Esclarecido pela ciência

Fisiologia do couro cabeludo e do cabelo

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_article_default.jpg

Com uma superfície de cerca de 600 cm2, o couro cabeludo constitui uma barreira física protectora onde estão implantados os cabelos. Muito resistentes, estes são formados por queratina. Um adulto possui entre 100 000 e 150 000 cabelos.

O couro cabeludo, barreira e isolante térmico

4.1 Hair and scalp in the light of science_illu 1

O conjunto dos tecidos moles que cobrem o crânio constituem o couro cabeludo. Trata-se  de um revestimento contínuo, suave e resistente. Está dividido em várias camadas. A mais superficial inclui os bolbos pilosos, que contêm pêlos e cabelos. O couro cabeludo tem o mesmo tipo de estrutura da pele e desempenha vários papéis: barreira física, protecção imunológica, isolante térmico... A renovação celular do couro cabeludo ocorre em 14 dias, mas pode ser acelerada em caso de inflamação. Comparativamente, a renovação das células da pele é mais lenta: 21 dias. As células mortas do couro cabeludo são eliminadas sob a forma de escamas minúsculas e invisíveis. No entanto, em caso de inflamação e hiperdescamação, as células mortas acumulam-se e tornam-se visíveis. É a caspa.

O cabelo, extremamente sólido

4.1 Hair and scalp in the light of science_illu 2

O cabelo tem como função principal proteger a cabeça. É composto por uma parte livre, o estame, e uma raíz. O estame emerge da superfície do couro cabeludo, enquanto a raíz está implantada no folículo piloso. O folículo piloso é a unidade de produção do cabelo. Todos os dias, todos os nossos folículos pilosos produzem um milhão de novos queratinócitos. Estas células sintetizam a queratina, uma proteína fibrosa que compõe o cabelo e o torna extremamente sólido. O folículo comporta, na sua extremidade inferior, um bolbo com a papila dérmica na sua base. Aí, afluem pequenos vasos sanguíneos encarregues de transportar os nutrientes e oxigénio necessários ao crescimento do cabelo. Acima do bolbo, encontra-se a glândula sebácea, origem da produção de sebo. Deste modo, o cabelo é permanentemente lubrificado. O estame é formado por três partes diferentes: a medula, envolta pelo córtex e a cutícula (que envolve o córtex). A cor varia de indivíduo para indivíduo. Um adulto possui em média entre 100 000 e 150 000 cabelos.

RESUMO EM IMAGENS…

4.1 Cabelo e couro cabeludo à luz da ciência_illu 3

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles