PROTETOR SOLAR PARA CRIANÇAS, E COMO PROTEGER AS CRIANÇAS DOS PERIGOS DA EXPOSIÇÃO SOLAR

Article Read Duration 6 min. de leitura

Porque a sua pele é mais vulnerável, os bebés e crianças menores de 3 anos não devem estar sob exposição solar direta. Proteger a pele na infância e adolescência é fundamental. A curto prazo, uma exposição solar excessiva pode causar desidratação, insolação e queimaduras solares. A longo prazo, pode causar um risco acrescido de cancro de pele. Mas este risco pode ser drasticamente reduzido se as crianças forem habituadas a ter comprotamentos inteligentes de proteção solar: 

 - Aplicar generosamente protetor solar UVA-UVB SPF 50+ de largo espectro de 2 em 2 horas.
 - Escolher uma fórmula "pele molhada" na praia ou piscina que se possa aplicar sem se ter de secar a pele primeiro.
 - Procurar sombra entre as 11h e as 16h e trazer para a praia um chapéu-de-sol ou tenda para a praia.
 - Não subestimar a exposição "indireta" ao sol: a pele continua em risco nos dias nublados, no carro, no avião, etc., pois os raios UVA podem atravessar as nuvens e os vidros.
 - Usar chapéu, t-shirt, óculos de sol e fatos de banho com FPU (fator de proteção ultravioleta) elevado.

 

 

AS CRIANÇAS PRECISAM DE SER PROTEGIDAS DO SOL

A pele das crianças é muito mais frágil do que a dos adultos, particularmente quando se trata dos efeitos nocivos dos raios UV:

- Por ser mais fina, é mais vulnerável a danos celulares profundos.

- Com um sistema de pigmentação ainda em desenvolvimento, não tem o mecanismo de autodefesa que, nos adultos, ajuda a proteger a pele contra os raios UV.

A pele jovem (especialmente a pele de bebé) é vulnerável a queimaduras solares e 50 - 80% dos danos relacionados com o sol ocorrem durante a infância e a adolescência. É por esta razão que uma proteção solar é tão importante para as crianças e os bebés não devem estar sujeitos a qualquer exposição solar. Se utilizarem um protetor solar adequado e estiverem sempre à sombra, os bebés não deverão sofrer queimaduras solares.

COMPREENDER OS PERIGOS DA EXPOSIÇÃO SOLAR

A QUEIMADURA SOLAR É O RISCO ÓBVIO, MAS OS EFEITOS PODEM DURAR TODA A VIDA

A proteção solar das crianças não se resume apenas às férias. As crianças são expostas aos raios UV durante as atividades ao ar livre que praticam durante todo o ano: piqueniques no parque, atividades no parque infantil, prática de desportos, etc. Os bebés são particularmente vulneráveis às queimaduras solares, mesmo sob exposição solar indireta (ou seja, quando o seu bebé está à sombra, a luz solar é refletida e atinge a pele, pelo que a proteção continua a ser fundamental).

Os danos causados pelo sol são incrementais e cumulativos: pense nisto como fazer compras com um cartão de crédito solar. Em cada "compra" que faz (exposição solar), a sua "dívida solar" aumenta. Tudo isto contribui para o aumento dos riscos ao longo do tempo.

Quando as crianças apanham demasiado sol, existem riscos óbvios a curto prazo:

- Desidratação.

- Calor.

- Queimaduras solares dolorosas.

As crianças adoram brincar ao ar livre e nós queremos que se divirtam! Mas os pais precisam de permanecer vigilantes - Uma criança apenas expressará o desconforto das queimaduras solares quando os danos já tiverem ocorrido na sua pele. E os efeitos a longo prazo são mais preocupantes. A exposição excessiva aos raios UV implica sérios riscos para a pele, tais como:

- Aceleração do envelhecimento cutâneo.

- Cancros da pele, como melanoma.

Facto assustador: Apenas 5 queimaduras solares com bolhas antes dos 20 anos de idade podem aumentar o risco de melanoma (cancro de pele) em 80%.

Mas não entre em pânico! Todos estes riscos podem ser drasticamente reduzidos ao ensinar às crianças comportamentos inteligentes de proteção solar. Consulte o nosso guia prático para obter toda a informação necessária.

COMO PROTEGER A PELE DAS CRIANÇAS DO SOL

ENSINE OS SEUS FILHOS A SEREM INTELIGENTES COM O SOL PARA SE PODEREM PROTEGER AO LONGO DAS SUAS VIDAS

A proteção não se resume apenas ao protetor solar. Ao ensinar aos seus filhos comportamentos de proteção solar hoje, está a cuidar ativamente da saúde da sua pele no futuro. Um estudo realizado na Alemanha envolvendo crianças pequenas demonstrou que a educação para a proteção solar aumenta em 500% os bons hábitos de proteção. Aprender a ter comprotamentos inteligentes relativamente ao sol ajudará os seus filhos a ficarem mais seguros.

Eis algumas formas inteligentes de manter os seus filhos protegidos.

 

MEDIDAS GERAIS PARA PROTEGER AS CRIANÇAS DO SOL

- Procurar a sombra entre as 11h e as 16h. Incentive as crianças a brincar à sombra ou a dormir uma sesta à sombra.

- Ensinar as crianças a "medirem a sua sombra" e a ficarem à sombra se esta for mais pequena do que o seu tamanho real.

- Usar um chapéu de aba larga, óculos de sol anti-UV e roupa escura (uma t-shirt preta é mais protetora do que uma branca); na água, maximizar a proteção com fatos de banho de FPU elevada (fator de proteção ultravioleta), fatos de banho de peça única, e calções de banho mais compridos.

