3 questões ao Especialista

O tratamento deve ser adaptado aos diferentes tipos de caspa.

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

A caspa é uma massa de células mortas que cobre o couro cabeludo. Constitui um motivo frequente de consulta quando acompanhada de irritação do couro cabeludo e de prurido. O que fazer para livrar-se da caspa? O conselho do dermatologista.

Existem diferentes tipos de caspa?

No couro cabeludo seco, a caspa é formada por pequenas e brancas partículas que facilmente se soltam.

visíveis nos tecidos escuros. No couro cabeludo oleoso, as partículas têm maiores dimensões e tendem a fixar-se na raiz do cabelo. A caspa pode ser acompanhada de outro sintoma: PruridoDermite Seborreica do couro cabeludo traduz-se pelos efeitos da caspa no seu pior, causando vermelhidão e escamação na zona circundante da raíz capilar.

Que soluções recomenda?

Primeiro, explico a principal causa da caspa:

as partículas, Pityrosporum ovale, que existem de uma forma natural nos folículos capilares. Quando se multiplicam, causam inflamação e descamação. Eu recomendo que os meus pacientes usem de forma regular champo queratolítico e antifúngico (LHA™ queratolítico lipofílico, piroctona-olamina). para formas de caspa mais severas, eu prescrevo loções antifúngicas (cetoconazol, ciclopiroxolamine) e por vezes, tratamentos com corticóides para descongestionar a inflamação. Em todos os casos, os tratamentos devem ser adequados aos diferentes tipos de caspa.

Que cuidados aconselha aos seus pacientes?

Primeiro explico a importância da escolha de um champo efectivo no combate à caspa

que tenha uma boa cosmeticidade, de forma  a não desidratar o couro cabeludo, no entanto, deverá ser suave e eficaz. A seua fórmula deverá prevenir o aumento de dermite seborreica. Um champo anti-caspa deverá ser aplicado no cabelo pelo menos 5 minutos, para que os seus ingredientes activos actuarem de forma optimizada. Em todos os casos, o tratamento capilar é imprescindível para prevenir que a caspa reapareça.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles