3 questões ao Especialista

Escolho produtos com eficácia comprovada na queda de cabelo.

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

A queda de cabelo: um fenómeno natural. Em média, perdemos 50 cabelos por dia, que felizmente são substituídos por novos. Em algumas circunstâncias, a queda de cabelo pode ser significativa (Outono, stress, fadiga, doenças…). Em caso de calvície, os cabelos nem sempre são substituídos.

É frequente consultar-se o dermatologia devido a queda de cabelo?

Todos os dias vemos pacientes com queda de cabelo.

Trata-se muitas vezes do aumento de uma queda fisiológica que afecta, sobretudo, as mulheres, durante o Outono ou a Primavera, altura em que o número de consultas aumenta. Também  pode tratar-se de uma calvície real instalada, muitas vezes mal cuidada pelos homens mais jovens. A queda de cabelo é sempre um fenómeno de angústia para os pacientes.

Como trata a queda de cabelo, para além da calvície?

Primeiro, faço uma análise ao sangue (taxa de ferro, hormonas da tiróide).

Depois, explico o mecanismo da queda de cabelo. É importante para diminuir a ansiedade.  Prescrevo preferencialmente suplementos alimentares (aminoácidos sulfurados: taurina, cistina) que permitem encurtar o período de queda. As loções antiqueda podem ser eficazes. Escolho produtos com eficácia comprovada.

Como tratar uma calvície incipiente?

Faço sempre uma análise hormonal.

Em caso de anomalia, existem vários tratamentos hormonais. Para o homem: existem tratamentos que podem bloquear a perda de cabelo. Recomendo loções à base de minoxidil (a 5%); finasterida, um tratamento oral muito eficaz. Estes tratamentos devem efectuar-se a longo prazo. Se forem interrompidos, a calvície volta a expandir. Alguns destes tratamentos não são comparticipados.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles