3 questões ao Especialista

Informar os pacientes que risco comportam determinados medicamentos, muito fotossensibilizantes

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

A fotossensibilização resulta do encontro dos raios ultravioletas com uma substância sensível, presente ao nível da pele. Pode tratar-se de um produto de aplicação localizada (perfume, medicamento) ou uma molécula depositada na pele, através da circulação sanguínea (medicamento fotossensibilizante). Como tratar ou evitar a fotossensibilização? O conselho do dermatologista.

Quais os sintomas de uma fotossensibilização?

Os pacientes podem apresentar uma reacção muito evidente, limitada às zonas da pele expostas ao Sol.

A pele fica vermelha, como que com um escaldão. Esta reacção pode dar-se pouco depois da aplicação de um produto ou da ingestão de um medicamento. Também pode tratar-se de uma reacção semelhante à do eczema, que ultrapassa as zonas expostas. Esta fotoalergia surge, muitas vezes, 48 horas após a exposição.

O que fazer nesse caso?

O exame da pele cria, rapidamente, a suspeita de fotossensibilização.

Questiono os meus pacientes sobre a eventual toma de medicamentos, a aplicação de cremes cosméticos ou medicamentosos. Existem inúmeros medicamentos fotossensibilizantes  (certos antibióticos, antidepressivos, anti-inflamatórios, etc.). Quando se suspeita de um medicamento, por vezes marco uma consulta especializada, para efectuar testes com ultravioletas. Impõem-se suavizar e suspender o tratamento, quando possível, e interromper a exposição solar.

O que aconselha para a prevenção das fotossensibilizações?

É necessário que os pacientes saibam que risco comportam determinados medicamentos, muito fotossensibilizantes.

Não deve hesitar-se em colocar esta questão ao médico. Determinados medicamentos, para o coração, por exemplo, não podem ser interrompidos. Aconselho evitar-se o Sol e a proteger-se bem quando se está ao ar livre (roupa, chapéu, produto de protecção muito elevada). De qualquer forma deverão evitar a aplicação de perfumes directamente na pele, quando exposta ao sol.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles