3 questões ao Especialista

O tratamento do herpes deve iniciar-se com o aparecimento dos primeiros sintomas

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

Motivado pelo Sol, o herpes manifesta-se, com maior frequência, à volta da boca e do nariz. Deve tratar-se logo quando surgem os primeiros sintomas, adoptando alguns gestos simples. .

O que caracteriza o herpes solar?

O herpes pode surgir em diversas circunstâncias:

febre, fadiga, menstruação, stress. O Sol é um factor determinante. Logo após os primeiros jogos de desportos de Inverno ou no início do Verão, é frequente os meus pacientes apresentarem herpes, à volta da boca e do nariz. Esta situação estraga-lhes a semana de férias, tanto pelo aspecto visual como pela sensação de queimadura que experienciam.

Como tratar o herpes?

Existem tratamentos medicamentosos que podem bloquear a multiplicação do vírus.

O tratamento do herpes deve iniciar-se logo quando surgem os primeiros sintomas. Os nossos pacientes conhecem bem a pequena sensação de queimadura que anuncia a erupção. Deve evitar-se: coçar as crostas, devido ao risco de infecção microbiana (impetigo) e à disseminação do vírus; o contacto directo (beijo) e todos os produtos de aplicação localizada potencialmente irritantes, que agravam as lesões.

Na sua opinião, é possível evitar-se o aparecimento do herpes solar?

O factor desencadeador está bem identificado:

trata-se da multiplicação de um vírus já presente no organismo, sob a acção dos ultravioletas do Sol. Por essa razão, a fotoprotecção é indispensável, pois pode evitar o seu aparecimento. Prescrevo sticks de protecção elevada para os lábios , para aplicar a cada 2 horas. Para o rosto, recomendo produtos solares de alta protecção, com um espectro alargado a UVB e UVA.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles