de prurido e ardor da pele alérgica e forma uma barreira de segurança para impedir a penetração de outras substâncias irritantes. Se a sua pele for tendencialmente seca, experimente TOLERIANE Ultra. Se a sua pele for oleosa ou mista, o TOLERIANE Ultra Fluido é o seu aliado perfeito. Muitas mulheres consideram a textura original mais adequada à sua pele durante o inverno, enquanto que a textura fluida é a sua preferida para a primavera e verão.

Segurança até mesmo no contorno da pele sensível dos olhos

Os produtos de cuidados TOLERIANE são indicados para aplicação no contorno ocular, proporcionando um alívio intenso a todo o rosto e à zona ao redor dos olhos que é particularmente sensível e propensa a alergias. Testada na pele que reage a pelo menos dois alergénios, as fórmulas tiveram a aprovação de 99% das mulheres. A sua textura espalha-se facilmente e penetra rapidamente na pele, sem necessidade de esfregar, o que pode potencialmente agravar as reações alérgicas.

A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM
NO CUIDADO DA PELE ALÉRGICA

Muitos alergénios entram no produto após a abertura da embalagem

Se está à procura de um cuidado para a pele alérgica, a embalagem pode ser tão importante como o próprio produto. Os produtos em frasco com tampa de enroscar estão muito vulneráveis à contaminação por alergénios como o pólen ou outras substâncias irritantes. Em vez disso, deverá optar por frascos com doseador que mantêm o produto selado num ambiente hermético.

Os produtos de cuidados TOLERIANE Ultra estão disponíveis em embalagens de alta tecnologia ultra-herméticas. A tampa selada contém uma válvula de via única, pelo que o produto nunca poderá voltar para o interior do frasco. Isto assegura a pureza do produto durante a sua utilização, garantindo que se mantém isento de contaminação por bactérias, agentes irritantes ou alergénios.

VERDADEIRO
OU FALSO

verdadeiro ou falso dermatologia

NÃO TOMAR BANHO É A MELHOR
POLÍTICA PARA PELE ALÉRGICA.

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Se não fizer uma higienização adequada no final do dia, estará a deixar alergénios e agentes irritantes como o pólen e a poluição em contacto com a sua pele durante toda a noite. Estes podem interferir com a função de barreira da pele e causar irritação.
Saiba mais
Sample

O ÁLCOOL PODE
AGRAVAR AS ALERGIAS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

O álcool é um potencial causador de alergias na pele. De facto, os cientistas demonstraram que o álcool pode agravar qualquer reação alérgica, quer se trate de asma, rinite alérgica ou de diferentes tipos de erupções cutâneas. Isto deve-se, em parte, às moléculas de histamina e sulfitos contidos nas bebidas alcoólicas.
Saiba mais
verdadeiro ou falso la roche posay

AS RECEITAS CASEIRAS ESTÃO
PROIBIDAS PARA PELE SENSÍVEL.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Por mais divertido que seja invadir os armários da cozinha e fazer os seus próprios tratamentos de pele, esta é a receita perfeita para desencadear reações se tiver uma pele alérgica. Na verdade, muitos ingredientes naturais podem ser altamente irritantes.
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

O SEU PINCEL DE MAQUILHAGEM
PODE PROVOCAR-LHE ALERGIAS.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Os pincéis e aplicadores de maquilhagem podem ser verdadeiras armadilhas de pó e alergias, pelo que necessitam de ser lavados regularmente. Lave os seus pincéis com um sabão hipoalergénico ou com um produto específico para pincéis de maquilhagem para uma limpeza perfeita.
Saiba mais
ícone ponto de interrogação

Sabia
que...?

Creme espalhado em fundo branco

Se não for tratada corretamente, a pele sensível tem 2 a 5 vezes mais probabilidades de desenvolver alergias diagnosticadas clinicamente*.

* Fonte: FARAGE 2008 British Association of Dermatologists. British Journal of Dermatology 2008 159, pp231–266

TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA ISSO

TOLERIANE é uma gama de produtos concebidos para hidratar, apaziguar e proteger a pele sensível ou com tendência alérgica.

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais sobre produtos cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas.
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, os nossos produtos contêm unicamente os ingredientes necessários, na dosagem certa.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO
 SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada na pele mais sensível:
reativa, alérgica, propensa ao acne, atópica, danificada ou fragilizada por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment formula protection product head

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionámos uma embalagem que permita proteger e conservar a tolerância e eficácia da fórmula ao longo do tempo, contendo apenas os conservantes necessários.