Acha que sabe tudo sobre pele intolerante?

A opinião do Dr. Fernando Guerra - Dermatologista

A pele intolerante é geralmente uma pele com vermelhidão, desconforto e reactiva a muitos estímulos.

A pele intolerante é de uma irritabilidade acentuada, vulnerável às agressões exteriores (sol, luz, poluição, aplicação de tópicos etc.) e caracteriza-se por um desconforto diário e uma irritabilidade muito acentuada. Existem determinadas características que permitem reconhecer uma pele intolerante: a sensação de xerose (secura), rubor, prurido (comichão), com uma hipersensibilidade que, quase sempre, é referida como “queimadura”.

Para evitar desencadear reacção neste tipo de pele é fundamental usar produtos adaptados que não colidam com a sua fragilidade, com fórmulas que não agridam a sua intolerância. Deve pois utilizar-se produtos sem perfume e sem conservantes. Até mesmo os cosméticos para pele sensível, numa pele intolerante, podem desencadear reacção. A própria água com ou sem temperatura, pode ser factor de agravamento.

Assim a limpeza da pele sensível deve ser feita com água micelar (água micelar é um tipo de solução em que as diferentes substâncias estão separadas por microgotículas chamadas "micelas", que não podem ser visualizadas a olho nu. Micelas são estruturas hidrolipídicas, o que significa que uma parte é formada de gordura e a outra, de água. Existem substâncias solúveis em água e outras em gordura. Como a água micelar contém os dois componentes, ela consegue remover qualquer resíduo sem agredir a barreira de proteção natural da pele).

Artigo escrito por Dr. Fernando Guerra, Dermatologista

Produtos em destaque

Veja todos os produtos

Outros artigos sugeridos para si