3 questões ao Especialista

"Eu recomendo reparadores cutâneos para a pele do bebé"

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

A assadura da fralda, designa a área inflamada do rabinho do bebé, normalmente coberta pelas fraldas, que contêm urina e fezes: Estas, quando em contacto com a pele, criam as condições perfeitas para o aparecimento de maceração propícia ao desenvolvimento de irritações. É muito comum em bebés; a maioria sofre deste tipo de assadura no entanto, existem diversos níveis de assadura. Em geral, mesmo os casos mais preocupantes são menos sérios do que eram há 20 ou 30 anos atrás, a assadura no rabinho do bebé é, ainda uma preocupação frequente das mães dos bebés que eu vejo.
Nos casos de assadura provocada pela fralda, eu recomendo um creme que contenha moléculas anti-inflamatórias, agentes anti-bacterianos, e ,de preferência, que contenha agentes com função reparadora da pele. A textura é muito importante. Precisa de ser suficientemente rica para proteger a pele e, ao mesmo tempo, suficientemente fácil de espalhar para evitar fricção na pele do bebé.

Quais as causas da assadura da fralda?

Essencialmente a urina e fezes: humidade, maceração, e o contacto com enzimas digestivas (presentes nas fezes do bebé), ou amoníaco (presente na urina), são os factores que causam a inflamação e irritação do rabinho do bebé. Este ambiente húmido, é ideal para o desenvolvimento de bactérias , e assim aparecerem algumas complicações na pele do bebé.
Fricção e compressão também têm impacto: fraldas demasiado apertadas ou de tamanhos incorrectos, podem originar fricção em certas zonas que favoreçamm o aparecimento da assadura da fralda.
Algumas substâncias quimicas presentes em alguns detergentes ou produtos de limpeza podem também causar irritações e alergias. O mesmo se aplica a cremes e loções.
Por último, o uso de alguns antibióticos, podem, por vezes, causar distúrbios no equilíbrio normal nas bactérias que ajudam a controlar a proliferação de certos organismos causadores de irritações.

Quais os riscos da assadura da fralda?

O principal risco é a infecção, que pode ser mais ou menos extensiva bem como mais ou menos séria. Quando a assadura infecta, a vermelhidão e acompanhada por borbulhas pequenas, sendo que, por vezes contêm pus. A visita ao pediatra torna-se urgente!

Quais os passos, para os pais, para uma prevenção correcta?

Boa higiene, uma aplicação delicada dos produtos na pele do bebé, preferencialmente produtos sem alcoól e sem parabenos. Mudar a fralda frequentemente, reduz a maceração bem como o tempo de contacto entre a pele e a urina e fezes do bebé. 
E mesmo quando o bebé não sofre de assadura da fralda, a aplicação de um creme barreira, enriquecido com agentes anti-inflamatórios e anti-bacterianos é um excelente gesto de protecção.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles