Esclarecido pela ciência

A reacção em cadeia da queda de cabelo

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_article_default.jpg

Uma descoberta trouxe à luz do dia um fenómeno responsável pela reacção em cadeia da queda de cabelo: a micro-irritação. A micro-irritação é induzida pelo stress repetido que desencadeia a produção excessiva de radicais livres.

Uma micro-irritação imperceptível e indolor

4.2-Alteração do ciclo da queda de cabelo, à luz da ciência_illu-1

A queda de cabelo, em particular no homem, tem frequentemente uma origem genética. Trata-se, neste caso, de uma alopécia androgenética associada à sensibilidade particular dos folículos pilosos aos androgénios. Existem outros factores que podem favorecer a queda de cabelo: o uso de champôs muito agressivos ou uma alimentação carenciada. A mais recente descoberta científica: uma micro-irritação responsável pela aceleração da queda de cabelo no homem e na mulher. Sob a influência de stress repetido, surge uma micro-irritação mesmo por baixo da superfície do couro cabeludo. Imperceptível e indolor, esta micro-irritação acaba por desencadear uma reacção em cadeia que se propaga em cascata até ao bulbo. Em resposta, os tecidos contraem-se. O bulbo fica menos irrigado e menos nutrido. Consequência: o cabelo torna-se mais fino e acaba por cair.

Fadiga, poluição e sol, factores de stress

4.2-Hair loss chain reaction in the light of science_illu-2

O stress interno e o stress externo afectam directamente o couro cabeludo. O stress interno pode ser induzido pelo fadiga, excesso de trabalho, mudança de estação ou ainda pela falta de sono. Quanto ao stress externo, este resulta de cuidados capilares não adaptados, brushings sucessivos, poluição, radiações UV... O couro cabeludo regista os vários tipos de stress e transforma-os numa produção excessiva de radicais livres. Em resposta aos estímulos exercidos pela ameaça dos radicais livres, dá-se a produção de agentes químicos pró-inflamatórios que provocam um fenómeno imperceptível na superfície do couro cabeludo: a micro-irritação. Os ingredientes activos permitem reabsorver a micro-irritação na sua origem e prevenir a sua repercussão até ao bulbo.

RESUMIR COM FOTOGRAFIAS ...

4.2-AHair loss chain reaction in the light of science_illu-3

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles