Dermatite Atópica: 6 dicas para um banho tranquilo do seu bebé

Tome nota das 4 dicas La Roche Posay para um banho mais tranquilo.

Sobre a Dermatite Atópica nos bebés:

A dermatite atópica é um problema comum nos bebés a partir dos três e dos seis meses, acabando por desaparecer, nalguns casos, perto dos 18 meses de idade. No entanto, esta patologia pode persistir, até à fase da adolescência, ou mesmo prolongar-se até à idade adulta.

O que é:

Manchinhas na face e no pescoço, no couro cabeludo, na barriga, nas pernas, comichão, pele seca… estes são alguns dos sinais de que o seu bebé pode sofrer de pele atópica. No entanto, qualquer diagnóstico deve sempre passar por uma visita ao seu dermatologista.

Como ocorre?

No fundo a pele acaba por reagir a um processo inflamatório crónico de hipersensibilidade com comichão e descamação. Não se trata de uma doença contagiosa, mas sim de uma pele particularmente reativa e sensível a agentes ou situações a que está exposta, sendo o banho, naturalmente, um momento que acaba por deixar este tipo de pele mais delicada, sensibilizada se não se tiver os devidos cuidados. Tome nota dos cuidados que deve ter para minimizar os seus efeitos:


  • Escolha a temperatura certa e faça banhos curtos
A água do banho não deve ser muito quente, pelo contrário, deve ser morna, entre os 32ºC e os 33ºC, para não secar muito a pele. Utilize um termómetro e coloque algumas gotas de óleo na água para que suavize a pele e acalme a irritação, ao mesmo tempo que aumenta a flexibilidade cutânea. E outra dica importante é que o banho seja pouco prolongado. Apesar do seu bebé provavelmente até gostar de estar na água e querer aproveitar o momento para brincar, este deve ser um momento rápido.


  • Aprenda a escolher os aliados certos
As gamas mais comuns de limpeza de pele no banho têm um pH alto e ingredientes fortes que podem eliminar a preciosa barreira protetora (lipídica) da pele do bebé. Peça conselhos ao seu dermatologista sobre como ler os rótulos e a procurar fórmulas suaves, apaziguantes e hidratantes em formato sabonete, como o Lipikar Surgras Pain, ou gel sem sabão, perfume ou parabenos, como o Lipikar Gel Lavante. Outro truque que pode utilizar passa por colocar umas gotas de óleo lavante anti-irritações na água do banho, uma vez que estará a suavizar a pele e a aumentar a sua flexibilidade, ao mesmo tempo que reforça a sua barreira lipídica.
  • A escolha da banheira
Certifique-se de que se encontra bem limpa e que não é partilhada com mais nenhum membro da família. As banheiras acabam por acumular bactérias e vestígios de shampoos ou produtos de limpeza, muitas vezes agressivos. O ideal é ter uma pequena banheira, adequada à idade e necessidades do seu bebé.



  • Esqueça as esponjas
Embora práticas, as toalhitas e esponjas podem deixar a pele irritada e acumular bactérias. Evite, assim, a utilização destes objetos de limpeza e opte pelas pontas dos seus dedos, de forma delicada, com especial atenção para que as suas unhas estejam rentes, de forma a não arranhar a pele fragilizada.



  • Atenção à forma como seca a sua pele
Para secar o seu bebé, use uma toalha limpa, completamente seca e 100% algodão, de preferência a uma temperatura ambiente. Seque a pele suavemente, sem esfregar, e tenha uma atenção redobrada com as dobras da toalha para que não possam causar uma irritação cutânea adicional.



  • A hidratação deve entrar em campo mais do que uma vez por dia
É muito importante que logo após o banho recupere os níveis de hidratação da pele, utilizando produtos sem perfume e emolientes que compensam a falta de substâncias lipídicas. Procure restaurar a barreira cutânea com leite corporal para pele sensível com ingredientes como Manteiga de Carité relipidante ou Água Termal de La Roche-Posay, naturalmente apaziguante. Se necessário, ou períodos de crise, aplique estes cuidados várias vezes ao dia.

Produtos em destaque

Veja todos os produtos

Outros artigos sugeridos para si