TUDO QUE PRECISA DE SABER
SOBRE A PROTEÇÃO UVA E UVB

Article Read Duration 8 min. de leitura

Os raios UVA provocam o envelhecimento prematuro da pele, enquanto os raios UVB são responsáveis por queimaduras e pele bronzeada. Ambos aumentam o risco de cacro de pele. Os raios UVA longos são um subgrupo dos UVA que penetram a pele especialmente profundamente e causam problemas como manchas de pigmentação escuras, alergia ao sol e envelhecimento prematuro. A proteção solar eficaz filtra os raios UVA, UVB e UVA longos. É possível analizar o quão forte sua proteção solar é tendo em conta a classificação FPS para raios UVB e sua classificação PPD para raios UVA. A gama Anthelios da La Roche-Posay oferece proteção UVA-UVB-UVA Longa, adequada até para as peles mais sensíveis.

QUAL É A DIFERENÇA
ENTRE OS RAIOS UVA E UVB?

Os raios ultravioleta representam apenas 5% dos raios solares que chegam à Terra, mas são muito poderosos. Existem vários tipos. Enquanto os raios UVC são geralmente bloqueados pela camada de ozono, os raios UVA e UVB chegam à terra e têm consequências para a nossa pele.



UVA: TRADUZ-SE EM "ENVELHECIMENTO" E/OU "ALERGIAS"

Ativos ao longo de todo o ano e mesmo em dias nublados, os raios UVA correspondem a 95% dos raios ultravioleta que atingem a superfície da Terra. Eles também são resistentes, pois podem atravessar nuvens, vidros e a nossa epiderme.

Ao contrário dos UVB, que provocam queimaduras solares, os raios UVA são indolores, mas não são inofensivos. Pelo contrário, eles podem penetrar muito profundamente na pele para alcançar as células da derme (a camada mais profunda da pele). Ao produzir radicais livres, eles podem produzir consequências a longo prazo e refletir-se em:

  • Fotoenvelhecimento: as estruturas de suporte da pele (fibras de colágeno e elastina) são modificadas, resultando em redução da firmeza da pele e desenvolvimento de rugas.
  • Intolerância ao sol, normalmente referenciada como alergia ao sol, que resulta em vermelhidão, comichão e erupção polimorfa à luz.
  • Pigmentação acentuada, como melasma ou manchas escuras.
  • Desenvolvimento de cancro de pele.

 

UVB: TRADUZ-SE EM "QUEIMADURAS" E/OU "PELE BRONZEADA"

Os raios UVB representam apenas 5% dos raios UV que atingem a Terra. Ao contrário dos UVA, eles são neutralizados por nuvens e vidro, mas podem penetrar a epiderme. São responsáveis pelo bronzeado, mas também pelas queimaduras solares, reações alérgicas ao sol e cancro de pele.



Agora, finalmente percebeu qual a importância de proteger a sua pele dos raios solares.

O QUE SÃO OS
RAIOS UVA LONGOS?

Raios UVA Longos: um perigo sempre presente e invisível

Durante todo o ano, sem nos darmos conta, estamos constantemente expostos aos raios UVA Longos, estando sob exposição solar passiva. Estes raios solares podem viajar através de nuvens, vidro e até mesmo da epiderme até a derme (camada mais profunda da pele).

Quais são os efeitos dos raios UVA longos?

Quanto mais longos os raios UVA, mais profundamente eles penetram a nossa pele. Às vezes, podem causar danos irreversíveis na pele :

  • Pigmentação e tom irregular, como melasma, manchas escuras e tez acinzentada.
  • Alergias e intolerância ao sol: Como todos os raios UV, os raios UVA longos podem desencadear o aparecimento de vermelhidão, manchas na pele e comichão.
  • Fotoenvelhecimento ou envelhecimento precoce: Redução da elasticidade e aumento da flacidez da pele, favorecendo o aparecimento de rugas.

Os UVA longos representam 75% de toda a radiação UV, portanto, a proteção solar para ser eficaz deve considerar cobertura de UVA-UVB de amplo espectro até UVA longo.

 

O QUE QUEREM DIZER
OS NÚMEROS NOS PROTETORES SOLARES?

Percebendo os fatores de proteção solar

Escolher o protetor solar certo pode ser um verdadeiro dilema! Com todos os nomes, números e abreviações diferentes (SPF, PPD), nem sempre é fácil encontrar o que precisa. Então, o que precisa saber para obter a melhor proteção?

Proteção UVB: o sistema FPS

A proteção UVB é medida por um sistema denominado FPS (fator de proteção solar). Para evitar queimaduras solares, precisa de escolher o FPS certo. É indicado em todos os protetores solares e possui quatro níveis de proteção: baixo (fator 6 a 10), médio (15 a 25), alto (30 a 50) e muito alto (50+). Mas o que realmente significam estes números de FPS do protetor solar?

