Tem a pele sensível e reactiva? Saiba o que pode fazer para apaziguá-la

Tenha atenção a todos os sinais da sua pele, e redobre os seus cuidados para reduzir e prevenir o desconforto cutâneo.

Como se exprime, então, uma pele reativa?

Rubor, sensação de picada, ardor, prurido, manchas e descamação: eis alguns dos sinais que o maior órgão do seu corpo pode emitir. Além disso, também será mais suscetível às alterações climáticas ou à aplicação de determinados cosméticos.

Regra de ouro:

Para conferir um conforto extra à sua epiderme, respeite ao máximo a sua vulnerabilidade, utilizando produtos indicados para pele reactiva, que neutralizam as vermelhidões e hidratam a pele, como os da linha Rosaliac de La Roche Posay, de forma a evitar quaisquer alergias ou intolerâncias. Peça conselhos ao seu dermatologista para saber interpretar os rótulos dos produtos que utiliza e quais os mais adequados ao seu caso.

Causas:

Não existe apenas uma pele sensível, mas vários tipos de pele sensível. Diferentes fatores, isolados ou combinados, permitem explicar as razões desta sensibilidade. A sua origem pode ser:

  • Vascular: Associada à fragilidade da parede dos vasos sanguíneos, estando sujeita à preponderância de variados fatores externos, como o consumo de especiarias ou de álcool em excesso.
  • Ambiental: O vento, a seca, o ar frio ou a poluição atmosférica podem causar sensações de picada ou de queimadura na pele.
  • Contacto: Uma reação cutânea pode ser desencadeada pela aplicação na pele de um elemento que inclua na sua composição um ingrediente que não seja tolerado pela epiderme, como, por exemplo, a água calcária.
  • Atópica: Uma pele sujeita a um eczema deste tipo fica predisposta a uma hiper-reatividade.

Como pode reduzir a sensibilidade cutânea?

  • O cuidado com o rosto deve começar ao acordar, na forma como elimina as toxinas que se acumularam na sua pele durante a noite. Utilize uma água micelar suavizante adequada a pele sensível antes de aplicar a sua maquilhagem do dia, que deve, também ela, ser hipoalergénica e apaziguante. Utilize um cuidado uniformizador para todos os tipos de vermelhidão.
  • Proteja a sua pele obrigatória e diariamente com um protetor solar de FPS50 para peles intolerantes, que não inclua álcool na sua fórmula, como os da marca la Roche-Posay.
  • Desmaquilhar a pele com suavidade antes de se deitar é um passo do qual nunca pode abdicar. É um gesto simples, célere e indispensável no seu ritual de beleza que garantirá a adequada regeneração da sua epiderme durante a noite. Invista numa gama de produtos que preserve o equilíbrio fisiológico da sua pele e que seja destinada, exclusivamente, a peles sensíveis, como esta Geleia Micelar.
  • Não descure, também, a aplicação de água termal de La Roche Posay ao longo do dia, rica em selénio e em minerais, com propriedades apaziguantes e anti-oxidantes, pode ser um dos seus maiores aliados!

Produtos em destaque

Veja todos os produtos

Outros artigos sugeridos para si