- Não subestimar a exposição "indireta" ao sol: os raios UVA podem atravessar as nuvens e os vidros e, assim, a pele ainda está em risco nos dias nublados, no carro, no avião, etc.

- Trazer um chapéu-de-sol ou tenda para a praia.

- Certificar-se de que os seus filhos bebem água regularmente.

 

O MELHOR PROTETOR SOLAR PARA CRIANÇAS? AQUI ESTÃO AS NOSSAS MELHORES DICAS

- Utilizar um protetor solar UVA-UVB FPS 50+ de largo espectro em toda a pele exposta.

- Aplicar protetor solar frequentemente (pelo menos de duas em duas horas) e o mais uniformemente possível. Não deixar nenhuma zona desprotegida - o que é fácil de acontecer quando os seus filhos se estão mexer ou sentem cócegas! Não se esquecer de aplicar generosamente: Como regra geral, é necessária uma quantidade de protetor solar do tamanho de uma bola de golfe para proteger todo o corpo.

- Ter atenção às zonas frequentemente esquecidas: Orelhas, nariz, lábios, nuca, mãos e pés.

- Aplicar novamente o protetor solar imediatamente após nadar ou transpirar excessivamente.

- Para garantir uma proteção constante na praia ou piscina, escolher um protetor solar desenvolvido especificamente para pele molhada.

- Para proteger a sua pele do sol a qualquer hora e em qualquer lugar, utilizar ANTHELIOS Pocket FPS 50+. É suficientemente pequeno para caber no bolso e passar pela segurança do aeroporto, mas contém quantidade suficiente para uma semana de proteção do rosto. Com ANTHELIOS no seu bolso, nunca mais ficará sem qualquer proteção!

- Mostrar às suas crianças como aplicar a o protetor solar - como um super-herói!

Saiba mais sobre proteção UVA-UVB.

ANTHELIOS DERMO-PEDIÁTRICO FPS50+: PROTEÇÃO MUITO ELEVADA

DESENVOLVIDO ESPECIFICAMENTE PARA BEBÉS E JOVENS CRIANÇAS

A gama ANTHELIOS Dermo-Pediátrica FPS50+ representa um avanço na proteção solar para jovens crianças e bebés com mais de 6 meses. Estes protetores solares são extremamente seguros para a pele jovem, contendo um mínimo de ingredientes, mas oferecendo uma proteção UVB e UVA muito elevada e de largo espectro (a proteção UVA é duas vezes mais rigorosa do que as normas europeias). Os protetores solares ANTHELIOS Dermo-Pediátrico FPS50+ contêm água de nascente termal La Roche-Posay calmante e antioxidante.

Todos os produtos são testados sob controlo pediátrico e dermatológico.

- ANTHELIOS Leite Conforto Dermo-Pediátrico FPS50+ é adequado para crianças pequenas.

- ANTHELIOS Leite Bebé FPS50+ é formulado para proteger o seu bebé com mais de 6 meses da exposição solar indireta. Hipoalergénica e enriquecida com Manteiga de Karité, é adequada para a pele de bebé atópica e com tendência para eczema.

- ANTHELIOS Wet Skin Dermo-Pediátrico FPS50+ pode ser aplicado diretamente sobre a pele molhada, para garantir uma proteção contínua na praia ou piscina.

- ANTHELIOS Spray Invisível Dermo-Pediátrico FPS50+ e ANTHELIOS Bruma Invisível Dermo-Pediátrico FPS50+ oferecem a mesma extraordinária proteção UV para crianças num prático aplicador em spray.

- O clima pode ser imprevisível e é fácil sermos "apanhados" por um clima soalheiro sem qualquer proteção à mão. O irresistível formato de viagem de ANTHELIOS Pocket Size FPS50+ atende a esta necessidade ainda não satisfeita. Com uma opção para adultos e outra para crianças, ANTHELIOS Pocket FPS50+ proporciona uma semana de proteção muito elevada num prático formato de bolso para levar consigo para todo o lado.

VERDADEIRO
OU FALSO

verdadeiro ou falso la roche posay

NÃO PRECISAS DE USAR
PROTEÇÃO SOLAR
QUANDO ESTÃO NUBLADO. 

FALSO Verdadeito ou falso resposta errada

Mesmo em dias cinzentos e chuvosos, a pele está exposta aos raios ultravioleta que gradualmente provocam o fotoenvelhecimento prematuro. Para proteger totalmente sua pele, escolha usar protetor solar todos os dias, não apenas quando está sol e calor.
Saiba mais
verdadeiro ou falso dermatologia

O SOL FAZ COM QUE
A SUA PELE ENVELHEÇA PREMATURAMENTE.

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

Os raios UVA destroiem a rede de suporte da nossa pele, tais como o colágeno e a elastina. Com o tempo, a exposição solar causa a perda de gordura e elasticidade, bem como rugas. Os raios UVB também estimulam a produção de pigmentos desiguais e irregulares, criando a manchas escuras e pele baça. Globalmente, estas alterações na pele são conhecidas como fotoenvelhecimento.

Saiba mais
Sample

ROUPA ESCURA 
É A MELHOR OPÇÃO
PARA NOS PROTEGERMOS DO SOL

VERDADEIRO Verdadeito ou falso resposta certa

De facto, cores escuras e intensas, como preto, azul marinho, vermelho ou verde esmeralda, fornecem mais proteção UV do que branco ou cores pastéis. Por isso, certifique-se de trazer algumas peças de roupa de cor escura quando fizer as malas para as suas próximas férias!

Saiba mais

DESCUBRA A NOSSA GAMA
ANTHELIOS DERMO-PEDIÁTRICO

Proteção Solar desenvolvida a pensar especialmente na pele sensível dos bebés e das crianças.

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas 
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é testada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou enfraquecida por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment formula protection product head

CONSERVAÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.