Centre-se em ...

Os lábios, uma pele frágil em busca de nutrição

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_focuson_default.jpg

Frágeis e preciosos para a beleza feminina, os lábios devem ser alvo de inúmeros cuidados, pois estão regularmente sujeitos ao ressequimento. A escolha cuidadosa dos produtos é fundamental, correndo o risco de ficarem rapidamente marcados. Objectivo: nutrição e suavidade.

Sintomas

Particularidades dos lábios danificados

5.4 Focus on lips_illu

O ressequimento da pele dos lábios caracteriza-se por três sintomas: sensação de picada, gretas e lábios mais finos. Fisiologicamente, esta fragilidade traduz-se numa carência de ceramidas que enfraquece a barreira cutânea. Podem surgir pequenas descamações, tornando os lábios sensíveis e desconfortáveis e, por vezes, gretados. Maltratadas, estas lesões podem dar origem a fendas, dolorosas e de cicatrização difícil.

Causas

Uma pele que sofre constantes agressões

No dia-a-dia, as agressões exteriores (frio, vento, Sol…) tornam os lábios vulneráveis. Um fenómeno igualmente possível, após determinados tratamentos medicamentosos intensivos. Os lábios estão desprovidos de filme hidrolipídico e por esse motivo, pior protegidos: não possuem camada córnea, glândulas sebáceas, nem produção de melanina, a protecção natural da pele.

Cuidados

Reconstituir a barreira cutânea

É necessário proporcionar aos lábios suavidade e protecção. Mais do que eliminar as células mortas ou de humedecer os lábios com saliva, é necessário hidratá-los com um stick adaptado. A barreira cutânea ficará reforçada. Deve ter-se um cuidado muito particular com o lábio inferior, morfologicamente mais exposto aos UV. Quanto ao baton e ao gloss, deverá optar-se por fórmulas sem conservantes, nem determinados pigmentos potencialmente alergizantes.

Não hesite em consultar um dermatologista para mais informações.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles