Acne depois dos 30? Há solução!

Uma borbulha aqui, um ponto negro acolá e, quando damos por isso: eis que a acne está de volta! É verdade, infelizmente a acne não nos afeta apenas durante o período da adolescência, cada vez mais toca-nos à porta também na fase adulta. Mas nada tema!

A acne em adultos difere da acne na adolescência, pois embora as alterações hormonais tenham uma grande influência, há que ter em conta outros fatores igualmente importantes: alimentação, stress, tabagismo, exposição solar de forma errada, e todas as agressões externas a que a pele possa estar exposta.

Para conseguir contornar esta presença indesejada da acne, aqui tem uma listagem do que deve ou não fazer:

1. Alimentação

Sim: deve ter uma alimentação com um baixo índice glicémico e rica em fibras e antioxidantes (alimentos como fruta, legumes, vegetais e cereais).

Não:
reduza o consumo de açúcar e gordura - podem ser seus inimigos pelo facto do corpo reagir a estes excessos através de inflamações.

2. Limpeza do rosto

Sim: há, neste campo, 2 factores a ter em conta:

1) Escolha o produto de forma minuciosa: aposte numa opção que combine alguns ingredientes tais como o LHA, o ácido salicílico, ácido hialurónico, niacinamida, peróxido de benzoílo, retinol, a água termal e o zinco - uma vez que estes ajudam a tratar das lesões e a diminuir a oleosidade sem agredir a pele. Opte por produtos sem sulfatos e sem corantes.

2) Tenha especial atenção à completa remoção das impurezas e maquilhagem no final do dia. Pode optar pelo Effaclar Gel Mousse Purificante de La Roche- Posay que ajuda a eliminar as impurezas e o excesso de sebo deixando a pele limpa e fresca.

Não: deve evitar utilizar sabão como produto de lavagem do rosto, ter atenção aos produtos antissépticos ou esfoliantes - que podem secar demasiado a pele e potenciar a inflamação - e usar toalhas suaves de forma a não esfregar a pele.

3. Hidratação diária

Sim: opte por produtos enriquecidos com Ácido Salicílico, Zinco e ingredientes com ação anti-inflamatória, como é o caso de Effaclar Duo [+] de La Roche-Posay, cuidado anti-imperfeições, antimarcas e antirreparecimento, que ajuda a reduzir a aparência dos poros, combate a sua obstrução e elimina o excesso de sebo.

Não: diga “não” aos produtos com uma composição oleosa - procure sempre por produtos não comedogénicos, ou seja, que não obstruam os poros.

4. Maquilhagem

Sim: com algumas regras em mente, a maquilhagem é uma ótima aliada! Vejamos:

  • Lave as mãos antes de aplicar a maquilhagem e limpe os pincéis de maquilhagem com regularidade (não vai querer acrescentar mais bactérias).
Não: todos os excessos, tanto base, pós compactos e outros produtos que não deixem respirar a pele e obstruam os poros.

5. Proteção Solar

Sim: para não piorar o estado da sua pele, é crucial utilizar um protetor solar de amplo espectro diariamente, como é o caso de Anthelios Shaka Fluído SPF 50+ de La Roche- Posay, textura fluida de rápida absorção, não pegajosa e não colante. Poderá também optar por Anthelios Bruma Anti-brilho SPF 50 de La Roche-Posay, bruma fresca rapidamente absorvente com resultado final seco e invisível (pode ser aplicada após a maquilhagem).

Não: não caia na tentação de achar que o bronzeado é o melhor amigo das borbulhas. Apesar de a curto prazo um bronzeado poder tornar a pele mais uniforme, o efeito da secura cutânea causada pelo sol leva a pele a aumentar a sua produção de sebo.

Produtos em destaque

Veja todos os produtos

Outros artigos sugeridos para si