Vamos considerar um exemplo:
Digamos que Laura é uma pessoa de pele clara que normalmente não consegue ficar ao sol por 10 minutos sem se queimar. Se a Laura aplicar um FPS 10, o tempo ao sol é multiplicado pelo fator de proteção solar de 10, o que significa que a Laura poder ficar ao sol por 10 x 10 = 100 minutos antes de queimar a sua pele. Contudo, tenha em mente que a Laura precisaria de aplicar uma camada generosa e uniforme para ficar protegida durante todo este tempo. Como regra geral, provavelmente precisa de mais creme do que imagina. Uma quantidade do tamanho de uma bola de golfe para todo o corpo é uma indicação aproximada.

Proteção UVA: o sistema PPD

A proteção UVA possui um sistema próprio, denominado PPD (escurecimento persistente do pigmento). Tal como acontece com o FPS, um PPD mais alto significa uma proteção mais forte e mais longa contra os efeitos nocivos dos raios UVA. O sistema funciona da mesma maneira que o sistema FPS, então um PPD de 10 significa que levará cerca de 10 vezes mais para a pele ficar vermelha em comparação com a pele desprotegida. Novamente, pense “mais é mais” quando se trata de aplicação de protetor solar.

FOTÓTIPOS DIFERENTES REAGEM
MAIS OU MENOS RAPIDAMENTE AO SOL

Enquanto algumas peles se bronzeiam facilmente, outras são mais frágeis e precisam de um fator de proteção alto. Com um fator de proteção alto, a sua pele fica mais protegida. Contudo, o produto deve ser reaplicado a cada 2 horas, ou após nadar ou transpirar muito.

Qual é o meu fotótipo?

O seu fotótipo é uma classificação que reflete como a sua pele reage ao sol. Existem seis tipos:

  • Fototipo I: pele clara (ruiva), com facilidade a queimar, nunca bronzeia, com muitas sardas.
  • Fototipo II: pele clara, queima facilmente, mas às vezes bronzeia ligeiramente, muitas sardas.
  • Fotótipo III: pele clara a escura, às vezes queima, bronzeia sempre (bronzeado médio), algumas sardas.
  • Fototipo IV: pele escura, nunca queima, bronzeia sempre (bronzeado), sem sardas.
  • Fototipo V: pele morena, nunca queima, bronzeia sempre (bronzeado muito escuro), sem sardas.
  • Fototipo VI: pele negra, nunca queima, sem sardas.

 

QUE PROTETOR SOLAR
DEVO USAR?

Qual é a melhor proteção UVA, UVB e UVA longa para peles sensíveis?

Para se manter seguro ao sol, precisa de uma proteção solar que combine UVA, UVB e UVA longa. Certifique-se de que seu produto menciona especificamente os UVA longos, pois nem todas as fórmulas protegem contra esse subtipo de radiação UV. Se tem pele clara com cabelos e olhos claros, precisará de proteção alta ou muito alta (FPS 30 - 50+), se tiver a pele mais escura pode usar um fator de proteção menor. Se tem pele sensível, precisa de usar uma marca com fórmulas desenvolvidas especificamente para peles sensíveis.

Há quase 30 anos que o Laboratório Dermatológico La Roche-Posay desenvolve uma gama de filtros solares dedicados a proteger todos os tipos de pele sensível, tanto para adultos como para crianças. Com a sua proteção solar eficaz contra os raios UVA, UVB e UVA longos, a gama ANTHELIOS oferece uma proteção duas vezes mais poderosa que a recomendação europeia, mantendo uma excelente tolerância mesmo em peles sensíveis.

A GAMA COMPLETA DE REFERÊNCIA DERMATOLÓGICA
EM PROTEÇÃO SOLAR

Recomendado por dermatologistas: A sua pele está em mãos seguras. 

Disponível em líquidos, óleos, leites, géis ou sprays, a gama ANTHELIOS da marca parceira do dermatologista La Roche-Posay oferece uma ampla escolha de texturas que combinam conforto e proteção, sem comprometer a tolerância para uso frequente. Anthelios respeita as necessidades e requisitos específicos de cada tipo de pele e os seus produtos estão disponíveis em diversos formatos e com diferentes níveis de proteção (proteção FPS 30 elevada ou FPS 50+ muito elevada). A combinação de alta proteção UVA e UVB protege-o contra os efeitos nocisos do sol, como queimaduras solares, mas também consequências a longo prazo, como o fotoenvelhecimento.

TEMOS UMA GAMA
PARA SI

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas 
Se detetarmos um único caso, regressamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é testada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou enfraquecida por tratamentos oncológicos.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSAGEM CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicólogos, os nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa ideal.
laroche posay safety commitment formula protection product head

CONSERVAÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos apenas os conservantes estritamente necessários associados às embalagens mais protetoras para garantir a tolerância intacta e a eficácia do produto ao longo do tempo.