#FreeFromSpots

A nossa dermatologista juntou-se com 15 influencers para desvendarem os mitos sobre a acne

Dicas de especialistas

Soluções e tratamentos para a acne

v_article-solution_treatment.jpg

No que diz respeito à pele propensa a acne, existe apenas uma questão - como nos podemos livrar das manchas e de forma rápida? A nossa dermatologista, Dra. Alexandra Osório, partilha os seus conhecimentos de especialista sobre como travar o aparecimento das manchas e limpar a tez.

A cura milagrosa da acne?  Não pare o seu tratamento.

Quais são as soluções mais rápidas para tratar a acne?

Muitos pacientes aparecem na clínica à procura de uma cura para a acne de um dia para outro e compreendo totalmente porque é que pretendem agir rapidamente. Realisticamente, demora semanas, em vez de horas, para ver resultados, sendo a consistência fundamental para se ter uma pele limpa.  Mas apenas 30-50% dos pacientes continuam a seguir o seu regime de tratamento: começam com a melhor das intenções mas ficam desmotivados por não verem resultados de um dia para o outro. E é aqui que a acne ganha vantagem.

Quais são as armas preferidas dos dermatologistas contra as manchas?

Os médicos dispõem de um arsenal de tratamentos, dermocosmética ou medicação prescrita que precisa de ser adaptado à gravidade da acne.

Para uma acne ligeira (alguns pontos negros e pequenas manchas afetaque afetem menos de 50% do rosto)

recomendo a aplicação de um dermocosmético e/ou um produto à base de peróxido de benzoílo ou um produto com retinóides, como o adapaleno, para ajudar a desobstruir os poros.

Para uma acne moderada a grave (comedões, manchas ou por vezes nódulos que afetem mais de metade do rosto)

Combino os mesmos tratamentos tópicos com um antibiótico oral, como a doxiciclina, para matar as bactérias responsáveis pelas manchas.

Para acne muito grave (todo o rosto afetado, com existência de quistos/nódulos)

Prescrevo um tratamento muito potente chamado isotretinoína.  Atua sobre o excesso de produção de óleo na origem do problema. Mas esta medicação é forte e pode provocar efeitos secundários graves. Necessita de ser prescrita com bastante cuidado.

A paciência é uma virtude. Mas existe algo que possamos fazer para melhorar os resultados?

Aconselho sempre aos meus pacientes que combinem os tratamentos prescritos com escolhas dermocosméticas inteligentes. Opte por produtos de limpeza sem sabão e com um pH equilibrado e hidratantes não oleosos. No que diz respeito a maquilhagem, procure fórmulas "não comedogénicas" que não obstruam os poros. Que não reste qualquer dúvida - os tratamentos prescritos podem ser melhorados com soluções dermocosméticas altamente avançadas.

  • Facebook
  • Pin