0
test Fb connect
|ARTSEG_OP_PARENTSCORNER_ECZEMA | |

Guia dos Pais

Atopia e Eczema


Atopic & Eczema

Eczema em crianças: cuidados a ensinar ao seu filho

A escola pode ser um desafio por si só, mas este caminho torna-se ainda mais difícil quando as crianças têm eczema.

Lidar com a pele atópica pode ser um verdadeiro problema, ainda para mais quando estamos a falar de crianças que, muitas vezes, não conseguem compreender bem o que se está a passar.

E se este é um desafio diário, tanto para os mais pequenos como para os pais, lidar com ele em época escolar pode ser ainda mais complicado.Tudo se torna um pouco diferente quando as crianças têm eczema e é neste momento que os pais têm a importante tarefa de esclarecer aos seus filhos todos os cuidados que os mais pequenos devem ter no dia a dia para evitar crises e saber como agir se surgirem.

Quais os cuidados que deve ensinar às crianças com eczema?

  • Explicar o que é que está a acontecer com a pele dos mais novos é o primeiro passo para que compreendam que precisam de ter alguns cuidados adicionais. Não é que sejam diferentes dos amigos, mas têm de ter mais atenção em alguns momentos como o recreio, onde estão mais expostos a agressões externas que podem desencadear reações em pele atópica. Para ajudar os pais nesta missão, a La Roche-Posay está a desenvolver um projeto com farmácias de Norte a Sul do País onde vão às escolas explicar tanto aos mais novos, mas também aos professores e auxiliares, o que é a atopia e quais os cuidados a ter.
  • Depois de entenderem o que se está a passar e os locais mais “perigosos”, explique-lhes que devem levar sempre com eles na mochila um cuidado SOS, como o Lipikar Stick AP+ que alivia imediatamente os primeiros sintomas de eczema, que podem surgir quando menos esperam. Se começarem a sentir a pele irritada, a notar que está a ficar mais vermelha ou inflamada, devem passar logo o stick para que se possam sentir melhor.
  • A temperatura das salas de aula pode oscilar com a mudança das estações e a realidade é que, em dias de maior calor — ou em alturas de inverno em que o aquecimento está muito elevado —, é normal que as crianças transpirem mais. O suor, em contacto com a roupa, pode causar uma reação na pele. A solução mais simples é apostar em tecidos com materiais que não causem irritação, como o algodão, e vestir os mais pequenos com várias camadas, ensinando-lhes que devem ir tirando alguma roupa se começarem a sentir muito calor.
  • Nos meses mais quentes é natural que eles passem mais tempo ao sol e em atividades extracurriculares como desportos ao ar livre, praia ou piscina. Ou seja, expostos a radiação solar, a sal e ao cloro, todos eles inimigos da pele atópica. Para as reações ao sal e cloro, mantenha sempre o stick apaziguante por perto, dentro da mochila, e para o sol é importante que eles percebam que não devem descurar o protetor solar. Explique-lhe que devem aplicar no rosto — o Anthelios Pocket com fator de proteção 50+ é uma excelente opção — e no corpo, onde podem utilizar um spray como o Anthelios dermo-pediatrics, multiposições, e a necessidade de reaplicação ao longo do dia.

Agora que os miúdos já sabem o que fazer para lidarem com o eczema, é deixá-los desfrutar ao máximo daquela que um dia vão recordar como sendo a melhor época das suas vidas.

  • Facebook
  • Pin

Produtos em destaque

Veja todos os produtos