3 questões ao Especialista

Perante um couro cabeludo com prurido deve começar-se por tratar a causa.

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

É frequente existir prurido no couro cabeludo, podendo estar associado a uma doença e fazer-se acompanhar de caspa. Também pode ser consequência de uma irritação externa. Como tratá-lo? A resposta de um dermatologista.

O que faz quando confrontado com um paciente que se queixa de prurido no couro cabeludo?

Primeiro, examino-o para verificar se não existe um eczema seborreico ou psoríase.

Estas duas doenças são frequentes. Observa-se vermelhidão significativa e a descamação do couro cabeludo. Pode observar-se com mais frequência, uma caspa fina e aderente e um couro cabeludo um pouco vermelho. Estes factores traduzem uma irritação devida a produtos externos. Também não podemos esquecermo-nos dos piolhos! Estou constantemente a encontrar lêndeas.

Quando não existe uma patologia visível, como explicar o prurido?

O prurido pode acompanhar uma pele globalmente sensível.

Questiono os meus pacientes sobre a frequência das lavagens e o tipo de champô que utilizam. As lavagens muito frequentes, com champôs não adaptados, podem desencadear uma irritação crónica, fonte de prurido. Pode instalar-se um ciclo vicioso: ao coçar, aumenta-se a inflamação. A secagem com uma temperatura excessivamente alta também pode agredir o couro cabeludo. Não deve subestimar-se o stress, pois este agrava significativamente a vontade de coçar.

O que propõe neste caso?

Começo por tratar a causa.

Existem tratamentos eficazes nas patologias já mencionadas. Se se tratar de uma irritação externa, explico ao paciente a importância de usar champôs suaves; de enxaguar bem e de não usar diariamente champôs queratolíticos. Existem produtos cosméticos pós-champô para apaziguar o couro cabeludo muito sensível. O brushing deve ser muito suave. Agir contra o stress é mais difícil, mas a tomada de consciência pode, por si, ser benéfica.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles