Centre-se em ...

Os olhos e o contorno dos olhos: uma zona muito sensível

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_focuson_default.jpg

Muito fina, pouco protegida e naturalmente sujeita a numerosas agressões, a pele do contorno dos olhos é uma das zonas mais sensíveis do rosto. Para a proteger, a suavidade é primordial.

Sintomas

O líquido lacrimal do olho: uma protecção natural

5.3 Focus on the eye contour_illu 1

A superfície do olho dispõe de um verdadeiro escudo natural contra as diferentes agressões externas (matérias irritantes, poeiras...): o líquido lacrimal. Composto por sais orgânicos, glucose e oxigénio, este líquido "nutre" a camada superficial da córnea. Quando alterada, a película lacrimal deixa de assumir o seu papel de barreira protectora, dando origem a sensações de desconforto: lacrimejar, vermelhidões, ressequimento ou picada.

Causas

O contorno dos olhos, uma zona reactiva

A pele do contorno do olhos é 4 vezes mais fina do que a do resto do corpo. Para além disso, as glândulas sebáceas apenas estão presentes em quantidade reduzida: a película hidrolipídica está menos preparada para desempenhar o seu papel protector tradicional, face às agressões. Com 10 000 piscar de olhos diários, o contorno dos olhos é o primeiro a sofrer de fadiga e a ser afectado por sinais de idade: olheiras, papos e pequenas rugas. Muitas especificidades contribuem para a sensibilidade do contorno dos olhos, em particular a desmaquilhagem muito irritante ou a utilização de produtos cosméticos não adaptados, como os que contêm activos alergénios ou perfume. Destas microagressões diárias, nascem, por vezes, reacções alérgicas: pequenas vermelhidões, ressequimento cutâneo, prurido, inchaço...

Cuidados

Adaptar os cuidados para reduzir o risco de irritações

No dia-a-dia, de manhã e à noite,  é necessário usar-se cuidados específicos para os olhos sensíveis, As texturas mais oleosas podem fazer inchar as pálpebras, é mais indicado privilegiar-se os fluidos mais frescos e preferir os desmaquilhantes em gel ou loção; menos agressivos, estes não conferem um efeito oleoso. Devem retirar-se as lentes de contacto durante a desmaquilhagem para não irritar o contorno dos olhos. No que diz respeito à maquilhagem, os gestos essenciais incluem escolher máscaras, lápis, sombras e eyeliners especialmente formulados para olhos sensíveis, pois asseguram uma elevada tolerância, durante e após a aplicação. A ausência de componentes e pigmentos potencialmente alergizantes minimiza qualquer reacção e assegura o conforto dermatológico e oftalmológico.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles