Centre-se em ...

Rugas: Provocadas pelo envelhecimento cutâneo, cuidadas com ingredientes activos específicos.

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_focuson_default.jpg

Uma das maiores preocupações da mulher, as rugas são os primeiros sinais do envelhecimento cutâneo.
Perceber os diferentes processos que desencadeiam o seu aparecimento, facilita o desenvolvimento de cuidados anti-rugas e anti-envelhecimento.

Sintomas

Rugas: uma indicação biológica de que estamos a envelhecer.

1.6 focus on wrinkles_illu 1

Com o envelhecimento, a pele perde a sua hidratação natural e a sua substância fundamental danifica-se.  
Devido à falta de hidratação e nutrientes, a produção de colagénio diminui. O tecido cutâneo enfraquece, perdendo firmeza.
A coesão entre a derme e epiderme enfraquece. Surgem os primeiros sulcos na pele: as Rugas.
As rugas são um dos primeiros sinais visíveis do envelhecimento cutâneo, e surgem, principalmente, no rosto. Existem duas categorias distintas:

  • Rídulas de expressão localizadas na testa, sobrancelhas, nasogenianas, e cantos da boca.

  • Perda de firmeza da pele. Estas, são responsáveis pela alteração da estrutura do rosto, fazendo com que apareçam papos, duplo queixo...

Causas

Os mecanismos que provocam o aparecimento das rugas.

3 Mecanismos:

  • A acção dos músculos: a pele encontra-se constantemente a ser movimentada pelos músculos intradérmicos. Essas micro-contrações promovem o aparecimento de rídulas na pele, que se vão tornando definitivas.
  • Alteração da constituição dérmica: o envelhecimento natural e artificial (fotoenvelhecimento) originam um aumento da flacidez da ligação dermoepidérmica.
  • Alteração do relevo dérmico:  com o envelhecimento, as fibras que mantêm a pele lisa perdem a sua força e afundam-se, lentamente. Este fenómeno verifica-se essencialmente depois dos 60.

Cuidados

Ingredientes activos específicos para o cuidados das rugas.

Enquanto que as rugas não conseguem ser cuidadas para desaparecer completamente, os ingredientes activos podem ser usados de forma a a prevenir alguns mecanismos e a retardar outros. Os pricipais ingredientes activos no combate ao envelhecimento são os antioxidante, substâncias pro-colagénio  (vitamina C, etc.), agentes hidratantes (ácido hialurónico, etc..) e agentes despigmentantes.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles